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Em : Web Analytics Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 01 mar 2018
Entenda o que é Web Analytics e como aplicá-lo no marketing

É praticamente inconcebível pensar em uma empresa que não tenha, nem que seja, um simples site hoje em dia, não é mesmo? No entanto, muitas delas desconhecem o fato de que não basta ter um site, mas é preciso monitorar o comportamento dos seus usuários constantemente por meio de algumas ferramentas disponíveis no universo digital: como o Web Analytics, por exemplo.

Sabemos que o marketing digital tem sido o grande trunfo para as empresas venderem mais, porém, muitas delas não têm feito uso inteligente dessa ferramenta poderosa, ou nem mesmo desconfiam como a análise dos dados colhidos no mundo virtual é importante para direcionar suas novas ações.

É exatamente nesse contexto que o Web Analytics entra. Quer saber mais? Então continue com sua leitura!

Mas, o que é Web Analytics mesmo?

Web Analytics é uma ferramenta cujo objetivo se concentra na coleta e na análise de dados deixados pelos usuários, em seu site ou plataforma ou em outras ferramentas externas de Big Data. A organização e o estudo desses dados permitem que a empresa otimize suas ações de forma mais eficiente.

Em outras palavras, essa ferramenta estratégica permite que o empresário tenha um controle muito maior acerca daquilo que o seu cliente deseja, podendo, desse modo, estruturar melhor o seu produto e suas técnicas de marketing digital, visando, consequentemente, a alavancar suas vendas e conquistar mais clientes.

O que essa ferramenta pode proporcionar à minha empresa?

Antes de qualquer outra coisa, é importante frisar que o Web Analytics não é um aplicativo que você baixa no seu computador e, logo em seguida, faz com que suas vendas e seu tráfego cresçam de um dia para o outro.

Essa ferramenta ajuda muito a otimizar suas técnicas de marketing, entretanto, será necessário que você monte uma estratégia a partir dos dados fornecidos, só então será possível alcançar tais objetivos.

A lógica do Web Analytics está pautada no princípio fundamental do marketing digital, que consiste na centralização do cliente e de seus desejos. Mas, para conseguir alcançar esse princípio, é preciso conhecer a mente dos consumidores, observar como eles agem e fazer uso inteligente dessas informações para atraí-lo.

Como usar o Web Analytics na prática?

Como explicado anteriormente, de nada adianta uma estratégia fenomenal se, antes da sua execução, você não compreender os interesses dos seus usuários, ou seja, a coleta de dados realizada pelo Web Analytics é essencial para toda e qualquer estratégia de marketing digital de sucesso.

Entretanto, esses dados, infelizmente, não caem do céu e, para coletá-los, é preciso que você utilize alguma ferramenta do Web Analytics. Abaixo, estão 3 das principais ferramentas e uma pequena descrição sobre seu funcionamento.

Google Analytics

Essa plataforma é completa e, sem sombra de dúvidas, uma das mais usadas para se obter os dados dos usuários. Um dos principais motivos do seu sucesso advém do fato de ela manter uma logística extremamente simples e prática, além de obter dados organizados e completos sobre seu site.

Dentre suas funções, estão:

  • acompanhamento em tempo real dos dados acessados no site;
  • características dos visitantes do site;
  • origem do tráfego;
  • comportamento dos usuários;
  • dados sobre as conversões.

Adobe Analytics

Essa plataforma, embora muito parecida com o Google Analytics, tem a vantagem de também atender aos varejistas que necessitam intercruzar os dados de suas lojas com os negócios digitais. Essa plataforma é um pouco mais complexa, entretanto, o seu serviço também é bastante útil às empresas.

Ela pode fornecer dados mais completos sobre seu público-alvo e permitir uma análise real time de informações importantes sobre a segmentação de clientes em vários canais digitais.

Tableau

Com seu design extremamente atrativo, por apresentar tabelas e gráficos coloridos, essa ferramenta é essencial para aquelas empresas que geram inúmeros dados em pouco espaço de tempo. Além do mais, ela permite a interação com outros tipos de programas, como o Haddop e o Salesforce.

Como o Web Analytics interage com o Marketing?

O consultor administrativo Peter Drucker afirmou o seguinte: “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e  venda-se sozinho.”.

Com essa simples frase, a pergunta acima é respondida de forma genial, pois a base do Marketing é o conhecimento acerca do usuário — e o Web Analytics fornece essa sabedoria, por meio de dados, de forma monumental.

Mas, como já citado, não basta obter dados, é preciso aprender a usufruir deles o máximo possível. E saber fazer as perguntas certas é o segredo da análise de dados. Vejamos mais sobre esse ponto!

Análise descritiva

A análise descritiva tem como foco as informações do presente, ou seja, fornece dados seguros que permitem uma tomada de decisão no presente momento ou servem de insights para as análises preditivas e prescritivas que estão relacionadas com ações futuras.

A análise descritiva permite o cruzamento de informações que podem auxiliar a empresa em um determinado momento, como a análise de crédito, por exemplo.

Análise preditiva e prescritiva

A análise preditiva e prescritiva consiste em uma apuração que antecipa algumas ações dos usuários em relação a um determinado produto ou serviço. Mas isso só é possível a partir de uma análise de dados que permitiu o mapeamento dos principais interesses dos clientes, isto é, esses 2 tipos de análises permitem que você preveja informações do futuro e perceba as consequências de cada ação.

Essa análise de dados mais aprofundada permite uma maior consciência em relação às ações de Marketing a serem executadas. Dessa forma, suas estratégias vão alavancar as vendas e inverter a lógica de compra, ou seja, trazer o cliente até o produto e não precisar levar o produto até o cliente.

Quais as principais métricas?

Quem lida com o marketing digital sabe que as métricas são peças fundamentais para mensurar o sucesso de uma estratégia. Os dados fornecidos pelas várias métricas servem não somente para que você compreenda os resultados dos seus investimentos, como também para orientar suas novas ações.

Embora haja muitas métricas no mundo digital, duas delas são essenciais para a empresa, independentemente do segmento de negócio. Entenda:

  • CAC (Custo de aquisição por clientes): permite que você saiba quanto está gastando para conquistar um novo cliente;
  • LTV (Lifetime Value): também conhecida como Valor do Tempo de Vida do Cliente, essa métrica refere-se ao valor que o cliente gasta com seus produtos ou serviços durante o período de relacionamento com a empresa.

Como se dá o planejamento de marketing?

Todo profissional de marketing tem total noção de que uma das etapas mais complexas na montagem de um projeto está no planejamento, pois ele será o responsável direto pelo sucesso ou fracasso das estratégias.

Nesse sentido, torna-se evidente que os dados dos usuários, obtidos por meio do Web Analytics, são essenciais para facilitar e, até mesmo, aperfeiçoar seu planejamento de marketing.

Atentando a tudo o que foi explanado até o momento, percebe-se que o Web Analytics é um dos maiores aliados do marketing atualmente e, de certa forma, torna-se, cada vez mais, indispensável para o bom desempenho das empresas ao redor do mundo.

Agora que já sabe como o Web Analytics pode ajudar a melhorar a performance das suas estratégias de marketing digital, é hora de começar a aplicá-lo, você não acha? Se precisar de ajuda, é só entrar em contato conosco! Estamos aqui para ajudá-lo!

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