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Em : E-Commerce Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 23 ago 2018
10 dicas para garantir os melhores resultados na Black Friday

Aumentar as vendas é o objetivo de toda empresa. Por sorte, a moda da Black Friday chegou com tudo no Brasil, e muitos consumidores se planejam durante o ano para comprar aqueles produtos que tanto desejam com preços mais em conta.

Para as empresas, essa data também é uma oportunidade imensa: trata-se de uma verdadeira chance de tirar do estoque aqueles produtos entulhados, aumentar as vendas e conquistar clientes diferentes que ainda não conheciam o seu negócio. No entanto, para que tudo isso seja alcançado, é preciso ter atenção e cuidar bastante da sua campanha de descontos.

Neste post, preparamos algumas dicas para a Black Friday que vão ajudar você a aumentar suas vendas, conquistar novos clientes e até a criar uma base de pessoas apaixonadas pela sua loja.

Continue a leitura e confira 10 práticas indispensáveis para ter sucesso na Black Friday!

1. Garanta um site otimizado para a experiência do usuário

O primeiro passo para ter muitas vendas na Black Friday, se você possui uma loja online, é cuidar da otimização e experiência do usuário dentro do seu site.

Garanta que as páginas sejam intuitivas e fáceis, para que o usuário consiga começar uma compra e finalizá-la sem dor de cabeça. Tenha clareza no carrinho, opções de pagamento, valor do frete, data prevista de entrega, etc.

2. Planeje sua campanha com antecedência

Planejar a campanha com antecedência também é importante. É preciso que você tenha um estoque preparado para o dia da Black Friday, além de comunicar muito bem nas suas redes e canais de divulgação sobre as promoções que serão feitas.

Dessa forma, você garantirá que cada vez mais pessoas cheguem à sua loja e encontrem os produtos de interesse.

3. Cuide do seu estoque

Como dito anteriormente, o planejamento também inclui o cuidado com o estoque. Garanta que você está equipado para vender bastante durante o dia.

Analise os dados das Black Fridays dos outros anos: como foram as suas vendas? Quais produtos venderam mais? Confira também, durante esse ano, quais foram os produtos mais procurados e mais vendidos na sua loja — e invista no que os seus clientes têm pedido.

Se você tiver um bom CRM, é interessante lançar uma pesquisa perguntando o que eles gostariam de comprar com desconto na Black Friday (além de saber que tipo de produto turbinar no seu estoque, você estará na mente do consumidor como uma opção de compra, uma vez que você se preocupa em saber o que ele quer comprar).

4. Aposte em promoções reais

Esse é um ponto fundamental. Muitas empresas tendem a aumentar os preços um mês antes da Black Friday para dar a sensação de que os descontos estão maiores.

O consumidor já percebeu esse tipo de comportamento e começou a analisar os produtos de interesse com muita antecedência. Por isso, é preciso que você seja transparente na hora de realizar as promoções e realmente leve benefícios reais aos seus clientes.

5. Treine a sua equipe de vendas

No caso das lojas físicas, é preciso ter uma equipe de vendas bem preparada para a Black Friday. Esse dia significa um alto volume de pessoas circulando dentro das lojas, e elas precisam receber o atendimento adequado para converterem em vendas.

Prepare sua equipe para lidar com as objeções de compra mais comuns e conseguir atender o maior número possível de pessoas.

6. Cuidado com os prazos de entrega

Ainda sobre lojas virtuais, é preciso se atentar aos prazos de entrega. É comum que as compras na Black Friday sejam, também, presentes de natal e amigo-oculto entre amigos e familiares.

Por isso, é preciso que você ofereça um prazo de entrega que faça sentido — e tome cuidado para não atrasar. No caso de atrasos por algum tipo de imprevisto, trabalhe uma comunicação transparente junto ao cliente.

7. Capriche na vitrine

A vitrine é o primeiro contato que o seu possível cliente possui com a sua loja. Por isso, você precisa aproveitar esse contato para chamar a atenção dessas pessoas e levá-las para dentro. Por isso, capriche na vitrine, exponha os produtos mais interessantes, destaque os descontos e apresente as vantagens de comprar com você, e não com a concorrência.

No caso das lojas virtuais, a vitrine também precisa ser trabalhada: seja em posts em redes sociais divulgando as promoções, seja em banners rotativos dentro do site, onde o visitante pode ver o que está em promoção.

8. Ofereça descontos em compras em conjunto

É interessante, para estimular o aumento do consumo, que você ofereça descontos em compras em conjunto ou de muitos itens. Esse tipo de medida fará com que as compras tenham um ticket médio ainda maior, aumentando sua lucratividade.

9. Faça promoções personalizadas

Promoções personalizadas para atuais clientes é bem interessante. Se você já possui um bom CRM com informações sobre os clientes da sua empresa, você pode criar promoções e descontos diferentes para as pessoas com base nos interesses que elas demonstraram, como produtos que já compraram, data de aniversário e muito mais.

10. Analise os resultados

Para ter uma boa Black Friday e vender mais a cada ano é preciso analisar como foram os resultados no ano anterior. Essa análise lhe ajudará a entender o que deu certo e o que deu errado, permitindo que você otimize suas ações para conquistar cada vez mais clientes a cada ano.

A Black Friday é uma oportunidade imensa para as empresas que querem aumentar as vendas e, também, o número de clientes. É preciso que você saiba aproveitar as informações coletadas e fazer um trabalho diferenciado para se destacar neste ano e ter sucesso também nos próximos!

Garanta a transparência, a comunicação, personalização e um bom estoque para atender os clientes. Conte também com uma equipe de atendimento preparada para tirar as dúvidas: é comum que, com o aumento das vendas nesse dia, muitas novas dúvidas surjam, e você precisa estar preparado para responder cada uma delas!

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