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Em : News Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 03 ago 2017
15 curiosidades sobre marketing digital que você precisa saber

A internet se tornou muito popular nos últimos anos, fazendo parte ativa do dia a dia das pessoas. Por esse motivo, não há como pensar em uma estratégia de comunicação e marketing de uma empresa que não contemple investimentos em marketing digital.

Por ser um mercado que se mantém aquecido mesmo com a crise econômica, o marketing digital atrai a atenção de profissionais de diversas áreas, que buscam entender o meio online para potencializar seus resultados.

Seguindo esta linha, separamos abaixo 15 curiosidades sobre marketing digital para complementar seus conhecimentos sobre o assunto. Confira!

1. Publicidade mobile

O mundo está cada vez mais mobile. De acordo com pesquisa feita pela Duke University com 288 diretores de marketing, as empresas vão destinar cerca de 12% dos seus orçamentos para trabalhos na internet até o ano de 2018.

E esse mesmo estudo mostrou que a publicidade mobile corresponde, hoje, a 3,2% do investimento em marketing atualmente, mas deve alcançar cerca de 9% nos próximos anos.

2. Recompensas pelo uso de um app

Muitas empresas, depois do lançamento de um aplicativo, destinam todos os seus esforços para gerar novos downloads, mas esquecem que não adianta nada a pessoa baixar o app e não usar.

A startup Ibotta, no entanto, reverteu este cenário, dando pequenas recompensas em dinheiro para quem utilizasse o app.

3. Efeito do e-mail marketing

e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital que mais sofre preconceito pelos profissionais da área. Mas, pesar de ser uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais que existem, o e-mail marketing ainda é muito relevante para o sucesso de sua estratégia.

Isso porque 74% dos consumidores escolheram o e-mail como o principal canal para serem informados sobre promoções e outras comunicações feitas pelas empresas.

Além disso, o e-mail marketing é uma estratégia 40 vezes mais eficiente do que o Facebook e Twitter para gerar novos clientes para uma empresa, segundo dados da Campaign Monitor.

Por isso, esta é uma ferramenta promocional capaz de gerar um retorno sobre o investimento de 4000%, segundo a Direct Marketing Association.

4. Mensagens mais pessoais

Falando ainda sobre e-mail marketing, ninguém gosta de receber um e-mail em que fica claro que o disparo da mensagem foi massivo. Uma pesquisa divulgada pela Marketing Magazine mostra que 70% dos consumidores entre 18 e 24 anos podem deixar de comprar os produtos de uma marca se ela não personalizar sua comunicação.

Um pequeno detalhe, no entanto, pode fazer uma grande diferença. A personalização do e-mail, com o nome de quem vai receber, por exemplo, pode aumentar a taxa de cliques em até 14%.

5. Os maiores do e-commerce

O e-commerce é um segmento que não para de crescer, com lojas virtuais de todos os tipos surgindo diariamente.

Apesar de muitas mudanças no mercado, os campeões de venda continuam sendo moda e acessórios, com 18% do total de vendas online no Brasil. E falando no mercado brasileiro, o e-commerce movimentou mais de 44 bilhões de reais só em 2016, uma alta de 7,4% em relação ao ano anterior.

Esse dado é ainda mais impressionante se levarmos em consideração a forte recessão econômica que o país enfrentou neste período, mostrando que o e-commerce é uma tendência que veio para ficar.

O número de consumidores ativos também cresceu 22% em relação a 2015, concentrando 21,5% de todas as vendas nos aparelhos móveis.

6. Campeão de buscas

Quando pensamos nas buscas realizadas pelos usuários na internet, imaginamos que grande parte destas buscas seja por informação ou conteúdo. Porém, muita gente não sabe que cerca de 46% das pesquisas realizadas na web todos os dias têm relação com a procura de produtos ou serviços.

Esse dado é ainda mais impressionante se levarmos em consideração que são realizadas 131 bilhões de pesquisas na internet todos os meses.

7. Mercado em expansão

O Brasil possui o quinto maior mercado de publicidade do mundo, enquanto o Reino Unido está em sexto lugar no ranking. O gasto mundial em mercado publicitário gira em torno de R$ 520 bilhões por ano, e nos próximos anos a fatia deste investimento destinada ao mercado digital deve ultrapassar as mídias offline.

8. Maiores redes sociais

Entre as redes sociais, não é só o Facebook que não para de crescer. O Linkedin, apesar de não parecer tão forte, é fundamental para quem busca relacionamento no âmbito profissional — em todo o mundo são cerca de 70 milhões de perfis cadastrados na plataforma.

Enquanto isso, o Twitter recebe pelo menos 300 mil novos usuários todos os dias. Se você é daqueles que achava que estas duas redes sociais poderiam acabar, está na hora de rever os seus conceitos.

9. Tempo no Facebook

O Facebook é, atualmente, a rede social mais popular do mundo, mantendo-se como um gigante das mídias sociais. Ele possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, onde cada um deles possui, em média, 130 amigos.

Além disso, estes usuários gastam cerca de 500 bilhões de minutos por mês consumindo o seu conteúdo, o que mantém o Facebook como o principal canal para o marketing boca-a-boca digitalizado.

10. Uso das redes

Empresários de todos os níveis estão cada vez mais buscando conhecimento para entender o investimento em marketing digital. A maioria deles, por exemplo, aposta muito no trabalho nas mídias sociais, pois eles acreditam que essas redes ajudam no fechamento de novos negócios e na captação de novos clientes.

11. Importância dos vídeos em uma estratégia de marketing digital

Uma pesquisa realizada pela Animoto mostrou que os consumidores preferem assistir a um vídeo explicando o uso e os benefícios de um produto do que ler um texto sobre ele.

E não é só isso. De acordo com pesquisa da Magna Global, o vídeo programático vai representar 50% da exibição de banner e vídeo de todos os anúncios até 2019.

12. O marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital que mais crescem entre as empresas. De acordo com dados divulgados pela Hubspot, o marketing de conteúdo é uma estratégia capaz de gerar três vezes mais leads do que o marketing tradicional, mesmo sendo 62% mais barata.

Por esse motivo, a criação e a gestão de conteúdo já ocupa a segunda maior parte dos orçamentos de marketing digital nos Estados Unidos, como mostra uma pesquisa realizada pela Smart Insights.

13. Automação de marketing

As empresas que investem em ferramentas de automação de marketing aumentaram em 451% a geração de leads qualificados em suas estratégias de marketing digital.

Por isso, a adoção das ferramentas de automação de marketing é maior do que qualquer outra plataforma de CRM, sendo cada vez mais importantes para a gestão de suas estratégias.

14. O crescimento do YouTube

O YouTube já possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, alcançando um número maior de pessoas entre 18 e 24 anos do que qualquer outro canal à cabo, de acordo com o Steam Feed.

Este número tão impressionante demonstra o potencial desta rede social, que gerou uma receita estimada de quatro bilhões de dólares só em 2014, segundo a DMR.

15. As empresas ainda investem pouco no marketing digital

Apesar de todos estes dados que reforçam os benefícios de uma estratégia de marketing digital, metade dos profissionais de marketing direcionam menos do que 25% de todo o seu orçamento total nas estratégias de marketing online.

Com isso, acabam perdendo a oportunidade de alcançar um número ainda maior de clientes, influenciando diretamente nos lucros de sua organização.

E você, já conhecia essas curiosidades sobre marketing digital? Lembrou de mais alguma que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários!

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