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Em : E-Commerce Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 24 abr 2018
Geolocalização e Marketing Digital: entenda como combiná-los!

Um dos fatores que mais influenciam a formação de um indivíduo é o local onde ele vive. Cidades ou bairros específicos expõem cada pessoa a convivências diferentes, moldando suas preferências e costumes. Sabendo disso, profissionais de marketing começaram a usar a geolocalização como parâmetro para desenvolver estratégias e campanhas para atrair mais clientes de suas regiões.

É fácil pensar que, por meio da internet, suas campanhas possam ser mais homogêneas. Porém, ainda há bons motivos para desenvolver planos específicos para cada localidade. Por exemplo: seu negócio pode ter uma zona de atuação limitada ou buscar clientes em potencial em espaços menores. A questão é: como fazer isso de forma eficiente?

Para ajudá-lo com essa tarefa, reunimos algumas dicas simples de como integrar a geolocalização ao seu trabalho de marketing digital. Acompanhe!

Segmentação mais precisa do público

Uma das primeiras lições aprendidas por quem começa a trabalhar com propaganda é não tentar agradar a todos de uma vez. Mesmo com um público-alvo bem definido, sempre há subgrupos mais específicos e singulares. E, quanto mais especificidade você buscar, maior tende a ser o retorno de seus investimentos em marketing.

Ao utilizar a localidade como critério de segmentação, você terá dados ainda mais específicos com os quais trabalhar. Em alguns casos, como o de países ou estados diferentes, pode ser fácil analisar essas diferenças. Mas, ainda assim, é possível tirar proveito desse método com uma segmentação por bairros ou zonas. Pode parecer pouco a princípio, mas logo você verá os resultados.

Planejamento e subdivisão de campanhas

Com a segmentação do público, consequentemente, vem a segmentação de suas ações de marketing. Ao adicionar a geolocalização aos seus investimentos, você pode desenvolver materiais específicos para determinados públicos e criar variações de suas campanhas para melhor atender cada localização. Lembre-se: quanto mais específico você for, maior será sua taxa de retorno.

Durante seu planejamento de marketing digital, faça alguns cálculos para determinar se vale a pena criar campanhas mais específicas ou mais abrangentes e quantas delas você pode produzir. Encontrar um equilíbrio entre esses dois pontos é fundamental para quem pretende maximizar seus ganhos com propaganda online ao longo do tempo.

Escolha do horário certo

Outro fator que entra em jogo ao criar uma estratégia para diferentes locais, especialmente aqueles muito distantes entre si, é o horário de pico que cada um apresenta. A diferença é clara em cidades ou países diferentes, por causa do fuso horário. Porém, esse fator ainda deve ser analisado em um mesmo município, pois cada local específico possui padrões de atividades levemente diferentes.

Por exemplo: grandes centros urbanos e comerciais têm maior atividade no horário comercial, sendo uma hora conveniente para atraí-los. Produtos e serviços mais voltados para entretenimento, como festas e bebidas, serão mais atraentes nos fins de semana, no início da noite. Dependendo de onde fica seu negócio e qual público você pretende atingir, escolher o momento certo pode gerar um excelente retorno.

Captação de dados dos seus leads

Conhecer mais sobre a geolocalização de seus clientes permite a coleta de mais informações sobre o público local, o que ajuda a empresa a aprender mais sobre suas atividades, preferências de consumo, padrões de comportamento e exigências na hora da compra.

Ao manter o espaço de atuação mais restrito, você também evita o “ruído” que pode ser produzido na hora de fazer suas pesquisas. Áreas muito abrangentes costumam incluir muito mais pessoas de fora do seu público-alvo. Se você coletar dados por meio da sua página ou loja virtual, poderá filtrar os acessos de menor relevância para o seu planejamento.

Marketing em todo lugar

Um dos principais objetivos do marketing digital é tornar os anúncios e conteúdos mais relevantes para seus leads no presente. Um ótimo exemplo é a possibilidade de enviar propagandas sobre eletrônicos enquanto o usuário está pesquisando sobre o tema e verificando algumas lojas. Com o acesso quase constante por aparelhos móveis, é mais fácil atingir essas pessoas em momentos oportunos e tornar seu material mais útil.

Ao incluir uma localidade em seus anúncios, ferramentas como o Google AdWords e o Facebook Ads podem direcionar melhor seu material. Graças a tecnologias como o GPS e o acesso a redes públicas de wifi, a margem de erro para esses anúncios tende a ser bem menor em comparação com outros métodos.

Adaptação do seu negócio às demandas locais

Outra vantagem que o investimento em geolocalização oferece às empresas é a possibilidade de adaptar produtos e serviços às demandas locais.

Essa é uma questão que varia de acordo com o negócio, levando em consideração que o atendimento em e-commerce é mais generalizado. No entanto, sempre é possível criar variações de uma página de acordo com as demandas de cada subgrupo.

Basta continuar coletando métricas sobre seus leads em sua página e entender como elas se associam. Determinados locais podem exigir que você inclua ou substitua determinado produto da sua lista ou, ainda, que você ofereça opções alternativas para pagamentos e entregas, por exemplo.

Nesse contexto, a geolocalização é sua aliada, pois permite não só a coleta dessas informações, mas também oferece um direcionamento para a adaptação dos seus serviços. Em um mercado competitivo, esses detalhes certamente fazem a diferença.

Redução do custo de suas plataformas

Por fim, mas não menos importante, investir na maior eficiência de suas ações de marketing digital também permite que você obtenha melhores resultados com um investimento menor. Assim, você melhora a proporção entre custo e retorno das suas campanhas, atraindo mais clientes e elevando seu ticket médio sem ter que comprometer seu orçamento.

Outra boa notícia a respeito do assunto é que a maior parte das ferramentas de marketing online facilita esse trabalho. Como muitas das plataformas são pagas de acordo com o total de visitas e/ou conversões, elas também oferecem recursos para melhorar sua taxa de conversão, incentivando, assim, os clientes a continuarem usando o serviço. Esse é, portanto, um investimento que beneficia todas as partes.

Agora que você entende as vantagens de integrar geolocalização ao seu marketing digital, é hora de começar a aplicar esse conhecimento em sua empresa. Quer continuar aprendendo a potencializar seu trabalho? Então não deixe de ver nossas dicas sobre a importância do planejamento de marketing!

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