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Em : Aplicativos Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 11 out 2018
6 melhores estratégias de marketing no Google Maps

Antigamente, o marketing se resumia a estar presente no maior número possível de espaços, exibindo seus anúncios para mais e mais pessoas. Porém, com a chegada de novos meios de comunicação e mudanças no público, o foco passou para o direcionamento, alcançar o público certo no momento certo. O Google Maps marketing é um ótimo exemplo disso.

Apenas para esclarecimento, o Google Maps é um aplicativo de mapeamento global via satélite que também oferece GPS, monitoramento de trânsito e visualização panorâmica de ruas em 360º. De todas as funcionalidades que o Google já desenvolveu, esta é uma das ferramentas mais refinadas e aprimoradas.

Hoje em dia, dificilmente haverá um local público que não seja coberto por essa ferramenta. E pelas atualizações constantes, quase todas as imagens das ruas são bem recentes.

Além do trânsito e endereços, o Maps é ligado à base de pesquisa do Google, que inclui vários estabelecimentos locais. Ao fazer uma busca na ferramenta de pesquisa, ou mesmo no próprio aplicativo, você pode encontrar coisas como “restaurantes próximos”, “caixas eletrônicos”, entre outros. E isso vale também para outras pessoas encontrarem sua empresa.

Se você quer aprender a utilizar o Google Maps como ferramenta de marketing, então veja aqui 6 dicas que você pode seguir para começar:

1. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

O Google tem muita informação, mas ele só pode encontrar o que está cadastrado em sua base de dados. Sendo assim, se não houver nenhum registro do seu negócio, a máquina não terá o que buscar como referência e nem o que exibir como resultado. Pensando nisso, foi criado o Google My Business, ou “Google Meu Negócio”.

A função dessa ferramenta é bem simples: permitir que a empresa gerencie suas localizações físicas para pesquisas. Se você tem uma loja, possui diversas filiais ou trabalha com revendedores locais, por exemplo, pode inserir todos os endereços em seu cadastro e fazer com que qualquer um deles seja achado em uma pesquisa.

2. Mantenha sua localização atualizada

Uma situação a evitar, mas que ainda é relativamente comum, é uma empresa que teve alguma mudança em seus dados de localização, trocou de endereço ou mesmo fechou as portas, mas que ainda tem seu cadastro aberto. Isso significa que, caso um novo cliente faça uma busca pelo Google Maps, não encontrará seu negócio.

O mesmo vale para a abertura de novas unidades. Caso uma nova unidade não seja rapidamente inserida nessa ferramenta de busca, vários possíveis clientes deixarão de ver seu negócio, o que pode custar ainda mais a você. Ao fazer qualquer mudança de localidade, lembre-se de atualizar os dados no Google Meu Negócio imediatamente.

3. Otimize o SEO do seu site

Como já dissemos, o marketing no Google Maps é fortemente vinculado com toda a base de dados para pesquisa do Google. Isso significa que, ao fazer seu cadastro e ter o endereço exibido no mapa, a ferramenta também vai mostrar ao usuário seu site, horário de funcionamento, entre outras informações úteis.

Diante disso, o trabalho de Search Engine Optimization (SEO) do seu site também é levado em conta quando o Google decide destacar ou não a sua empresa em uma busca local. O mapa mostra apenas uma parte dos locais próximos que estão mais alinhados com a pesquisa, destacando três deles com um marcado. Quanto mais elaborado for seu trabalho de SEO, melhores serão suas chances de aparecer aqui.

4. Peça reviews e comentários aos seus clientes

Já notou como os negócios que aparecem em pesquisas do Google possuem uma classificação atrelada a eles? Essa é uma das funcionalidades da ferramenta de pesquisa, que permite que os usuários avaliem a empresa e deixem comentários com relação às suas experiências de compra. Naturalmente, essas notas também têm um impacto sobre os resultados das pesquisas.

Se você tem uma classificação alta e vários comentários positivos, o Google interpreta isso como um sinal da qualidade do seu trabalho. Dessa forma, ele pode indicar sua empresa com mais segurança para outros usuários que façam uma pesquisa similar, o que trará novos clientes.

Enquanto você mantiver a qualidade do serviço, essas recomendações vão gerar um ciclo virtuoso para sua empresa, no qual mais pessoas recomendam a sua empresa, veem suas boas recomendações, provam do seu serviço e assim por diante.

5. Escolha bem sua imagem no Street View

Outro ponto que influencia seu marketing no Google Maps é a imagem da sua empresa que é exibida na hora de verificar a localização. Ela pode ser a porta de uma loja, fachada do prédio onde seu escritório fica, ou outra entrada similar. E, acredite, essa imagem faz toda a diferença quando o usuário está escolhendo aonde ir.

Primeiramente, ao exibir uma pesquisa, o Maps dá prioridade à imagem do Street View no lugar de outra que você mesmo fez. Um problema que pode ocorrer aqui é a imagem da sua empresa estar desatualizada. O Google não tira fotos das ruas todos os dias, então pode ser que uma empresa anterior à sua ou mesmo o seu negócio em construção apareçam na imagem de Street View.

Uma forma de resolver isso é deslocar o seu marcador um pouco ao longo da rua. Só o suficiente para que a imagem mude e você possa exibir um lado melhor do seu negócio.

6. Crie anúncios no Google Maps marketing

Se você já tem planos para colocar uma estratégia de marketing local em prática, fazer anúncios diretamente no Google Maps é uma ótima opção. Isso aumenta suas chances de ser encontrado em diversas buscas, antes da pesquisa orgânica do usuário. Porém, se você também fez um bom trabalho de SEO e localização para sua empresa, esse espaço provavelmente já estará reservado para o seu negócio.

Agora que você tem essas dicas, pode começar a desenvolver sua estratégia com o Google Maps marketing e aumentar sua relevância local. Acha que ainda vai ter muitas dificuldades nesse processo? Então, por que não buscar ajuda profissional? Entre em contato com Performa Web e veja como podemos lhe auxiliar com esta tarefa.

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