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Em : Links Patrocinados Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 13 jul 2016
Automação de Marketing: vale a pena investir?

Você sabia que existe uma ferramenta capaz de otimizar e garantir grandes resultados para divulgar seu negócio no ambiente online de uma maneira menos complicada e mais eficaz? É isso mesmo! E essa estratégia se chama automação de marketing.

A automação de marketing é fundamental para que uma empresa consiga obter resultados mais rápidos e mais eficientes. Ela ajuda a conhecer melhor seus leads e, assim, fortalecer a relação empresa/cliente.

Vamos conhecê-la e avaliar se o investimento vale a pena? Continue lendo!

O que é a automação de marketing?

Antes de avaliar, precisamos entender o conceito. A automação de marketing é um processo tecnológico que simplifica, automatiza e mensura as tarefas de marketing e fluxos de trabalho, de modo que sua empresa possa aumentar a eficiência operacional, e consequentemente, as receitas de forma mais rápida.

O uso da automação de marketing tornam os processos que seriam manuais mais eficientes e simples, direcionando novos projetos de forma mais otimizada. Por isso, ela é um componente importante e integrante da gestão e qualificação de leads.

Quais resultados a automação de marketing trará para minha empresa?

Monitoramento dos pontos de contato entre empresa e leads

No início é feito o rastreamento de todas as interações do lead com a empresa. É possível verificar o perfil de cada um, quais e-mails abriram, as páginas que navegaram, há quanto tempo não acessam nenhum conteúdo — enfim, toda a mensuração necessária.

Com esses dados, poderá ser feita uma melhor segmentação do público, gerando conteúdos mais eficazes e direcionando o lead para o processo de vendas trabalhando cada etapa do funil estrategicamente. 

Automação das atividades de marketing 

Após essa triagem e planejamento do contato com o lead, a automação realizará as tarefas que antes eram feitas manualmente. Enviar e-mail marketing, elaborar páginas persuasivas na internet, publicações nas redes sociais, gerenciamento de conteúdo para os leads em cada estágio do funil de vendas, criação de anúncios, entre outros. Todas essas tarefas serão automatizadas, reduzindo, assim, a necessidade de muita mão de obra.

Geração de relatório de impacto das ações

Nesse ponto é que serão avaliadas todas as campanhas e seus impactos no site e nas redes sociais, por meio de e-mails, anúncios e outros canais.

Antes era muito difícil conseguir esses dados em anúncios na TV, no jornal ou em outros tipos de mídia. Contudo, hoje é possível obter um resultado mais claro, rápido, objetivo e mensurável sobre o impacto nas vendas por meio de cada ação utilizando o processo de automação.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Além do que já citamos anteriormente, com a automação as equipes de vendas e marketing poderão trabalhar de forma mais unificada ao entrar em contato com leads mais qualificados, e, consequentemente, mais engajados com a empresa.

A automação de marketing economiza tempo e recursos, além de gerenciar mais eficientemente suas campanhas. Essas campanhas funcionarão automaticamente, enquanto o tempo que antes era gasto com processos manuais poderá ser utilizado para realizar outras tarefas.

Dessa forma, sua empresa terá uma visão mais completa de como seus leads em potencial estão interagindo durante a jornada de compra, e, assim, poderá transformá-los em clientes facilmente.

Qualquer empresa pode utilizar a automação de marketing?

Alguns ainda acreditam que apenas as grandes empresas podem utilizar a automação de marketing, mas isso não é verdade. Cada vez mais, pequenas e médias empresas utilizam essa ferramenta, e até mesmo algumas mais simples estão aderindo a esse tipo de estratégia de automação.

Diversos setores, como saúde, serviços financeiros, mídia, entretenimento e varejo, também estão adotando a automação de marketing para aumentar o grau de relacionamento e guiar os leads durante todo processo de compra.

Então, vale a pena investir na automação de marketing?

Você deseja investir para obter maior crescimento e reduzir o custo com o trabalho manual? Então vale muito a pena! Essa ferramenta poderá aumentar suas vendas e receitas e ainda trazer maior engajamento e segmentação de público para seu negócio.

Espero que com esse artigo tenha ficado mais claro como a automação de marketing pode ser a solução com o melhor custo-benefício que sua empresa estava procurando. Gostaria de saber mais sobre nossos conteúdos? Assine nossa newsletter e saiba mais!

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