Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : Social Media Comentários : 1 Autor : Bruno Souza Data : 23 jan 2018
Entenda o que é monitoramento e gerenciamento de redes sociais​

Hoje, trabalhar as redes sociais não é mais uma opção: é, na verdade, uma das estratégias mais interessantes para empresas que querem ter sucesso. No entanto, algumas coisas se perdem no processo de planejamento e implementação: o que é monitoramento e o que é gerenciamento de redes sociais?

Entender essas duas ações diferentes é fundamental para garantir que seu negócio caminhe da melhor maneira possível  e que você consiga tirar proveito de todas as ações que serão realizadas nas plataformas sociais para a sua empresa.

Para ajudá-lo nessa missão, criamos este conteúdo completo sobre redes sociais e tudo que você precisa saber sobre seu monitoramento e gerenciamento!

Vamos lá?

Qual é a importância das redes sociais para o crescimento da sua empresa?

As redes sociais são ferramentas importantíssimas de comunicação direta com seus clientes e prospects. Graças a elas, uma imensa barreira foi quebrada: houve uma época em que apenas a empresa conseguia comunicar-se diretamente com seus clientes e prospects, e esses, por sua vez, não tinham um canal de suporte para resposta.

Hoje, com as plataformas sociais, é possível que o público também seja responsável pela criação de conteúdo, expondo suas experiências, problemas, opiniões e dando dicas de melhorias e aprimoramentos dentro da sua própria companhia, em relação ao atendimento, aos produtos ou aos serviços.

Devido a isso, as empresas que aproveitam as redes sociais de forma correta conseguem absorver uma quantia imensa de informações sobre o seu público e, se bem utilizadas, conseguem otimizar seu diferencial competitivo e transformar os resultados do seu negócio.

Pensando nisso, entender o monitoramento e o gerenciamento de redes sociais e colocá-los em prática com maestria pode afetar positiva e diretamente a lucratividade da sua organização.

O que é monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais significa acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa, com quem estão comentando, o que conhecem a respeito do seu negócio, em quais canais têm falado etc.

Tudo isso é importante para entender de onde veio cada tipo de comentário, se são influenciadores, quais são as melhores formas de resolver esses conflitos e como utilizar-se de reclamações para transformar a sua marca em algo notável e querido dentro do mercado.

O monitoramento também ajuda a visualizar como estão sendo recebidas as ações de marketing feitas nas suas redes sociais, que tipo de resultado elas estão gerando e quais resultados são esses.

A partir disso, você será capaz de tomar a decisão de continuar ou rever os esforços de marketing nessas plataformas.

O que é gerenciamento de redes sociais?

Já o gerenciamento de redes sociais trabalha a efetivação das ações planejadas para essas plataformas. Ou seja, é o famoso “pôr a mão na massa”, aproveitando todas as informações que você conseguiu coletar com o seu benchmarking, como o que os concorrentes estão fazendo, como o seu público-alvo gosta de se comunicar, em quais ferramentas ele prefere buscar essas informações, que tipo de atendimento ele prefere etc.

Junto às informações sobre os seus clientes e suas preferências, também cabe, no gerenciamento de redes sociais, a escolha do investimento, das plataformas, dos horários ideais e das melhores publicações a serem realizadas para atingir seus objetivos de marketing.

É muito comum confundirem o gerenciamento com o monitoramento das redes. Por isso, entender cada um e como cada uma dessas ações funciona é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Quais as vantagens do monitoramento de redes sociais?

Agora que você já sabe o que é o monitoramento de redes sociais, está na hora de entender também por que é tão importante manter esse cuidado na hora de fazer uma estratégia com foco nas plataformas:

Ajuda a entender as preferências de consumo dos clientes

O monitoramento ajudará a entender quais são as preferências de consumo dos seus clientes, quais produtos são mais vendidos e quais trazem mais problemas e insatisfações para a sua base de clientes.

Essas informações serão coletadas por meio de comentários realizados nas plataformas digitais pelos usuários.

A importância disso? Hoje, o novo consumidor se baseia muito na opinião e na experiência de amigos e familiares antes de comprar um determinado produto ou contratar um serviço. Por isso, é preciso que seus clientes, independentemente do grau de influência, estejam satisfeitos com o seu negócio.

Ajuda na gestão de crises

E, claro, quanto antes você identificar conteúdos com críticas e reclamações sobre sua empresa, melhor. Mais rápido você conseguirá gerenciar suas crises e o quanto antes você poderá reverter o processo, podendo transformar uma reclamação em um cliente fidelizado pelo atendimento e atenção recebidos.

Quais as vantagens do gerenciamento de redes sociais?

Já no gerenciamento de redes sociais, conseguimos encontrar algumas vantagens que podem ser muito estratégicas se feitas corretamente:

Aumenta o engajamento com a marca

A primeira delas é aumentar o engajamento com a marca. Com conteúdos mais interativos, você conseguirá levar a sua marca a públicos que ainda não foram impactados pelas suas mensagens ou que ainda não conhecem o seu negócio.

O segredo, aqui, é investir sempre em postagens que estimulem o engajamento.

Melhora a fidelização

E, claro, a melhoria da fidelização. Lembre-se de que as redes sociais são canais para encurtar a comunicação entre empresa e cliente e, por isso, precisam ser trabalhados também com o pós-venda. Tenha sempre uma equipe disposta e pronta para ajudar com resolução de problemas, tirar dúvidas, ou, até mesmo, servir de suporte para indicar um produto complementar. Quanto mais você trabalha a proximidade junto ao seu cliente, melhor!

Entender a diferença entre gerenciamento de redes sociais e monitoramento das redes é o ponto-chave para encontrar os melhores resultados para a sua empresa, aproveitando tudo que essas plataformas têm para oferecer. Por isso, lembre-se sempre de alinhar-se à sua equipe de marketing ou de contratar uma agência especializada para dar suporte às suas ações de redes sociais!

Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dúvida? Quer entender mais sobre o tema e descobrir como transformar sua empresa por meio das plataformas sociais? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo!

(1) Comments

  1. Pedro Pelegrini 20 de fevereiro de 2018 at 11:50 Reply

    Muito bom!!!

Leave a Comment

Analise o SEO do Meu Site Grátis!
Google Partner Premier Bing ADS - Profissional Autorizado Certificação VTEX - Project Manager Certificação VTEX - Reseller Certificação VTEX - Support