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Em : Mobile Marketing Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 29 out 2018
Entenda como o chatbot marketing é usado e conheça suas vantagens!

O avanço da tecnologia tem andado de mãos dadas com as estratégias de marketing nos últimos tempos. Em meio a esse cenário de oportunidades, o chatbot marketing vem se destacando como uma tendência para o futuro quando falamos em relacionamento com o cliente.

A conexão entre as ferramentas tecnológicas e o marketing tem gerado bons frutos para ambos os lados da moeda: para as empresas, os custos são drasticamente reduzidos e o alcance é altamente potencializado, e para os clientes, a boa experiência torna-se cada vez mais o foco de todo o processo.

Os chatbots têm fortes contribuições nesse desenvolvimento do mercado. Cada vez mais empresas têm adotado essa ferramenta, saindo na frente dos concorrentes. A seguir, abordamos mais sobre os chatbots, o seu uso no marketing, as suas vantagens e alguns cases de sucesso. Confira!

Afinal, o que é chatbot?

O chatbot (“chat”: conversa; “bot”: robô) é um software que automatiza a interação com usuários on-line a partir de dados predefinidos pela empresa e uma linguagem que simula a interação humana. É um meio de relacionamento com os clientes mais íntimo que os e-mails e mais imediato que as conversas em redes sociais.

Os chatbots fazem parte da chamada “inteligência artificial” ou AI (Artificial Inteligence) e apresentam funcionalidades que variam de acordo com a capacidade de armazenamento e aprendizado do software, conforme as interações acontecem. Muitos bots apresentam nome e caracterização única para humanizar a relação.

Por outro lado, embora a ideia seja permitir que o usuário sinta que está dialogando com outro ser humano, não é interessante para a estratégia automatizar todos os pontos do relacionamento com o cliente, pois pode haver questões que exijam a intervenção de setores da equipe para garantir uma boa experiência ao cliente.

Como o chatbot é usado no marketing?

O chatbot é uma importante ferramenta para a estratégia de marketing digital de uma empresa. Entre os objetivos do chatbot marketing, destacam-se a facilidade na coleta de dados sobre o público, o atendimento personalizado e a qualificação de leads.

A seguir, entenda melhor cada um desses pontos.

Coleta de dados sobre o público

A coleta de dados a respeito do público-alvo da empresa é essencial para tornar a estratégia de marketing cada vez mais focada no cliente. Em vez de adotar monótonos formulários para essa tarefa, os quais estimulam a fuga do cliente, por que não fazer esse processo durante uma conversa com um bot?

Dessa forma, a captação de informações torna-se quase natural, uma vez que o usuário se sente envolvido com as perguntas do bot, reduzindo a chance de fuga.

Atendimento personalizado

Não há dúvida de que, quanto maior a personalização do atendimento, mais o cliente se sente parte importante de algo maior. O chatbot marketing contribui para esse objetivo, uma vez que apresenta linguagem alinhada com a persona da empresa, encontra-se disponível 24 horas por dia e pode fazer vários tipos de sugestões de acordo com o público.

Qualificação de leads

A partir do diálogo com um usuário que já estabeleceu algum tipo de contato mais direto com a empresa e forneceu alguma informação (como e-mail, telefone etc.), o bot tem a capacidade de movimentá-lo no funil de vendas.

O bot pode, por exemplo, direcionar o cliente ao setor de vendas, sugerir artigos relacionados à dúvida apresentada ou simplesmente parar de investir naquele usuário.

Quais são as vantagens do chatbot marketing?

Se você chegou até aqui, percebeu que o uso do chatbot na estratégia de marketing traz funcionalidades interessantes. A seguir, abordamos algumas de suas vantagens.

Disponível em múltiplos canais

Hoje, a adoção do chatbot está disponível em redes como Facebook, Twitter e WhatsApp, além da possibilidade de vinculá-lo à plataforma do site principal da empresa, o que é muito vantajoso para os e-commerces em especial, uma vez que o cliente conta com a oportunidade de dialogar com a empresa enquanto faz uma compra.

Automatiza processos

O chatbot fica com todo o trabalho de tirar dúvidas frequentes e encaminhar os usuários para setores ou serviços específicos. Essa automação proporciona uma economia para a empresa em gastos e tempo com recrutamento e seleção para funções tão básicas.

Consequentemente, os clientes obtêm respostas mais rápidas, e os colaboradores podem ser aproveitados melhor para atuações mais estratégicas dentro da empresa.

Dinamiza a venda on-line

Uma vantagem dos chatbots muito explorada atualmente é a capacidade de os robôs sugerirem itens da loja virtual relacionados ao perfil do usuário, a partir da padronização de comportamentos parecidos na jornada de compra. Além disso, muitos bots já permitem que o cliente finalize a compra durante o bate-papo.

Como as empresas estão usando o chatbot marketing?

A adoção do chatbot não se restringe a determinado segmento ou objetivo. É, de fato, uma ferramenta que se adapta a diferentes finalidades e mercados. Para exemplificar essa característica universal e dinâmica do chatbot marketing, separamos alguns cases de sucesso de diferentes áreas com o software. Acompanhe!

Uber

A empresa de motoristas particulares Uber já conta com a possibilidade de os usuários solicitarem uma corrida diretamente do Facebook Messenger. Sem a necessidade de entrar no aplicativo, o usuário pode solicitar uma corrida a partir do bate-papo com outra pessoa.

Pizza Hut

A pizzaria Hut permite que o usuário vincule a sua conta à conta da empresa para receber ofertas personalizadas de acordo com o histórico de pedidos. Além disso, é possível fazer o pedido diretamente do Facebook Messenger. Essa opção também está presente no Twitter da empresa.

Pyong Lee

O chatbot ganhou espaço até mesmo com os influencers digitais. O mágico e youtuber Pyong Lee é um bom exemplo. O bot da sua página no Facebook faz chamadas para lives e oferece materiais. A linguagem em primeira pessoa e a descontração criam a sensação de que é o próprio Pyong quem conversa com o usuário.

Washington Post

Um dos principais jornais americanos, o Washington Post, envia as principais notícias do dia aos seus seguidores por meio do bot no Facebook. Os usuários podem optar por ver publicações parecidas e saber sobre algum tópico específico da notícia ao questionar o robô.

Magazine Luiza

No Brasil, o Magazine Luiza ganhou, na categoria público, o prêmio Bots Brasil Awards 2017 com o seu software chamado “Lú”. Ele ajuda os usuários que já fizeram um pedido no e-commerce e que desejam tirar as últimas dúvidas antes de finalizar a compra.

Portanto, o chatbot marketing é um investimento valioso para a reputação da empresa no mundo digital. A tendência é que essa ferramenta seja cada vez mais explorada por diferentes segmentos e conte com melhores evoluções para as próximas décadas, pois as pesquisas científicas em inteligência artificial não param de despertar inovações.

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