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Em : Business Intelligence Comentários : 0 Autor : admin Data : 09 ago 2018
Gestão de marca: você sabe o que é?

A maioria dos empreendedores acredita que seus clientes são atraídos apenas pela qualidade do serviço ou produto oferecido. Porém, essa decisão tem menos a ver com o produto e mais com a identificação que eles têm com a marca. E a melhor maneira de promover essa aproximação é através de uma boa gestão de marca.

Também chamado “branding”, esse processo é composto por um conjunto de ações que buscam moldar a imagem da empresa na cabeça de todos os seus leads. Se a sua intenção é que o público reconheça seu negócio como “arrojado”, “inovador” ou “confiável”, então você precisa trabalhar bem sua marca diante do mercado.

Ainda não tem certeza se vale mesmo a pena? Então continue a leitura para descobrir as principais vantagens do branding e saber como trabalhá-lo!

Quais são os benefícios de uma boa gestão de marca?

Consolidar sua imagem diante do mercado

O principal objetivo dessas ações é garantir que a identidade da sua empresa seja reconhecida e consistente em todas as campanhas. Não é incomum que um novo empreendedor, ao começar a divulgar sua empresa em vários canais, comece a usar diferentes apresentações por achar que cada uma se encaixa melhor naquele meio.

Na verdade, isso tende a diminuir a efetividade de cada campanha, pois o público que visualizar as diferentes versões da sua imagem não vai reconhecer a sua empresa de imediato. Um bom trabalho de branding garante que seu negócio tenha sempre a mesma imagem, evitando interpretações erradas ou confusão perante os leads.

Transmitir mais valor para o público

Uma boa gestão de marca também serve para reforçar as qualidades que você mais quer que seus clientes percebam. Organização, inovação, bom atendimento, dedicação, tudo isso pode ser trabalhado a partir da sua marca e pelo modo como ela é construída em suas estratégias de marketing.

Esse trabalho também está muito relacionado ao tipo de público que você procura. Cada perfil de consumidor busca características diferentes nas empresas com as quais fazem negócios. Alguns dão mais valor a um produto consistente, enquanto outros preferem entregas rápidas.

Muitas pessoas, inclusive, querem ter a certeza de que vão contribuir com uma empresa responsável socialmente. Se você conhece seu público, já deve saber em quais aspectos focar.

Destacar seu negócio diante dos concorrentes

Outro aspecto do trabalho de branding é tornar sua empresa única aos olhos do público. Já deve haver dezenas de negócios que atuam no mesmo setor ou com produtos e serviços similares. O que você precisa pensar agora é no que diferencia sua empresa de todas as outras e nas características que compõem sua identidade.

Esses são os mesmos aspectos que citamos até agora, como disciplina e inovação. Porém, aqui você deve analisá-los de maneira mais profunda, pensando em como eles tornam seu negócio diferente dos demais. Disciplina, por exemplo, pode se traduzir em prazos concluídos no tempo certo e em padrões de qualidade sólidos.

Captar leads com maior potencial

Como em qualquer investimento, seu trabalho de gestão de marca deve trazer algum retorno direto ou indireto ao seu faturamento. Sem isso, nenhuma estratégia se mantém. Felizmente, graças à consistência da marca e ao foco em um perfil específico de cliente, os leads atraídos pelas suas campanhas costumam ter um potencial de conversão bem maior. Com os clientes certos, será mais fácil fechar negócios e trabalhar sua fidelização.

Como usar o marketing digital para melhorar esse trabalho?

Conheça a opinião do seu público

O ponto de partida para qualquer campanha de marketing é saber com quem você pretende falar. Antes de iniciar qualquer investimento para mudar a opinião do público, vale a pena buscar entender a situação atual. Há muitas reclamações? Seus leads enxergam sua empresa como algo diferente do que você esperava? Todas essas informações serão úteis para a sua análise.

O mesmo processo deve ser feito após cada campanha. A opinião do público mudou? O retorno foi aquele que você esperava? Tente esclarecer esses pontos quanto antes, ou você não terá como avaliar seus resultados.

Crie uma identidade visual

Esse é o ponto-chave de todo trabalho de gestão de marca. A melhor maneira de fazer com que sua empresa seja reconhecida em qualquer lugar é garantir que todos os materiais visuais sejam semelhantes e carreguem a mesma identidade. Podem haver pequenas variações de acordo com o contexto, mas todas devem estar associadas à sua marca.

Ações simples, como sempre utilizar a mesma fonte, cor principal e/ou formas geométricas, podem ser bem mais eficazes do que aparentam. Quanto mais consistente for o visual de suas campanhas, mais fácil será para o público reconhecer sua marca.

Personalize seus conteúdos

Quando você planeja suas campanhas de marketing digital, provavelmente considera a utilização de uma estratégia inbound, investindo em blogs, vídeos, redes sociais e outros canais de conteúdo para manter o público engajado. Mas não pense que esses materiais não devem passar pelo seu filtro de identidade antes de serem publicados.

Pelo contrário, seu trabalho de gestão de marca também deve envolver outros recursos, não só a identidade visual. Linguagem, foco de conteúdo, frequência de publicação, entre outros aspectos, também são igualmente importantes nesse processo.

Tenha uma estratégia de longo prazo

É bom reforçar que, independentemente do seu objetivo, suas estratégias de marketing digital devem ser desenvolvidas pensando no longo prazo. Não adianta ter um grande influxo de leads e depois precisar repetir o processo para manter a base de clientes alimentada. Sem resultados persistentes, boa parte do seu investimento será perdida.

Com isso em mente, tente pensar em como você vai consolidar sua imagem e usá-la para criar uma base sólida de clientes — ela deve se manter consistente entre diversos materiais e ao longo do tempo se você pretende captar os leads certos e mantê-los na sua empresa.

Agora que você tem essas informações, é hora de colocar em prática sua gestão de marca para tirar proveito máximo de suas campanhas. Falando nisso, você também pode ler nosso artigo sobre a importância do planejamento de marketing e aprender mais sobre como desenvolver suas estratégias.

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