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Em : Web Analytics Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 08 nov 2016
Como usar o Google Analytics?

Você sabe como usar o Google Analytics em seu site? Sabe da importância que essa ferramenta pode ter para as estratégias de marketing digital? Caso tenha respondido “não” para ambas as perguntas, não se preocupe! A seguir você aprenderá o que é e como usar o Google Analytics e concluirá a leitura sabendo o que a empresa deve fazer para extrair o melhor de seu website!

O que é Google Analytics?

Trata-se de um serviço gratuito que começou a ser oferecido pela gigante Google em 2005, e desde então o crescimento fez do Google Analytics um item obrigatório para todos que desejam administrar um website ou aplicar técnicas para otimizar o site para os mecanismos de busca (SEO). Apesar de ser uma ferramenta super completa, não requer nenhum investimento para contar com todos os seus recursos.

Quando uma estratégia envolve o fornecimento de dados importantes sobre site, é natural que haja qualquer receio. Mas, como o Google trabalha com uma política de privacidade que garante o sigilo dos dados, integrar o Google Analytics ao seu site é uma forma plenamente segura de contar com um serviço de alta qualidade.

Como usar o Google Analytics?

Criando, adicionando ou excluindo uma conta

Para começar, é fundamental que o administrador tenha uma conta no Google (Google Account) — isso é um padrão do Google para a utilização de seus serviços. Feito isso, os passos para começar a utilizar o Analytics são muito simples.

Ao acessar a página oficial do Google Analytics e clicar no botão “criar uma conta”, será preciso preencher alguns dados referentes à página de sua empresa, como: nome de conta; nome e URL do website; fuso horário; além de assinalar algumas opções de compartilhamento de dados. Após o preencher todos os campos requeridos e aceitar os Termos de Serviço, você obterá um “ID de acompanhamento”.

Com a ferramenta disponível e pronta para usar, haverá a opção de adicionar um novo site para ser integrado à sua conta do Google Analytics. Para adicionar uma conta, basta clicar na aba “Administrador” e selecionar a opção “Nova conta”. Ao prosseguir, será necessário preencher os mesmos campos solicitados na criação de sua primeira conta.

Por fim, para excluir uma conta ou site, é preciso voltar à aba “Administrador”, clicar em “Configurações da conta” e selecionar o botão “Excluir esta conta”. Como você verá, a própria plataforma faz questão de proporcionar uma interface amigável ao usuário, descomplicando qualquer processo.

Adicionando um código de rastreamento no site

O funcionamento da coleta de dados só tem início quando um código de rastreamento fornecido pelo Google Analytics é inserido no corpo (body) do site. Ou seja, é preciso copiar um código em HTML e inseri-lo no código fonte — caso não saiba como fazer isso, procure ajuda de um especialista (um webmaster ou webdesigner possuem as competências necessárias).

Assim que aplicado o código, acesse novamente a plataforma do Analytics para verificar o seu status. Caso haja algum problema, você verá um ícone de “atenção”. Mas se aparecer um relógio, significa que o código foi aplicado com sucesso e não há nenhum dado coletado. O ideal é que apareça uma confirmação de que o código já está em pleno funcionamento e com alguns dados já coletados.

Acessando os relatórios

O Google Analytics oferece diversos tipos de relatórios bem detalhados para visualizar. Para obter informações relevantes sobre os visitantes, basta criar um Relatório de Visitantes. O Relatório de Fontes de Tráfego, por sua vez, fornece dados sobre os caminhos que o visitante percorreu até chegar ao site da sua empresa. E para saber quais são as páginas mais acessadas, entre outras informações para analisar o desempenho, existe o Relatório de Conteúdo.

Gostou das funcionalidades do Google Analytics? Deseja tirar suas dúvidas? Comente!

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