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Em : Criação Web Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 26 set 2014
4 razões para investir em user experience

Nos últimos anos percebemos uma nova tendência no Design Digital, chamada User Experience (UX), em português Experiência do Usuário. Mas você sabe o que é UX e qual a sua importância para o site como um todo?

O que é User Experience

UX é a experiência do usuário ou a forma de navegação no site em questão, que pode ser boa ou ruim. Ela abrange desde a disposição de elementos na home, menus e botões que atendem às necessidades principais do usuário, as informações do site, elementos de usabilidade e tempo de carregamento das páginas. Em uma visão mais ampla, UX envolve até mesmo a percepção física, que no caso de um e-commerce seria o atendimento da central de dúvidas, a resposta a um e-mail do usuário, o tempo de entrega do produto, o atendimento pós venda, etc.

É tarefa do UX Designer se colocar a todo momento no lugar do usuário e de uma certa forma ‘prever’ as ações que ele fará dentro do site, projetando toda a estrutura para uma experiência bem sucedida, sem erros operacionais e barreiras que possam fazer o usuário desistir de realizar a compra, o cadastro, a leitura das páginas ou qualquer outro objetivo (conversão) do site.

Para muitos clientes, investidores e até profissionais de Marketing Digital, ainda existe o ‘mito’ de que investir em UX significa encarecer o projeto sem necessidade e que esse investimento não reflete no ROI (Return on Investment) da empresa. Porém, este conceito é equivocado e existem dados que comprovam a influência direta do UX nos ganhos financeiros do negócio digital.

Para entender mais sobre as razões para investir em UX, baseadas nos ganhos e benefícios que traz ao site e ao ROI, veja os tópicos abaixo:

Quais são as vantagens de investir em User Experience

Tempo e custos de manutenção reduzidos

Segundo o Human Factors International (HFI), estima-se que o tempo que os programadores e desenvolvedores gastam em retrabalhos que poderiam ser evitados é de 50% e o custo para a correção de um erro após o desenvolvimento pode ser até 100 vezes maior do que corrigi-lo antes da conclusão do projeto. Com isso, um site que contém os itens básicos de UX Design desde a criação tem menos possibilidades de erros e reformulações, que só apareceriam após o contato do usuário com a plataforma. Investir em UX significa cortar tempo e custos futuros com manutenções desnecessárias, permitindo que esse valor ‘economizado’ seja alocado em outras necessidades e na expansão do negócio.

 

Produtividade o tempo todo

Sabemos que para ter um site funcionando é necessária uma hospedagem de qualidade, ações e peças de Marketing Digital, funcionários para atendimento, suporte, cadastro de produtos, atualização de conteúdos e muitas outras funções. Para que todo o valor financeiro gasto com essas atividades tão necessárias valha a pena, o site precisa ser produtivo, ou seja, o usuário deve conseguir acessá-lo perfeitamente e chegar até a conversão da forma mais simples e rápida possível, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

Para que tudo isso seja possível, é imprescindível investir em UX desde o projeto do site. Ter um site todo pensado nas ações que os usuários mais executam nas páginas reduz a possibilidade de erros que poderiam comprometer o site todo ou páginas essenciais para finalização da compra por algum período, consequentemente reduzindo a produtividade do site como um todo.

 

Aumento das vendas

A Internet possibilitou ao consumidor um poder de comparação e consulta de lojas enorme e que não é possível no ‘mundo físico’. Em poucos minutos, o usuário interessado em comprar uma geladeira, por exemplo, consegue ter acesso a no mínimo 10 lojas diferentes em que pode realizar a compra. Mas o que fará com que ele faça a opção pela sua loja virtual? Muitos fatores: preço, prazo de entrega, marcas disponíveis, as possibilidades de parcelamento e com certeza a experiência no site.

O usuário que se depara com dificuldades ou problemas para encontrar o produto desejado na vitrine ou até mesmo nas etapas necessárias para efetivação de uma compra tem grandes chances de simplesmente fechar a aba do navegador e recorrer ao concorrente. Não adianta ter a melhor promoção se o potencial cliente não consegue finalizar a compra. Isso é muito comum e as empresas devem entender que o usuário não vai ficar mais que alguns minutos insistindo na página para que consiga realizar a compra, quando pode simplesmente partir para outra loja com um só clique. As boas práticas do UX são voltadas para essas situações e vão garantir que o site sobressaia aos demais concorrentes.

 

Satisfação garantida

Em meio a tantas ofertas de sites e lojas virtuais que vendem os mesmos serviços e produtos, é comprovado que, assim como em uma loja física, o cliente retorna aonde foi bem atendido, ou no caso, onde conseguiu realizar a compra sem impeditivos e fases complicadas.

Promover uma experiência de compra bem sucedida, clara, simples e facilitada aumenta consideravelmente as chances do usuário retornar ao site em breve para realizar outra compra e até mesmo fazer indicações para outras pessoas.

 

Esses e muitos outros motivos fazem o investimento em UX valer muito a pena para qualquer site, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Cuidar da ‘boa impressão’ da loja não é necessário somente para as que estão estabelecidas em ambientes físicos como ruas e shoppings, a web também permite essa boa prática, que com certeza influenciará positivamente no lucro final.

A equipe de Criação da Performa Web aplica os conceitos de UX em todos os projetos executados, buscando sempre o melhor resultado. Quer saber mais? Entre em contato conosco. Vamos trabalhar juntos!

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