Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : Social Media Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 02 abr 2018
como-usar-video-marketing-de-forma-efetiva-em-cada-rede-social.jpeg

A maneira como as pessoas se comunicam por meio da internet mudou bastante desde que colocaram uma câmera e conexão de qualidade nos celulares. Hoje em dia, qualquer pessoa pode compartilhar ou visualizar um vídeo em suas redes sociais. Se você tem uma empresa, saber como usar vídeos no seu trabalho de marketing digital faz toda a diferença na sua rentabilidade.

Cada rede social possui suas particularidades com relação ao melhor uso de vídeos. No LinkedIn, por exemplo, você costuma ter mais espaço para conteúdos sérios e mais detalhados, enquanto  Twitter é melhor para postar conteúdos rápidos e divertidos. Entender essas diferenças, assim como os aspectos gerais do vídeo marketing, é fundamental para ter sucesso nesses investimentos.

Para te ajudar um pouco mais com esta tarefa, vamos falar sobre as vantagens dessa prática e como usar vídeos corretamente para se promover nas redes sociais. Acompanhe.

Por que usar vídeos?

Mais informações

Se você já fez alguma postagem de texto longa, deve saber que elas costumam ser menos clicadas e lidas em comparação com mensagens curtas ou imagens. Por isso se presa tanto por usar conteúdos “minimalistas” em qualquer mídia social. Porém, você pode precisar de um pouco mais de tempo e atenção para transmitir toda a mensagem que você precisa.

Nesses momentos, saber como usar vídeos pode ser exatamente o que você precisa. Assim, é possível prender a atenção do público por tempo suficiente para que eles vejam alguma mensagem mais complexa, um conteúdo mais denso ou ao menos busquem outra página com mais detalhes.

Maior captação de clientes

Além de captar a atenção inicial de um novo lead, esses vídeos podem ser ótimas maneiras de convertê-los em clientes. Afinal, vídeos promocionais podem destacar diversas vantagens de seus produtos e serviços em pouco tempo, ou mesmo direcionar o usuário para seu site de vendas. Lá, ele poderá avaliar suas opções e atestar a qualidade do seu trabalho.

Para alcançar esse resultado, o vídeo precisa ser bem elaborado. Informativo, interessante, chamativo, mas, ainda assim, simples e direto. As especificidades da produção podem variar bastante de acordo com seu público e a área onde você atua, mas ainda é uma ótima alternativa aos textos mais longos.

Como usar vídeos efetivamente em redes sociais?

Seja simples, direto e chamativo

Em qualquer rede social, a maioria das pessoas tem seu tempo limitado. Há mais conteúdo sendo criado do que qualquer pessoa jamais seria capaz de assimilar. E todos estão disputando a atenção do público. Para se destacar na multidão, o melhor a fazer é criar chamadas simples e diretas, algo que possa ser compreendido de imediato.

O quão chamativo o modo de como usar vídeos precisa ser varia de acordo com a rede social. As mais voláteis, como Instagram e Twitter, têm um tempo de atenção bem mais curto que a média. Já outras como o LinkedIn e  Facebook, por exemplo, são um pouco mais convidativas a vídeos mais densos. O importante é que o usuário saiba do que o vídeo se trata imediatamente.

Considere as tendências

Mesmo sabendo como usar vídeos online, você ainda precisa acompanhar o resto das redes sociais para ter algum conteúdo relevante. Muitas notícias, novidades, memes e outros tipos de conteúdo representam uma janela limitada de oportunidade para atrair mais leads e captar sua atenção. Enquanto estiver planejando sua agenda de postagens, tenha isso em mente.

Claro, a relação de cada rede social com as tendências é bem diferente. Uma pode estar passando por uma onda diferente das demais, o que faz com que determinados conteúdos não sejam igualmente relevantes em todos os espaços. Porém, há sempre aqueles mais abrangentes, que podem ser compartilhados em todos os locais e gerar bons resultados.

Transmita sua mensagem mesmo sem som

Legendas e reforço visual não servem apenas para os deficientes auditivos. Muitas pessoas desativam o áudio enquanto usam as redes sociais no celular, o que torna um vídeo puramente falado muito menos eficaz. Porém, com legendas embutidas na imagem, todos poderão saber do que se trata sem precisar ativar o som.

Isso é especialmente relevante para mídias sociais que são predominantemente acessadas por aparelhos móveis, como é o caso do Facebook, Twitter e Instagram. Sem reforço visual, você perderá muitos leads. Já outras redes, como  LinkedIn, aceitam conteúdos mais auditivos, pois ainda é bastante utilizada em desktops e notebooks.

Destaque sua própria identidade

O reforço visual que mencionamos não é apenas um monte de cores chamativas. Elas devem ser suas cores. Ao aprender como usar vídeos, você também deve aprender como inserir sua identidade visual em cada um deles. Sem isso, será bem mais difícil para seus clientes mais fidelizados reconhecerem seus conteúdos.

Garantir a consistência da sua imagem é vital em qualquer rede social, sem exceções. Você pode criar pequenas variações de acordo com o espaço em questão ou o tipo de conteúdo, mas todos os seus vídeos devem conter um ponto em comum, algo que leve todos a concluírem de imediato que é você quem está falando. Quanto mais forte for essa imagem, melhor.

Nunca esqueça a chamada para ação

Por fim, mas não menos importante, você deve sempre inserir algum pedido ou chamada no final de seus vídeos. De qualquer conteúdo, na verdade. Mesmo que o objetivo seja chamar a atenção do público, você precisa direcioná-los para outro lugar, como seu e-commerce, página ou outro conteúdo, ou o efeito será reduzido.

O tipo de chamada pode variar um pouco de acordo com a rede em questão. Em geral, levar o leitor para uma página de cadastro, por exemplo, pode não ser muito efetivo em ambientes mais voláteis, como o Facebook ou Twitter. A menos que o conteúdo seja bem impactante e mantenha o público interessado, é melhor tentar fazê-los avançar aos poucos no funil de compras.

Agora que você sabe como usar vídeos em suas redes sociais de forma efetiva, é hora de colocar esse conhecimento em prática.

Quer ver mais dicas interessantes sobre o tema e se tornar um expert do assunto? Então leia nosso artigo sobre como obter sucesso nas mídias sociais.

Analise o SEO do Meu Site Grátis!
Google Partner Premier Bing ADS - Profissional Autorizado Certificação VTEX - Project Manager Certificação VTEX - Reseller Certificação VTEX - Support