Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : Social Media Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 27 fev 2018
6 tamanhos e formatos de imagens para Facebook e Instagram

Você certamente já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Em redes sociais como Facebook e Instagram essa máxima é ainda mais verdadeira, já que os usuários têm cada vez menos tempo para perder com conteúdo irrelevante e fazem a curadoria por meio das imagens que são compartilhadas nas páginas e perfis.

Por isso, não basta criar uma conta e sair compartilhando fotos: é necessário ter conhecimento sobre os tamanhos e formatos das imagens para ter o melhor resultado possível com as suas postagens nas redes sociais. Dessa maneira, você garante que o seu post seja exibido exatamente da maneira que planejou — e que provoque o impacto que você deseja na sua audiência.

Tanto o Facebook quanto o Instagram têm um alcance imenso entre os usuários brasileiros, mas é preciso se destacar com a sua presença online. Milhares de marcas disputam a atenção dos consumidores, e você tem que se manter sempre bem informado sobre as boas práticas nas redes sociais para manter a sua no topo.

Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para que você utilize os formatos e tamanhos corretos nas suas imagens para Facebook e Instagram. Continue lendo e confira!

Tamanhos e formatos de imagens para Facebook

A rede social criada por Mark Zuckerberg é, sem dúvida, uma das mais populares entre os usuários brasileiros. Todos os dias milhões de pessoas utilizam o Facebook para se informar, compartilhar pensamentos, manter contato com amigos e familiares e, também, para encontrar empresas que ofereçam soluções para suas necessidades.

Ter uma página no Facebook é essencial dentro de uma estratégia de marketing bem-sucedida. Mas é necessário ter muito cuidado com o conteúdo que é compartilhado, especialmente as imagens.

Além de usar bons recursos gráficos, é fundamental ter cuidado com os formatos e dimensões das fotos para alcançar os resultados esperados. Confira quais são esses formatos:

1. O tamanho da foto de perfil no Facebook

O primeiro passo ao criar uma página no Facebook é inserir uma foto de perfil. É essa a imagem que será exibida junto aos seus posts na timeline dos usuários, portanto, é necessário que ela represente a sua marca.

A foto de perfil é quadrada, e é exibida com 170 x 170 pixels. Imagens com outras dimensões serão adaptadas, por isso é melhor já criá-la com o tamanho certo para que seja mostrada da maneira que você planejou. Assim, você evita distorções e má qualidade em fotos em baixa resolução.

2. O tamanho da capa no Facebook

A foto de capa é a primeira coisa que os usuários verão quando visitarem a sua página, e, por isso, deve ser tratada com o mesmo cuidado das outras imagens no Facebook.

As capas das páginas no Facebook possuem formato retangular, com 820 x 312 pixels. Mas atenção: elas são cortadas para exibição nos dispositivos móveis, onde são mostradas com 640 x 360 pixels. Por esse motivo, você precisa pensar em uma capa que funcione tanto nos desktops quanto nos smartphones. Nossa dica é concentrar as principais informações no centro da imagem.

3. O tamanho das imagens dos posts no Facebook

Os posts que serão publicados na sua página podem ser horizontais ou verticais. Mas é necessário ter cuidado caso você pretenda impulsionar as suas publicações no Facebook: as imagens não podem ter mais de 20% de texto, que é o limite da rede social para esse tipo de postagem.

Para as imagens horizontais, o tamanho recomendado é de 1200 x 630 pixels. Já no caso das fotos verticais, a recomendação é de 1000 x 1300 pixels. Caso você deseje publicar uma imagem quadrada, o tamanho recomendado é de 800 x 800 pixels.

Tamanhos e formatos de imagens para Instagram

O Instagram é uma rede social que utiliza, basicamente, as imagens para a comunicação entre os usuários. É necessário um cuidado ainda maior com as fotos que você compartilha, pois é a qualidade dessas imagens que vai determinar o alcance das suas publicações.

No Instagram, quanto mais comentários e curtidas você tem, mais aparece. Então, é importante postar imagens que incentivem a interação dos seus seguidores. Confira quais são os tamanhos e formatos mais indicados para o Instagram:

1. O tamanho das fotos de perfil no Instagram

A imagem de perfil no Instagram tem um formato de exibição diferente das outras redes sociais: é circular. Portanto, você tem que pensar nisso antes de elaborar a imagem, para que ela apareça corretamente na timeline dos seus seguidores.

Mais uma vez, nossa recomendação é concentrar as informações no centro da imagem, para que o logotipo da sua marca não seja cortado no Instagram. O tamanho mínimo da imagem de perfil é de 110 x 110 pixels, mas o recomendado é de 152 x 152 pixels.

2. O tamanho das imagens dos posts no Instagram

Os posts no Instagram são tradicionalmente quadrados, mas recentemente a rede social liberou também imagens horizontais e verticais — o que aumenta as suas possibilidades de diversificar o conteúdo.

Para as fotos quadradas, o tamanho mínimo é de 600 x 600 pixels, mas o recomendado para que suas imagens não percam qualidade na hora da publicação é de 1080 x 1080 pixels. Para uma imagem vertical, o tamanho recomendado é de 1080 x 1350. E, no caso de uma imagem horizontal, o ideal é 1080 x 566 pixels.

Dica: as imagens verticais costumam chamar mais atenção dos usuários e gerar mais engajamento!

3. O tamanho das imagens nas Stories do Instagram

As Stories do Instagram são as novas queridinhas do mundo do marketing, já que têm um alcance maior do que as imagens na timeline e geram mais engajamento.

A boa notícia é que as Stories não são feitas apenas com vídeos: é possível postar imagens, que são deletadas automaticamente após 24 horas.

As imagens para o Instagram Stories devem ser verticais, com o tamanho indicado de 1080 x 1920 pixels. No Instagram Stories não é possível configurar o tempo de exibição de cada postagem, então evite textos longos nas imagens (que serão mostradas aos usuários por apenas cinco segundos).

Com essas dicas, você será capaz de fazer posts muito mais eficazes no Facebook e Instagram!

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Leave a Comment

Analise o SEO do Meu Site Grátis!