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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 25 jun 2018
Como fazer um infográfico? 4 dicas incríveis

Se você quer aprender como fazer um infográfico para compor a estratégia de marketing digital da sua empresa é porque você já percebeu que conteúdos com uma exposição visual mais bem elaborada e mais atrativa são os preferidos dos seus clientes, correto?

Acredite, isso não acontece aleatoriamente. Os infográficos têm uma tendência muito maior de serem lidos, quando comparados aos textos divididos em parágrafos.

No entanto, para criar um infográfico interessante para o seu público e que leve o conteúdo que sua empresa tem o interesse de compartilhar, é preciso se atentar a alguns detalhes fundamentais que você vai aprender logo abaixo nesse post.

Antes de partirmos para a forma prática de como fazer um infográfico e de quais ferramentas utilizar para tornar mais prática essa produção, vamos entender especificamente o seu significado.

O que é um infográfico?

Infográfico é a soma de textos elaborados, recursos visuais bem definidos e design atrativo para compor um conteúdo visual de fácil compreensão para o seu cliente. Um infográfico bom costuma fazer a disposição desses três elementos de forma complementar e harmoniosa, na qual todos têm a mesma importância na apresentação do conteúdo desejado.

As possibilidades de elementos textuais e não textuais para a criação de infográficos são enormes e você vai acompanhar nos próximos tópicos como fazer a melhor escolha na hora de produzir esse conteúdo para a estratégia online da sua empresa.

Como fazer um infográfico?

Chegou a hora prática da produção do seu infográfico. Mas fique tranquilo porque é muito mais simples do que você imagina. Ao seguir estas quatro dicas, certamente sua empresa apresentará um conteúdo muito rico ao público-alvo. As etapas do processo são:

1. Definição de objetivo

A primeira coisa a ser feita é delimitar corretamente qual é o objetivo do seu infográfico. Não dá para criar um conteúdo visual de qualidade se você não souber exatamente para o que ele vai servir. Então tenha em mente:

  • qual será o tema;
  • para qual persona será produzido esse infográfico;
  • quais os esclarecimentos que o conteúdo deve trazer;
  • como esse infográfico vai beneficiar a sua empresa;
  • em quais plataformas ele será veiculado.

Todos esses pontos vão nortear a produção do seu infográfico, por isso é essencial que você saiba todas essas respostas especificamente.

2. Pesquisa de informações

O próximo passo é realizar a pesquisa de todos os dados possíveis que podem ser expostos no seu infográfico. Quanto maior o número de informações que você coletar, maior será a sua base de dados para desenvolver um conteúdo rico e relevante para os seus clientes.

A pesquisa deve ser feita com fontes diversas e que sejam referência no tema abordado no seu infográfico, de modo que você possa fazer o cruzamento de dados e curadoria de informações. É importante trazer fontes confiáveis, já que elas devem ser expostas no conteúdo do seu infográfico para passar mais credibilidade à sua produção.

3. Estruturação do conteúdo

Antes de passar para a criação efetiva do seu infográfico, faça um rascunho de como ele será construído. Pode ser no papel mesmo!

Estruture quais as informações mais importantes e que devem ter um maior local de destaque, defina quais os elementos visuais que você vai utilizar (imagens, pictogramas, ilustrações, gráficos) para fazer uma melhor disposição no seu infográfico.

Se estiver na dúvida do que utilizar no conteúdo, faça o esboço de formatos diferentes para realizar a comparação entre eles e saber qual será mais agradável e de melhor compreensão.

4. Criação do infográfico

Depois de todas essas etapas realizadas corretamente, chegou a hora de você criar o seu infográfico. Para o desenvolvimento final do material você pode utilizar softwares de design ou ferramentas gratuitas como:

Após escolhida a ferramenta para a criação, você vai precisar definir algumas características de design que vão ser fundamentais para tonar o seu infográfico mais atrativo aos seus clientes:

  • template/layout: escolher um template ou desenvolver todo o layout do infográfico de forma que o torne mais intuitivo;
  • tipografia: opte por um estilo de fonte que seja mais condizente com o estilo que você está adotando no seu infográfico, desde que tenha uma leitura fácil;
  • cores: as cores escolhidas devem estar dentro da paleta da sua marca, para que o conteúdo seja facilmente relacionado à sua empresa;
  • elementos visuais: adicione os elementos visuais (imagens, pictogramas, ilustrações, gráficos, gifs) que vão fazer parte do seu infográfico e que sejam mais condizentes com o seu material;
  • tamanho: o tamanho do seu infográfico será muito importante para a divulgação nos canais escolhidos, pesquise quais são os com melhor performance em cada plataforma;
  • disposição: todo o conteúdo deve ser colocado em locais que tenham boa visibilidade dentro do infográfico, não preencha todos os espaços de forma que os elementos não tenham respiro, os espaços vazios são importantes para guiar o olhar do seu cliente.

Como um infográfico pode ajudar na estratégia digital?

Como abordamos no começo deste post, os infográficos têm uma tendência muito maior de serem lidos pelo seu público-alvo, uma vez que seu conteúdo é de fácil e rápida compreensão, além da disposição visual dos elementos, o tornando ainda mais atrativo. São ótimos para gerar tráfego, leads e aumentar a sua taxa de conversão.

Além disso, os infográficos são muito fáceis de serem compartilhados e tem maior potencial de se tornarem virais. O que ajudaria bastante a visibilidade online da sua empresa. Quanto mais pessoas visualizarem o seu infográfico, mais pessoas vão ter conhecimento sobre o seu negócio.

Eles também podem ser uma ótima oportunidade de trabalhar o branding da sua marca, já que você pode usá-los para reafirmar ainda mais a identidade da sua empresa, gerando maior autoridade em relação a algum assunto específico dentro do seu nicho.

Agora que você já sabe como fazer um infográfico, o que eles são e como podem ajudar no planejamento do seu marketing digital, comece agora mesmo a desenvolver o seu e obtenha ótimos resultados dentro da sua estratégia online.

Se esse conteúdo foi relevante para você, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam a fazer ótimos infográficos.

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