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Em : Social Media Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 22 mar 2018
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É difícil conhecer alguém que não está presente no Facebook, não é? A rede social vem crescendo a cada dia em número de usuários e novas funcionalidades que facilitam a vida dos internautas comuns e, especialmente, dos empreendedores.

Mas, se você ainda não faz parte desse time ou ainda não conhece bem como entrar efetivamente no jogo, calma! Sabemos que tudo no início é desconfortante, mas não há nada que o conhecimento sobre boas práticas não possa fazer.

Neste texto, você vai aprender os primeiros passos para usar o Facebook, além de estratégias para investir cada vez melhor nessa rede social. Não deixe de lado essa chance de melhorar o seu negócio. Boa leitura!

Entenda por que investir na rede social

São diversos os benefícios que demonstram que, de fato, investir no Facebook gera bons frutos. Reunimos em dois tópicos aqueles que são essenciais:

Visibilidade

  • Dados do Facebook mostram que cinco perfis são criados a cada segundo;
  • 4,7 bilhões de postagens são compartilhadas por dia;
  • essa rede conta com mais de 2,07 bilhões usuários ativos todos os meses;
  • 67% dos usuários brasileiros acessam a rede diariamente;
  • os usuários brasileiros somam 3% do tráfego mundial em atividade no Facebook;
  • das empresas brasileiras que têm contas nas redes sociais, 97,6% estão no Facebook.

Percebeu a relevância dessa rede hoje em dia? São bilhões de pessoas que conversam e divulgam organicamente as suas marcas preferidas.

Ferramentas para empreendedores

Há muito tempo o Facebook deixou de ser apenas um ambiente de entretenimento e passou a ser uma plataforma consistente para as empresas divulgarem os seus serviços.

Com o Facebook Insights — Informações do Público (acesso disponível apenas ao entrar em uma conta) —, por exemplo, é possível acessar dados valiosos sobre o seu público, como gênero/idade, estilo de vida, relacionamentos, principais países e idiomas, hábitos de consumo etc.

Além disso, diversas outras ferramentas internas de divulgação, venda e interação mostram que investir no Facebook é uma ação cada vez mais simples e eficaz.

Comece a usar o Facebook de forma estratégica

Existem passos fundamentais para administrar da melhor forma a sua experiência com essa rede. Aqui, selecionamos alguns deles. Vamos conferir?

Crie uma página

O erro mais comum de empreendedores que desejam inserir os seus negócios no Facebook é criar um perfil, em vez de uma página. Além de ariscado, pois o Facebook proíbe perfis com nomes comerciais, fazer isso o deixa sem acesso às funcionalidades necessárias para gerenciar o seu negócio.

Isso acontece porque a página e o perfil têm objetivos diferentes dentro da plataforma. O perfil foi desenvolvido para uso pessoal, enquanto a página tem fins comerciais. Ou seja, ao criar um perfil para uma empresa, você precisará aprovar cada solicitação de amizade, relacionar-se com, no máximo, 5 mil amigos, não impulsionar publicações etc.

Porém, com uma página empresarial, você poderá:

  • acessá-la sem sair do seu perfil pessoal;
  • ter um número ilimitado de fãs;
  • criar anúncios;
  • impulsionar publicações específicas;
  • convidar amigos do seu perfil para curtir a página;
  • mensurar o desempenho das publicações;
  • conhecer as características de quem acessa à página.

Aposte na comunicação visual

Antes de começar a publicar na sua página, é importante entender que as suas postagens estão expostas em um ambiente altamente competitivo, em que os usuários decidem visualizar ou não cada publicação em poucos segundos.

Para não ser mais uma notícia no feed, invista em conteúdos visuais: imagens e vídeos. Nas imagens, aposte em fotos ou conteúdos graficamente criados de maneira profissional. O amadorismo pode fazer até mesmo o usuário retirar o like da sua página. Em vídeos, o conteúdo precisa ser breve e também criado profissionalmente.

Imagens ou vídeos com informações excessivas, mal elaboradas e sem uma identidade visual afastam os seguidores da sua marca.

Descubra o melhor horário para postar

Postar nos horários mais oportunos para os usuários da sua página gera mais visibilidade aos seus conteúdos. Para isso, você precisa conhecer bem a sua persona. A rotina, os horários livres, os hábitos e outros comportamentos característicos do seu público serão valiosos para você definir os melhores horários para postar na página.

O Facebook Insights, que citamos anteriormente, é uma boa ferramenta para conseguir essas informações, já que você pode acessar relatórios completos sobre os usuários por meio dele.

Mantenha um bom relacionamento com os seguidores

Simples ações podem tornar a comunicação com os seus seguidores mais agradável e benéfica para ambos os lados. Veja só:

Utilize estratégias que favoreçam o relacionamento

Usar emojis e GIFs nas conversas, por exemplo, vem sendo uma estratégia adotada por diversas empresas, uma vez que fazer isso torna a interação com os usuários mais humana e divertida.

Faça enquetes, concursos e responda as mensagens rapidamente. Isso transmite a ideia de que as pessoas que se relacionam com a sua empresa são importantes e, por isso, merecem atenção. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado?

Faça anúncios e impulsione publicações

Fazer anúncios e impulsionar publicações são duas boas maneiras de atrair usuários que se interessam pela sua página, mas ainda não a conhecem diretamente. Ambas as modalidades exigem que seja definido:

  • público;
  • orçamento;
  • duração da publicação;
  • moeda de pagamento.

O processo para fazer anúncios pode ser feito por meio do Facebook Ads — plataforma de anúncios do Facebook — ou diretamente na tela inicial da página, na opção “Anunciar o seu negócio”. É possível criar diversos tipos de anúncios, dependendo da estratégia traçada.

Para impulsionar uma publicação, basta clicar na opção “Impulsionar publicação” abaixo de cada postagem. Ela aparece como uma postagem normal no feed de notícias do usuário atingido, com a possibilidade dele curtir, comentar e compartilhá-la.

Invista no remarketing

Já percebeu que, quando você demonstra interesse em algum produto de um website, muitas vezes ele aparece em forma de anúncio no seu Facebook? Esse é o remarketing, uma das técnicas mais poderosas do marketing digital para atrair os usuários de volta para um website.

O objetivo dessa ferramenta é fazer o internauta “refrescar a memória”, o que aumenta as chances de vender os produtos. O remarketing se baseia em uma análise comportamental dos percursos do usuário no site. Mas você deve estar pensando: como o Facebook pode registrar essa visita?

A explicação é a seguinte: por meio de um Pixel, o algoritmo do Facebook registra cada acesso ao website. Quando o usuário entra na sua conta no Facebook, ele é automaticamente adicionado ao público que você especificou na criação do Pixel.

Dessa forma, os anúncios da sua página serão expostos no feed de notícias desse usuário. Muito bom, não é? É uma maneira de alcançar o seu público de maneira extremamente assertiva.

Portanto, usar o Facebook em uma estratégia de marketing digital já deixou de ser uma possibilidade e passou a ser uma necessidade. Por isso, separe um tempo para reler as dicas acima e elaborar um planejamento de acordo com as suas particularidades.

Gostou do artigo? Então, chegou o momento de compartilhar os seus objetivos com o investimento no Facebook, dicas e experiências interessantes nessa rede. Deixe um comentário neste post!

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