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Em : Social Media Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 18 abr 2018
Entenda o que é Social Media Optimization (SMO) e qual sua importância!

As redes sociais já são um componente fundamental na divulgação de praticamente qualquer negócio. Investir nesses espaços é uma excelente forma de analisar seus concorrentes, ter maior visibilidade e, principalmente, captar mais leads e fidelizar clientes. Porém, se você já sabe o que é SMO, ou ao menos ouviu falar do termo, deve entender que há várias formas de tornar esse meio ainda mais rentável.

SMO é uma abreviação para “Social Media Optimization” ou “Otimização de Mídias Sociais”, em bom português. Como o nome indica, é um conjunto de práticas que buscam melhorar a relação custo-benefício de seus investimentos em redes sociais, obtendo mais clientes de alto valor com menor investimento.

Se você ainda não conhecia esse termo, é uma boa hora para começar a estudá-lo. Para te ajudar nessa tarefa, vamos falar da importância do SMO e explicar como você pode aplicá-lo. Acompanhe!

Por que é importante entender o que é SMO e como usá-lo?

Reduz o custo total de marketing em redes sociais

Grosso modo, a palavra “otimização” significa “fazer mais com menos”. Um aparelho eletrônico otimizado, por exemplo, consegue realizar seu trabalho consumindo o mínimo de energia necessário. Da mesma forma, um trabalho otimizado de redes sociais permite que você alcance mais leads com um investimento menor.

Muitas das práticas de SMO buscam encontrar a combinação mais adequada de variáveis para elevar a qualidade do seu marketing digital. Ao estudar um pouco sobre esses componentes e como eles interagem, você logo conseguirá que seus conteúdos e interações tenham uma taxa de retorno muito acima da média.

Melhora a integração entre social media e outros canais

Além de melhorar o trabalho dentro das próprias redes sociais, os efeitos desse investimento podem se estender para outros espaços, desde que você os use corretamente. Na verdade, integrar mídias sociais a outros canais de divulgação, como anúncios ou seu próprio site, eleva consideravelmente sua produtividade.

Uma forma de integrar esses investimentos é redirecioná-los entre si. Por exemplo, uma postagem que leva para o seu blog, que leva a um de seus produtos, que oferece algo àqueles que visitarem sua página. Esse loop pode aumentar consideravelmente a efetividade dos seus investimentos, além de elevar sua taxa de fidelização.

Evita o choque de conteúdo

Além de saber o que é SMO, também é muito importante saber o que é o choque de conteúdo. De forma simples, é o que acontece quando um usuário tem mais itens para visualizar do que seu cérebro pode assimilar. É o excesso de informação já típico na vida de quem usa a internet com frequência.

Quando seu lead se depara com isso, as informações, anúncios e postagens de diferentes fontes se “chocam”. E, se você não tiver algo chamativo o suficiente, ele escolherá seus concorrentes. Otimizar seus investimentos em redes sociais também envolve usar seus recursos de modo a reduzir a chance desse choque, ou seja, de modo que você tenha menos empresas com as quais disputar a atenção de seu público.

Maximiza a interação com seu público

Por fim, mas não menos importante, redes sociais são espaços perfeitos para troca e compartilhamento de informações. Na verdade, é isso que torna esses espaços tão eficientes na divulgação de serviços e produtos. Se a empresa for bem recebida pelo seu público, ele mesmo vai divulgá-la.

Um dos pontos centrais do SMO é justamente fazer com que mais pessoas visualizem e compartilhem seus conteúdos. Dessa forma, o alcance de cada postagem será ainda maior, o que leva a mais leads e, consequentemente, a mais clientes.

Como alcançar esses resultados?

Use elementos visuais em suas postagens

Como já dissemos, há muito mais conteúdo nas redes sociais do que o cérebro humano pode assimilar. Sabendo o que é SMO, você quer que seus leads notem sua postagem primeiro para reservar um espaço em sua atenção. E uma das melhores formas de fazer isso é com imagens e vídeos bem diretos.

A maioria das pessoas não tem tempo para ler textos muito longos e monótonos, ou não tem interesse em fazê-lo dentro da própria rede social. Ter uma imagem chamativa e um link para um artigo na mesma postagem costuma ser mais eficiente do que puro texto.

Estimule o compartilhamento e a interação

Como o nome diz, mídias sociais são feitas para socializar. Quanto mais discussões e trocas de conteúdo você puder levantar dentro da sua página, melhor. Dessa forma, sua postagem ganha maior relevância e alcance, o que pode atrair novos leads.

Além disso, você pode otimizar certas campanhas oferecendo uma recompensa para quem compartilhar sua postagem. Por exemplo, cupons de desconto ou produtos gratuitos para aqueles que marcarem três amigos em uma postagem. Esse é um método bem eficiente para promover interação e ampliar seu alcance ao mesmo tempo.

Reutilize conteúdos que ainda são relevantes

Entendendo o que é SMO, você pode concluir que, se possível, o melhor é reciclar qualquer postagem ou conteúdo que se mantenha relevante. Dessa forma, você pode obter mais algum alcance sem ter necessariamente que reinvestir.

As formas mais comuns de fazer isso são: repostar conteúdos antigos que façam sentido no contexto atual e compartilhar uma mesma postagem em diferentes momentos, para atingir a maior parte da sua audiência. Se você seguir esses dois métodos corretamente, poderá elevar bastante a rentabilidade de cada postagem.

Programe postagens para a hora certa

Em qualquer rede social, você pode notar que há um horário específico em que a maior parte da sua audiência está online e disposta a visualizar seus conteúdos. Encontrar esses horários é fundamental para elevar a produtividade das suas postagens, sem a necessidade de investimento adicional.

Para isso, você deve fazer alguns testes e comparar os resultados. Pode ser que leve algum tempo para encontrar os horários ideais, mas assim que você obtiver esses dados, verá que seus investimentos serão compensados rapidamente.

Agora que você entende o que é SMO e como essa prática pode beneficiar seu negócio, é hora de começar a investir nos seus canais de mídias sociais. Quer continuar recebendo mais dicas relacionadas a esse assunto? Então, assine nossa newsletter agora e receba nossos melhores conteúdos em primeira mão.

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