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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 31 jul 2018
7 dicas essenciais na produção de conteúdo para blogs

Uma boa estratégia de inbound marketing visa atrair o público-alvo por meio da produção de conteúdo para blog. Afinal, praticamente todo mundo recorre ao Google sempre que precisa obter uma informação.

É dessa forma que a sua marca é percebida, conhecida e divulgada para o mundo. Ao mesmo tempo, você é visto como expert no seu ramo de atuação, já que compartilha materiais de interesse das pessoas com frequência.   

Confira as principais dicas para educar, ganhar autoridade, influenciar a decisão de compra e conquistar o coração do consumidor!

1. Considere a persona acima de tudo

Antes da internet existir, não era possível segmentar o público como hoje. Um outdoor, por exemplo, é visto por todos que passavam por determinado local, enquanto publicidades impressas em jornais e revistas estavam sujeitas a segmentações bem mais generalizadas.

Agora, com os recursos da tecnologia, é possível conhecer as preferências de cada um, assim como sua faixa etária, profissão, nível de escolaridade e muitos outros detalhes.

A partir desses dados, você pode atrelar todas as informações para a criação das personas com o objetivo de montar um perfil dos potenciais compradores. Isso é essencial para qualquer negócio, já que não basta publicar: a mensagem precisa ser vista pelas pessoas certas para que os resultados sejam satisfatórios.

2. Personalize a linguagem do texto

O blog é um ambiente menos formal que requer um formato dinâmico de leitura. Nesse sentido, a linguagem dos artigos deve ser leve, objetiva e persuasiva — no entanto, é claro que isso pode mudar conforme o estilo do público-alvo que se pretende alcançar.

Por exemplo, um blog sobre moda feminina tem um contexto diferente de um blog sobre política. O segundo, necessariamente, precisa de um tom mais formal até mesmo pelo fato da seriedade dos assuntos abordados. Nesse caso, senso de humor descompromissado não combina. 

Além disso, outro fato que influencia o modo de escrever é a própria personalidade da sua marca. Como você quer que as pessoas a vejam? Como alguém que é despojado, alegre, prestativo, inteligente, centrado, divertido? Mire nos seus objetivos.

3. Pense no tamanho e na escaneabilidade do artigo

Qual a quantidade de palavras você considera ideal para um artigo? 500, 1000, 1500 palavras? Blogueiros e especialistas em marketing estão sempre analisando a melhor forma  de transmitir uma informação. No entanto, uma coisa é certa: o tamanho do texto só é relevante se o conteúdo for realmente bom.

Segundo Neil Patel, um dos melhores especialistas em marketing, o conteúdo mais longo é perfeito para apresentar informações aprofundadas. Esse tipo de post transmite uma percepção de qualidade. No entanto, grande parte das pessoas não lê na íntegra.

Elas costumam “varrer” o texto em busca das passagens consideradas mais relevantes. Por isso, tão importante quanto se preocupar com o tamanho do texto é fazer com que ele seja escaneável — ou seja, usar intertítulos objetivos e parágrafos curtos para facilitar a leitura.

4. Faça um planejamento de pautas

Os textos que serão publicados no seu blog não podem ter temas aleatórios: todas as postagens são feitas com base no que o seu público deseja saber. Também é importante que as pautas façam uma conexão com o seu produto ou serviço, mesmo que indiretamente.

Para entender melhor, vamos imaginar que você acabou de montar uma loja virtual de produtos para animais: acessórios, ração, medicamentos, produtos de higiene e outros. Se as pessoas estão pesquisando sobre como prevenir ou tratar uma doença específica em cães, esse tema tem um grande potencial para atrair tráfego no seu blog, certoo?

Faça uma previsão de quantos posts semanais ou mensais você pretende disponibilizar para deixar a sequência das postagens organizadas. A dica é se programar com antecedência, pois é preciso observar os problemas que a persona está enfrentando nos diferentes estágios de compra.

5. Publique conteúdo educativo para blog

O material educativo é útil para o consumidor, pois ajuda a tirar dúvidas e ensina. Além disso, a pessoa fica mais propensa a assinar a sua newsletter para receber novos conteúdos. Com isso, você tem um relacionamento frequente e pode fazer uma abordagem de vendas no momento certo.

É importante frisar que os artigos são apenas um dos formatos: também é possível produzir materiais como vídeos, podcasts, planilhas, infográficos, glossários ou textos mais técnicos. O importante é que estejam de acordo com as expectativas da persona e os objetivos que a sua empresa deseja alcançar.

6. Invista em SEO para o blog ser bem posicionado nos buscadores

Para um link ser mostrado na primeira página de resultados do Google, é preciso — além de escrever textos relevantes, claro — aplicar técnicas corretas de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, um conjunto de práticas que visa facilitar o acesso aos artigos do seu blog.

Uma dessas práticas é o uso de palavras-chave no título, intertítulo, descrição do assunto e outras. Essas palavras são identificadas a partir do conhecimento da persona e dos temas que ela está interessada em saber.

7. Seja criativo na hora de produzir CTAs

O CTA ou Call-to-Action são, literalmente, chamadas para ação que têm o objetivo de incentivar o usuário a tomar uma atitude, já que ele nem sempre faz isso sozinho. “Compartilhe com seus amigos”, “baixe agora mesmo” e “clique aqui” são alguns exemplos bem difundidos de CTA.

Cuidado para não exagerar na quantidade, pois o excesso de chamadas pode deixar a pessoa confusa e fazer com que ela não responda a nenhuma. Foque no objetivo e crie um CTA bacana, bem posicionado e capaz de seduzir o leitor a dar o próximo passo. 

Deu para perceber que produzir materiais relevantes contribui para melhorar o relacionamento com o público-alvo, aumentar o tráfego, as conversões e, ao mesmo tempo, fortalecer o branding da sua empresa? 

Se você investir em conteúdo para blog, vai ver que todos esses benefícios vêm juntos. Além do mais, tudo que é publicado fica disponível na internet sem prazo de encerramento. No final das contas, tanto o seu cliente quanto a sua marca saem ganhando.

Se gostou do artigo, aproveite para ler também sobre como gerar buzz marketing através de conteúdos estratégicos. Nele, você entenderá tudo sobre o assunto, conhecendo dicas e também os principais erros que devem ser evitados. Até lá!

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