Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 13 set 2017
Breadcrumbs no seu site: bom para SEO e para o usuário!

Breadcrumbs (em tradução literal, “trilha de migalhas”), é um sistema secundário de navegação presente nos websites, que mostra para o usuário onde ele se encontra naquele momento. O termo faz alusão ao conto de fadas de João e Maria, que deixam uma trilha de migalhas para não se perderem e conseguirem voltar para casa.

Assim como na história infantil, os visitantes precisam saber sua localização dentro da estrutura hierárquica do site, possivelmente para migrar de área ou retornar a um ponto mais amplo na hierarquia, obtendo mais possibilidades de navegação.

Nesse artigo, vamos explorar a utilização de breadcrumbs no site e mostrar algumas boas práticas para que você consiga aplicar essa técnica ao site de sua empresa.

Quais as vantagens da utilização de breadcrumbs no site?

Facilita a experiência do usuário

Os breadcrumbs no site servem como auxílio visual, indicando a localização do usuário naquele momento. Essa propriedade os torna uma fonte de informação contextual para os usuários e responde às seguintes perguntas:

  • onde estou: breadcrumbs no site informam a localização relacionando com toda a hierarquia do site;
  • onde posso ir: eles melhoram a “encontrabilidade” das seções e páginas do site. A estrutura de navegação se torna mais fácil de entender quando visualizada num breadcrumb do que simplesmente disposta em um menu;
  • devo ir ali: eles comunicam o valor do conteúdo e encorajam a navegação. Como exemplo, um visitante de e-commerce pode cair na página de um produto que não serve para ele, contudo, ele pode ter interesse em ver outros produtos da mesma categoria. Isso em geral reduz o bounce rate, importantíssimo para o SEO.

Reduz o número de ações

Em termos de usabilidade, breadcrumbs no site reduzem o número de ações que um usuário precisa tomar para chegar a uma página acima ou abaixo na hierarquia. Ao invés de usar o “retornar” do browser, ele pode clicar na trilha diretamente no ponto em que deseja ir.

Utiliza pouco espaço

O breadcrumb, por definição, é um mecanismo que ocupa pouco espaço. Afinal, trata-se de apenas uma linha horizontal de texto. O benefício aqui é que virtualmente ele não acrescenta nada em termos de espaço no servidor e conteúdo a ser carregado pelo usuário.

Não causa problemas de uso

Pode ser que alguns usuários “passem batidos” pelo breadcrumb presente no site, não utilizando o recurso da forma prevista. Contudo, quem identifica que essa ferramenta está lá não interpreta errado e não possui problema para operá-la.

Quando você deve usar breadcrumbs no site?

Uma boa forma para determinar se um site irá se beneficiar dessa técnica de navegação é construir um mapa do site, ou mesmo um diagrama representando sua estrutura. A partir daí, analisar se o breadcrumb irá facilitar a navegação. Em termos gerais:

  • Você deve usar breadcrumbs no site quando possui uma ampla quantidade de conteúdo organizado em uma estrutura linear ou hierárquica em categorias definidas. Por exemplo, seções que, por sua vez, se dividem em subseções. O exemplo perfeito são os e-commerces, onde muitos produtos são agrupados em categorias lógicas;
  • Você não deve usar breadcrumbs no site que não possuem estrutura hierárquica ou agrupamentos de páginas.

Quais os tipos de breadcrumbs

Os breadcrumbs podem ser de três tipos diferentes, baseados em: localização, caminho e atributo.

Localização

Representam a estrutura do site, ou seja, apontam as categorias e subcategorias indicando onde o usuário se encontra naquele momento.

Caminho

Esse tipo de breadcrumb literalmente mostra o caminho percorrido no site, indicando as últimas páginas que o usuário acessou. Em geral eles são construídos de forma dinâmica. O problema é que os usuários podem navegar de forma aleatória, além de chegarem ao site em uma subcategoria, tornando inútil a navegação por breadcrumb.

Atributo

Muito útil para sites de e-commerce. Esse tipo de breadcrumb utiliza como parte inicial o de localização, mas, ao final, incorpora as categorias as quais o produto visualizado pertence, numa espécie de filtro. Isso permite que o usuário navegue por produtos semelhantes que integram essas categorias.

Boas práticas para utilização de breadcrumbs

Quando estiver planejando e implementando a navegação por breadcrumbs no site, tenha em mente as seguintes dicas:

Não utilize os breadcrumbs como substituto para a navegação primária

A navegação por essa técnica é um auxílio para o usuário, não o ponto principal. Ou seja, não substitua os menus de uma página pelo breadcrumb, eles coexistem e um colabora com o outro.

Não inclua links para a página em que o usuário está no momento

O último item que vai aparecer na trilha, a localização atual do usuário é opcional. Caso você ache interessante mostrar, tenha certeza de que ela não é clicável. Já que os usuários estão nessa página, não faz sentido adicionar um link que vai jogá-lo para a mesma página.

Utilize separadores

O símbolo mais conhecido para separar uma categoria da outra em uma trilha é o de “maior que” (>). Tipicamente, o sinal > denota hierarquia, como por exemplo Vestuário > Calças. A escolha do símbolo pode ser por estética, setas, barras e outros marcadores também cumprem esse papel.

Selecione bem o tamanho e o espaçamento

Pense com cuidado nesses dois aspectos quando estiver formatando o breadcrumb no site. Deve haver um espaço entre as palavras e símbolos do breadcrumb de forma que estejam legíveis e identificáveis. O espaçamento entre a trilha e os outros elementos do site deve ser bom para facilitar a identificação mas não exagerado a ponto de tomar o espaço de outros elementos importantes.

Não torne a trilha o ponto focal de atenção

Tenha cuidado ao utilizar cores fortes e fontes chamativas para montar o breadcrumb, afinal, ele é um auxílio, o ponto focal de atenção do usuário deve ser no conteúdo ou no produto de seu site.

Por fim, podemos concluir que tudo que os breadcrumbs no site fazem é auxiliar o usuário a se mover pelo site, assumindo que a hierarquia e conteúdos fazem sentido para esse tipo de navegação. Essa é uma das técnicas mais simples e que realmente melhoram a experiência do usuário, então não deixe de seguir nossas dicas!

Gostou desse post e quer continuar acompanhando outras novidades sobre performance digital e muito mais? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Leave a Comment

Analise o SEO do Meu Site Grátis!