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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 02 ago 2018
Fique por dentro: 6 coisas que você precisa saber sobre o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma das ferramentas mais relevantes atualmente. Diante da necessidade de um atendimento mais eficiente e de uma comunicação de sucesso entre empresa e clientes, ele oferece recursos modernos e que agilizam a troca de informações, além de automatizar respostas sem robotização.

Este post vai mostrar um pouco mais do WhatsApp Business, mostrando suas 6 principais funcionalidades e como você pode aplicar esses recursos no atendimento do seu negócio. Confira!

1. Mensagens automatizadas

As mensagens automatizadas são um dos grandes atrativos do WhatsApp Business. Elas permitem que você agilize o atendimento sem que ele pareça robotizado. Isso é possível, pois você pode preparar mensagens com o tom certo, aquele mais adequado aos valores e ao estilo da sua empresa.

Uma saudação de início de atendimento, um pequeno texto relacionado a alguma orientação ou até mesmo um conteúdo institucional, além de saudações básicas, como um “olá” ou uma despedida, podem ser pré-configurados e disparados automaticamente. Um atalho também pode ser associado a essas mensagens.

O cuidado é para não robotizar demais o seu atendimento! A humanização e uma maior aproximação durante o processo são necessidades cada vez mais fortes, então o uso das mensagens automáticas deve ser feito de forma precisa, para momentos específicos.

2. Respostas indicando ausência

Entre essas automatizações de resposta que o WhatsApp Business permite, as mensagens de ausência que, uma vez disparadas, deixam claro ao cliente de que não há ninguém pronto para atendê-lo naquele momento.

Esse recurso é funcional e extremamente útil para organizar as demandas, sendo muito bem-vindo para os momentos em que o expediente na empresa já se encerrou, ou quando não há ninguém disponível no momento.

Essa função evita o acúmulo de mensagens, já que ao identificar o feedback de ausência, a tendência é que o cliente não dê continuidade, retornando em outro momento.

O ideal é que nessas mensagens haja um direcionamento ao cliente, podendo ser a indicação do horário de atendimento ou outra chamada para ação específica, visando à organização das demandas.

3. Perfil empresarial personalizado

O WhatsApp Business oferece ferramentas de personalização do seu perfil empresarial, deixando a apresentação mais séria e profissional. A maneira como a sua empresa se apresenta faz toda diferença na hora do contato com o cliente, seja na sua promoção, seja no atendimento.

Utilizando bem esse espaço é possível trazer mais credibilidade ao atendimento com a ferramenta, de modo que o cliente se sinta mais seguro. Isso é possível, desde que a empresa saiba usar bem esse recurso.

Também é possível conseguir verificações da sua conta empresarial em diversos níveis, dependendo da checagem de informações sobre a autenticidade da empresa em questão.

4. Métricas dos dados de uso

As métricas têm grande importância no planejamento estratégico de qualquer empresa, o que foi levado em consideração pelo WhatsApp Business. Com esses dados é possível ter análises mais bem trabalhadas, voltando os esforços para usar essas informações em prol de desenvolvimento e melhorias.

A ferramenta apresenta um menu voltado somente para as estatísticas, que ajudam a mensurar como a empresa tem feito uso dos recursos. Entre essas métricas estão:

  • número de mensagens enviadas;
  • número de mensagens entregues;
  • número de mensagens lidas.

É sempre importante reforçar que as métricas não são nada se não houver a análise adequada. Somente assim é possível saber interpretar o que os números significam quanto à eficiência do atendimento.

5. Etiquetas de identificação

As etiquetas são um grande facilitador na hora de identificar os chats que a conta do WhatsApp Business tem em aberto. A tendência é que os chamados sejam em grande volume, então é fundamental ter um filtro visual que ajude a identificar os diferentes status das conversas.

Os chats podem ser marcados com etiquetas de diferentes cores, cada uma delas com um título. Entre os principais estão classificações como:

  • cliente novo;
  • em aberto;
  • novo pedido;
  • pago;
  • pagamento pendente;
  • pedido completo.

Além de organizar bem as categorias, as etiquetas também podem auxiliar e guiar o time de vendas a conquistar bons negócios. Elas ajudam a segmentar interesses e possibilidades. Assim, futuramente, esses clientes podem ser contatados para que ofertas adequadas a eles sejam feitas.

É possível também adicionar novas etiquetas personalizadas, criando filtros mais precisos e de acordo com o que a sua empresa precisa. Ao definir essa nova sessão, o WhatsApp Business define automaticamente qual cor ele terá.

6. Integração com computadores

O WhatsApp Web já é bem difundido e facilita a vida de muita gente, integrando o aplicativo com uma simples página da internet que funciona como o WhatsApp tradicional. A versão business também conta com essa função, dando mais dinamismo ao atendimento, o que é indispensável em ambientes corporativos.

Essa possibilidade torna a ferramenta ainda mais funcional e prática, já que pode ser complicado passar todo o expediente recebendo mensagens em uma tela pequena e com um teclado reduzido de celular.

Outra possibilidade interessante é trabalhar em várias demandas simultaneamente, com o devido cuidado, é claro. Assim é possível ler e-mails e atender aos chamados da ferramenta no mesmo computador, sem ter que ficar o tempo todo trocando para o smartphone ou tablet.

Vale a pena adotar o WhatsApp Business?

A ferramenta já apresenta grande potencial, apesar de recente e com funcionalidades ainda em desenvolvimento Seus recursos são simples, o que talvez seja o que mais faz do WhatsApp Business eficiente no atendimento cotidiano de empresas.

Dependendo do porte do negócio, vale sim a pena adotar essa ferramenta como uma opção a mais de atendimento, especialmente porque o WhatsApp está muito bem difundido atualmente.

Só no Brasil, o aplicativo tem 1,5 bilhão de usuários ativos, ou seja, usar esse tipo de atendimento é dar uma opção muito relevante à maioria de seus clientes, o que faz toda diferença na maneira como sua empresa é vista!

Conhecer essas possibilidades e funcionalidades do WhatsApp Business ajuda a entender como ele funciona e a perceber que ele pode ser uma ótima opção de comunicação e atendimento à sua empresa.

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