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Em : Mídia Display Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 23 jul 2018
Confira 4 vantagens do remarketing na rede de pesquisa

Algumas pessoas acreditam que a propaganda da empresa é um investimento pontual, que só tem efeito no primeiro encontro entre marca e cliente. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Uma boa campanha é considerada no médio e longo prazo, buscando resultados mais consistentes. Esse é um dos motivos para o remarketing na rede de pesquisa ser tão adotado.

Caso você não conheça o termo, remarketing pode ser traduzido como “fazer marketing novamente”. Trata-se de uma ferramenta do Google que te permite alcançar um lead que já tenha visitado sua página, mantendo a presença da sua marca. Por exemplo, se você pesquisar por um carro para comprar, pode ser que continue vendo anúncios do mesmo site que visitou ainda agora por vários meses.

Essa estratégia já se provou muito eficaz para diversos negócios. Se você quer investir mais na taxa de conversão do seu negócio, então veja aqui com o remarketing na rede de pesquisa pode te ajudar.

Quais vantagens ele apresenta?

1. Campanhas mais focadas

Como você já deve saber, manter o foco em suas estratégias de marketing é a melhor maneira de conseguir vendas. Vale mais a pena agradar a maior parte de um pequeno grupo do que tentar agradar a todos e fechar quase nenhuma venda. E se for possível focar em um indivíduo, melhor ainda.

Estratégias de remarketing, por definição, só se preocupam com os leads que já executaram alguma ação dentro da sua página, como pesquisar preços, colocar produtos no carrinho de compras, fechar um pedido ou baixar algum material. O número de leads nesses estágios é bem menor e você provavelmente já terá informações suficientes para direcionar o material certo a cada indivíduo aqui.

2. Melhores chances de evitar o “carrinho abandonado”

Não é raro encontrar alguns leads que estavam prestes a se tornarem clientes da empresa, mas desistiram no último minuto. Seja por insegurança, outras opções ou apenas perda de interesse. Em todo caso, essas pessoas têm maior potencial para fechar negócio, bastando apenas um pequeno empurrão.

Nesse cenário, colocar pequenos anúncios em futuras pesquisas desse lead pode ser suficiente para terminar o processo de venda. Especialmente se eles envolverem alguma promoção, oferta ou bônus limitado àquele momento. Basta saber quais materiais têm maiores chances de conversão.

3. Possibilidade de personalização

As campanhas de remarketing na rede de pesquisa também apresentam a possibilidade de diferenciar seu conteúdo de acordo com o tipo de lead que está observando. Graças à grande quantidade de dados disponível online, não é difícil segmentar ainda mais esse público e criar materiais com taxa mais elevada de conversão.

Por exemplo, se um determinado grupo de leads abandona seu site após buscar um produto específico em determinada faixa de preço e não encontrar o que busca, você pode enviar uma oferta enquanto ele continua a navegar. Dessa forma, se ele ainda estiver realmente interessado, há uma boa chance de que ele note seu anúncio, volte ao site e compre a oferta.

4. Boa integração com diversas campanhas

Além de ser uma boa estratégia por si só, o remarketing tem seu maior potencial quando aplicado em conjunto com outras táticas, como inbound marketing, redes sociais, entre outras. Afinal, você precisa captar seus leads antes de poder acompanhar suas pesquisas e reforçar sua marca.

Um exemplo comum é inserir outras formas de anúncio nas redes de pesquisa, direcionando o lead para seu canal de conteúdo ao invés do produto. Se o visitante demonstra que não está preparado para fechar negócio ainda, vale mais a pena enviá-lo a um material que faça parte da sua estratégia inbound, levando-o pouco a pouco de volta ao seu site e à compra.

Como aplicar o remarketing na rede de pesquisa?

Planejamento e otimização de palavra-chave

Praticamente todo marketing digital começa aqui. A seleção adequada de palavras-chave é o principal fundamento para maior captação de leads, engajamento e, claro, para o remarketing.

Se o termo escolhido estiver de acordo com o que o visitante realmente busca, então seu trabalho posterior tende a ser mais eficiente. Se, pelo contrário, a busca não gerar o resultado esperado para o usuário, então não adiantará muito continuar exibindo seus anúncios.

Registro automático de visitas

Esse tipo de estratégia funciona por meio de listas de perfis, ou seja, cada visitante é colocado em uma grande lista, junto com todos os outros leads daquele tipo. Porém, fazer esse registro manualmente consumiria muito tempo e energia, tornando todo o processo inviável.

Por isso essa ferramenta trabalha com o registro automático de perfis. Durante a navegação, é instalado um cookie de rastreamento no navegador do visitante. Assim você poderá captar imediatamente o perfil daquele lead e sinalizar para os anúncios do Google quais materiais devem ser exibidos.

Segmentação de acordo com a ação do lead

Como já mencionamos, ser específico em suas campanhas é a melhor forma de elevar seus resultados. E você pode fazer a mesma coisa em sua estratégia de remarketing na rede de pesquisa. Se um lead visitou seu site em busca de um produto específico, o anúncio deve ser diferente daquele enviado ao que fez uma busca mais geral.

Esse tipo de segmentação ajuda a otimizar seu trabalho de conversão sem adicionar muitos custos extras à sua campanha. Basta criar algumas variações de banners e anúncios e você já terá mais que o suficiente para todos os usuários.

Criar um plano de fidelização

Claro, nenhuma campanha acaba quando você fecha a venda. Na verdade, boa parte do trabalho de remarketing é direcionado ao processo de pós-venda, garantindo que o mesmo cliente continue sendo um lead em potencial no futuro. Se você tiver um plano para fidelizar cada visitante, já estará em grande vantagem.

Investir na retenção desses leads é a forma mais simples e eficaz de manter uma rentabilidade consistente em seu negócio. Se uma pessoa está acostumada a lidar com sua marca, a vê com frequência e confia na qualidade do seu trabalho, será bem mais fácil convencê-la a comprar novamente com sua empresa.

Com todas essas informações sobre remarketing na rede de pesquisa, você já deve estar mais interessado nessa estratégia. Se quiser ajuda para implementá-la do jeito certo, entre em contato com a Performa Web e veja como podemos facilitar o seu trabalho.

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