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Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 11 out 2018
Escaneabilidade do texto: por que isso é tão importante para meu blog?

Você não pode discordar que a leitura na atualidade não é a mesma há 40 ou 50 anos, correto? Mas então o que mudou nesse período? 

A resposta é simples: os nossos meios de leitura. Há alguns anos, os materiais impressos eram a única forma de acessar informações importantes do dia a dia. Hoje, basta perceber quantas guias são abertas no desktop ou quantas novas notícias lemos pelo mobile.

Isso mostra como nos tornamos ágeis e ansiosos, e os conteúdos digitais precisaram se adaptar a essa mudança. É com esse objetivo que a escaneabilidade do texto se tornou uma estratégia essencial para manter os leitores engajados em seu blog.

Por isso, elaboramos este artigo para explicar mais a fundo esse conceito, mas antes entenda melhor o valor de textos bem escritos no seu blog. Boa leitura!

Por que fazer textos bem escritos?

Como você viu acima, os tempos mudaram e as maneiras de persuadir o interlocutor também. Hoje, você procura e lê o que deseja. E os motores de busca facilitam esse processo, priorizando os materiais que mais atendem às suas necessidades.

Por isso, você não perde tempo com textos mal escritos. Percebeu que o conteúdo não é interessante? Tudo bem: existem outros milhares que podem sanar suas dúvidas, não é?

O conteúdo do seu blog pode até ser rico em ideias, mas se o texto não aparenta essa qualidade, as chances de perder novos admiradores ou futuros clientes são altas.

É aí que entender o que está por trás da escenabilidade do texto faz toda diferença. Os conteúdos devem ser úteis, relevantes e, claro, atrativos para a sua persona (representação ideal do seu público).

O que é escaneabilidade do texto?

Agora, compreendendo que a maneira de ler não é a mesma e que, por isso, textos bem escritos se destacam no meio digital, você precisa entender essa estratégia para avaliar melhor os textos do seu blog.

Textos escaneáveis são textos “agradáveis aos olhos” dos leitores. Ou seja, textos que visualmente estimulam a leitura. Esse critério é considerado quando você “dá uma passada” no material antes de começar a ler, certificando-se de que ele realmente tem o que lhe interessa.

Normalmente, o modo como os textos são conferidos na web seguem um padrão de leitura em F. Ou seja, o foco dos olhos é voltado para o início e para o fim do lado esquerdo da tela e para os dois primeiros parágrafos do texto (modelando o formato da letra F).

Por isso, é importante adequar as informações mais importantes da página a essas localizações, de modo a atrair mais quem está do outro lado da tela. 

Nesse sentido, existem algumas práticas que aumentam a escaneabilidade do texto. As principais são:

Parágrafos curtos

A ideia é não construir “blocos” de textos, que são longos e cansativos. O ideal é estruturar o conteúdo em parágrafos de 2 a 4 linhas. Você também pode medir a partir do número de palavras: nesse caso, o recomendado é 50 palavras por parágrafo.

Intertítulos

Dividir o conteúdo em tópicos também faz parte da ideia de não criar “blocos”. Isso permite que o leitor “respire” e absorva cada ideia com mais calma. Mas é preciso cuidado para não deixar o conteúdo muito segmentado de maneira desnecessária.

Design “limpo” da página

Anúncios ao redor do texto são ótimas maneiras de afugentar os leitores do seu blog. Afinal, quando o foco da tela não é centralizado ao conteúdo, várias coisas podem atrair a atenção do usuário.

Por isso, você precisa manter um layout “limpo” (idealmente com fundo branco) e responsivo da página, permitindo um acesso de qualidade via diferentes dispositivos.

Alinhamento à esquerda

Lembra-se que um dos focos é a parte lateral esquerda? O texto deve ser escrito pensando nisso. Esse detalhe também facilita a leitura dos parágrafos, pois com o alinhamento justificado, por exemplo, os leitores podem se perder entre as linhas.

Bullet points

Quem não adora listas? Elas deixam tudo mais objetivo.

Antes de iniciar a leitura, o usuário pode “passar os olhos” pelo texto do seu blog, se deparar com uma lista e ter a certeza de que está na página certa. Por isso, sempre que possível, coloque as ideias em bullet points.

Tamanho do texto

Não existe o tamanho ideal para aumentar a escaneabilidade do texto. O número de palavras deve ser definido considerando a profundidade necessária do assunto e o estágio de funil da persona.

Você deve ficar atento ao tempo médio de leitura de cada padrão:

  • textos de 500 palavras: 2 minutos;
  • textos de 1000 palavras: 5 minutos;
  • textos de 2000 palavras: 11 minutos;
  • textos de 3000 palavras: 16 minutos.

Marcações e tipografias 

As marcações são ótimas para destacar informações relevantes dentro do conteúdo. O negrito, o itálico e o sublinhado são as maneiras mais comuns de se fazer isso, por exemplo, na marcação das palavras-chave.

Além disso, a tipografia dos textos do seu blog deve ser padronizada e discreta, por mais divertido que o seu segmento possa ser. Tudo que impede uma leitura fluida deve ser descartado.

Palavras-chave

As palavras-chave deixam os textos mais agradáveis aos mecanismos de busca, o que explicaremos mais à frente. Aqui, é importante saber que você deve citá-las a cada 500 palavras, de maneira contextualizada à discussão: uma vez na introdução, uma vez na conclusão e sempre que possível em um intertítulo. 

Quais são os benefícios da escaneabilidade?

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando sobre os benefícios práticos que textos escaneáveis podem trazer. Ainda bem que isso é o que você verá agora. Confira!

Torna o conteúdo mais didático

Sabendo que o seu blog tem a função de educar o público, textos escaneáveis tornam as explicações muito mais claras e convincentes. Do início ao fim, o leitor estará naturalmente engajado no material, o que aumenta o interesse dele em ler outros artigos.

Aumenta a taxa de conversão

Caso o blog seja parte da estratégia de marketing digital do seu e-commerce, por exemplo, textos muito bem escaneáveis podem conferir mais autoridade e credibilidade à marca, o que leva mais usuários a tirar produtos do carrinho e finalizar compras.

Se o seu objetivo com o blog também é aumentar o número de downloads de e-books, os textos bem escritos podem ser prévias positivas para os usuários. Enfim, textos escaneáveis podem contribuir para a conversão do seu blog.

Contribui para o SEO

Aplicar as técnicas de SEO é o que vai trazer mais visibilidade aos seus conteúdos no ambiente digital. Caso você não saiba, são elas que definem o ranqueamento dos textos em páginas de resultados.

Sabendo que os critérios de SEO (palavras-chave, links internos, URL da página etc.) são usados para priorizar os materiais que sanam a dúvida do usuário da melhor forma, os aspectos que aumentam a escaneabilidade do texto são levados em conta na avaliação dos algoritmos.

Portanto, a escaneabilidade do texto se mostra essencial para o sucesso de um blog. Sem a aplicação das técnicas que a compõem, é como se os seus materiais mais ricos estivessem dentro de um baú sujo e empoeirado: mesmo com qualidade, ninguém se arriscaria a ler.

Gostou do artigo? Então que tal aprender sobre as etapas mais importantes para cumprir as exigências de SEO? Leia nosso post sobre o assunto! Até a próxima.

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