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Afinal, o que é funil de vendas? - In: Business Intelligence

Em : Business Intelligence Comentários : 0 Autor : Ricardo Grimaldi Data : 06 jul 2016
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Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado. Por isso, é indispensável conhecer as técnicas de marketing e vendas para atrair mais pessoas e transformá-las em consumidores.

Uma das melhores maneiras para conquistar este objetivo é entendendo o que é funil de vendas. Confira a seguir o que é essa estratégia como ela pode ajudar no seu negócio.

O funil de vendas

O funil de vendas é um processo que busca acompanhar o cliente desde o momento em que ele percebe que tem um problema a ser resolvido até o momento em que ele efetivamente fecha negócio com sua empresa.

O funil de vendas não é um processo uniforme, e é dividido em três partes: o topo de funil, o meio de funil e o fundo do funil.

O topo de funil é o momento em que o consumidor descobre que tem um problema a ser resolvido, mas ainda não sabe o que pode fazer para solucionar o problema.

O momento em que ele passa a buscar alternativas para a solução de seu problema é o chamado meio de funil.

Por fim, o fundo do funil é quando o cliente já decidiu comprar um produto ou serviço, depois de avaliar as alternativas para solucionar seu problema.

As vantagens do funil de vendas

Existe uma série de vantagens para as empresas que investem no funil de vendas para acompanhar a evolução de seus clientes. São elas:

Melhorar o conhecimento da equipe

Utilizar o funil de vendas para acompanhar a evolução de seus clientes permitirá que você identifique de perto qual é o desempenho de seu time de vendas, quais são suas maiores dificuldades e os resultados obtidos por cada um.

Ficará mais fácil compreender se o seu time será capaz de cumprir as metas dentro do prazo, ou se será necessário algum ajuste para garantir o sucesso de sua estratégia de vendas.

Aumentar a produtividade

Quando os colaboradores e os clientes de sua empresa são acompanhados de perto e que as informações essenciais são acompanhadas por seu time de gestores, a tendência é que a produtividade deles aumente, assim como o desejo pela conquista de resultados.

Ajudar a otimizar a gestão

Utilizando o funil de vendas e dividindo as interações do cliente com sua empresa em três etapas, a padronização dos processos internos é facilitada, tornando o processo de análise e acompanhamento de cada etapa mais rápido.

Com isso, os gestores perdem menos tempo preocupados no envolvimento de cada membro de sua equipe, pois com processos padronizados cada um sabe exatamente o que deve fazer e o que é esperado de cada um deles.

Acompanhar de perto cada oportunidade de negócio

No funil de vendas você acompanha de perto a evolução de cada um de seus clientes. Com isso, fica mais fácil dizer, com certeza, qual é o status de cada cliente e as chances dele efetivar o negócio.

Sabendo exatamente o status de cada cliente, você poderá identificar quais clientes estão mais próximos de efetuar a compra e quais precisam ser melhores trabalhados até que fechem negócio com sua empresa.

Ajudar a aperfeiçoar e criar produtos

Acompanhando a evolução de seus clientes e compreendendo o que é preciso para fechar negócio em cada etapa, também pode ajudar você a identificar quais ajustes devem ser realizados nos produtos e serviços oferecidos para vender ainda mais.

Você também será capaz de identificar o surgimento de novas demandas e até mesmo, expectativas não atendidas de seus clientes, o que são ótimas oportunidades para sua empresa vender mais.

E você, tem alguma dúvida sobre o que é o funil de vendas e suas vantagens? Escreva-a em nossa seção de comentários, será um prazer ajudá-lo. Continue acompanhando de perto nosso blog para aprender ainda mais sobre o funil de vendas e como ele pode ajudar sua empresa.