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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 13 set 2017
Confira 4 dicas para fazer um fluxo de nutrição que realmente funciona!

Gerar vendas de qualidade é consequência de um fluxo de nutrição bem elaborado, que considera todas as fases da jornada de compra e entrega valor para os leads antes mesmo de eles sentirem que realmente têm uma necessidade.

Muitos dizem que é como um namoro: você primeiro chama a atenção, paquera, manda presentes e cartas de amor, convida para jantar e então faz a proposta final. Apesar de existirem pessoas mais apressadinhas, a ordem natural das coisas é assim!

E quando esse namoro é com um potencial cliente, como fazer um fluxo de nutrição que realmente funciona e leva à conversão?

Acompanhe!

1. Tenha seu objetivo em mente

Todo fluxo de nutrição de leads tem um objetivo majoritário: fazer com que as pessoas se engajem com a sua marca e se preparem para a compra, que virá mais cedo ou mais tarde. Em outras palavras, ele educa sua audiência para que ela possa tomar uma decisão mais rapidamente.

Enquanto o consumidor não está pronto para comprar, o que você faz é conectar conteúdos que façam ele se aprofundar no assunto e então tomar a decisão. Uma newsletter pode direcionar para o download de um e-book, que abrirá caminho para um webinar, que fará uma oferta de valor.

É uma sequência de ideias que deve ser planejada e preparada para convencer seus leads de que sua empresa é a melhor solução!

2. Segmente e personalize

Cada pessoa tem suas próprias necessidades e maneiras distintas de resolvê-las. Enquanto um lead prefere assistir vídeos, outro prefere ler um e-book. Um pode querer a solução A, enquanto o outro precisa da solução B.

A segmentação, neste caso, é essencial para que você torne seu fluxo de nutrição assertivo e eficaz, sem fazer rodeios. Cada interação com o lead deve gerar nele uma reação, o que faz da personalização um mecanismo bastante eficiente para demostrar que sua empresa está preocupada com cada lead individualmente.

3. Crie ofertas de valor diferenciadas

A principal ferramenta de nutrição de leads é o e-mail marketing, tanto por sua versatilidade quanto pela possibilidade de entregar mensagens diretamente ao destinatário, sem intermediários.

Como há leads buscando soluções diversas, o ideal é diversificar também suas ofertas de valor para atrair o maior número de conversões. Por exemplo, você pode enviar um cupom de desconto para um lead e um conteúdo exclusivo para outro, dependendo da jornada de compra que eles vêm realizando.

Lembre-se de alinhar necessidade, estratégia e valor, a fim de garantir o envolvimento de cada lead com suas ações de marketing.

4. Analise os resultados

A grande vantagem de trabalhar com fluxo de nutrição na Internet é que você pode acompanhar os resultados em tempo real, ajustando sua estratégia segundo as percepções levantadas sobre as reações dos consumidores.

Quais materiais têm maior aceitação, que dia da semana gera mais aberturas, quantos cliques são dados na sua newsletter, quantos acessos ao site decorrem desta estratégia: tudo pode  ser mensurado e analisado para dar suporte a novas decisões.

Todo fluxo de nutrição levará a um tipo de conversão, seja um download, o preenchimento de um formulário, um contato com sua empresa ou uma venda. Mas você sabe o que é taxa de conversão e qual sua importância?

Continue o seu aprendizado com a gente!

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