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Em : Social Media Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 09 fev 2015
Elementos essenciais de uma estratégia de social media

Vemos constantemente que diversas marcas e empresas se expõem nas redes sociais sem planejamento e com o pensamento equivocado de que “não podem ficar de fora, pois todos estão lá”. Com isso, acabam sendo apenas mais um perfil sem grande relevância nesse mar de posts e “likes”. É ainda pior quando o canal, sem nenhuma estrutura e estratégia, se torna o “Muro das Lamentações” dos clientes. Para essas empresas o melhor seria nem ingressar no universo de social media, que demanda atenção e cuidados.

Mas para aquelas que resolvem aceitar esse desafio com objetivos definidos, damos algumas dicas para ter uma estratégia competitiva e não ser apenas mais um canal.

1.    Pesquisa e Estratégia

Antes de criar o conteúdo e começar a postar é preciso entender o ambiente social em que a marca estará inserida, conhecendo o público, o mercado e a concorrência. Com essas informações, é possível definir a estratégia de atuação: canais mais importantes para marca, como falar com o público, linhas editoriais, periodicidade de postagens, promoções, etc. Além disso, deve ficar claro o objetivo do canal para o negócio.

2.    Conteúdo

O conteúdo deve ser criativo e atrativo, mas principalmente, deve engajar o público-alvo e leva-lo a clicar, curtir, compartilhar e comentar. É importante sempre estimular conversas com os usuários. A atuação de um community manager também é um bom recurso para fomentar discussões.

3.    Promoção

Cada vez mais o volume de pessoas impactadas de forma orgânica diminui, com isso as marcas se veem obrigadas a utilizar mídia paga. É importante destinar parte da verba de marketing para isso. O maior benefício desse recurso é a segmentação das campanhas, ou seja, impactar o público mais relevante para o seu negócio.

4.    Monitoramento

Tem como função principal olhar a saúde da marca, observando o impacto que as ações tiveram e gerando um bom relacionamento com os usuários. Uma parte importante nesse processo é uma equipe dedicada de SAC 2.0 para responder dúvidas e questionamentos o quanto antes.

5.    Métricas

A análise das métricas é uma etapa imprescindível em social, pois através dela é possível entender o desempenho das ações. É importante ter a clareza de quais análises são mais relevantes para o negócio, pois dados em excesso apenas complicam. Esses insumos são obtidos através de recursos fornecidos pelos canais sociais e por algumas ferramentas (pagas e gratuitas). As análises são essenciais para tomar decisões futuras e identificar eventuais falhas na sua campanha.

Bora definir a estratégia de social da sua empresa? E se precisar de ajuda é só falar com a gente! =D

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