Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 14 jul 2014
Google deixa de exibir imagens de autoria

No dia 25 de junho, o Google anunciou que deixaria de exibir a foto e os círculos vinculados ao perfil do autor nas páginas de busca. Essa alteração segue na esteira do redesign que o Google vem promovendo na página de resultados para tornar suas páginas mais limpas e para garantir uma melhor experiência mobile.

A declaração foi feita por John Mueller, analista de Web Trends do Google, em seu perfil no Google+:

John Mueller Analista do Google

O Authorship era responsável por fazer a ligação entre uma página e o autor de seu conteúdo. Essa função apostava na relevância dos autores, já que se um usuário tivesse lido seus textos anteriores ou se ele fosse referência em determinado tema, os resultados se tornariam mais atraentes. Um exemplo do resultado dessa ligação pode ser visto abaixo:

Anexo 2

Além de remover essas informações dos resultados web, também houve mudanças na forma como os resultados são exibidos no Google News. Agora eles possuem uma imagem de autor menor e a contagem de círculos foi removida.

Anexo 3

Qual o impacto disso no SEO do seu site?

Um dos benefícios mais notórios do uso dos rich snippets nos resultados da pesquisa é o aumento significativo na taxa de cliques (CTR) para esses resultados. Estudos de Eye Tracking comprovam que os olhos das pessoas são atraídos para os resultados que possuíam a foto do autor, mesmo quando esses não estavam bem posicionados.

Estudos de Eye Tracking

A imagem acima foi retirada deste artigo – escrito por Matthew Campion para o Search Engine Journal, em outubro de 2013. Analisando seu resultado, nota-se que mesmo estando na última posição da página, o resultado que possuía a foto do autor atraiu maior atenção do que grande parte dos resultados em melhor posição.

Essa alteração potencialmente irá impactar no CTR dos principais resultados, já que sem eles o usuário tende a voltar ao hábito de clicar nos primeiros resultados da busca.

É hora de remover o Authorship do meu site?

A resposta para essa pergunta é não. Devemos observar que essa mudança não veio para retirar a importância do Google Authorship e muito menos para decretar o fim do projeto do Google de utilizar a relevância do autor como um possível fator para o ranking das buscas.

É importante continuar a fazer a ligação entre o perfil do autor no Google+ e seus conteúdos. A autoria em si não foi deixada de lado, apenas as fotos do perfil e a contagem de círculo que foram removidas.  É possível chegar a essa conclusão observando a própria declaração de John Muller, que indica a documentação oficial do Google para a implementação do Authorship.

Mesmo que a sua foto não seja mais exibida nos resultados de busca, não devemos descartar a importância dessa ligação e o peso que pode vir a ter em futuras atualizações algorítmicas.

Leave a Comment

Analise o SEO do Meu Site Grátis!