Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 14 mar 2018
Google Meu Negócio: entenda mais sobre o assunto!

Hoje em dia, é possível encontrar diversas ferramentas capazes de potencializar as vendas de seu negócio, seja ele físico ou digital. Uma delas é o Google Meu Negócio, que funciona como uma verdadeira vitrine online.

É por meio dela que os seus potenciais clientes podem se informar mais sobre os produtos e serviços que você oferece, tendo acesso às principais informações sobre sua empresa, como endereço, telefone, site, redes sociais, avaliações, entre outras.

Acompanhe o nosso post para saber como essa plataforma funciona e contribui para que o seu negócio se destaque no ambiente digital. Confira!

Quais são as funcionalidades do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio surgiu em 2014 com o objetivo de unificar outras funcionalidades já disponibilizadas pelo Google nas páginas de negócios do Google+ e do Google Places, facilitando o acesso para os usuários, cujo número cresceu consideravelmente nos últimos anos.

A ferramenta tem como objetivo aumentar a presença online de uma empresa, já que a inserção de todos os dados importantes de um negócio na plataforma poderá aumentar as chances de que ele apareça nas primeiras posições dos resultados orgânicos do Google.

É possível acrescentar endereço, telefone, site, e-mail, horário de funcionamento, localização no Google Maps com fotos internas e externas e links de redes sociais.

Além disso, é possível disponibilizar a avaliação de seu negócio e os comentários dos clientes, tornando seu perfil ainda mais relevante no ambiente digital. Essa exposição contribui para a manutenção da sua marca e influencia a decisão dos clientes em fechar uma compra.

Dessa forma, os usuários podem encontrar sua empresa fazendo uma rápida pesquisa sobre o assunto relacionado ao seu negócio, sobre a região em que ele se encontra ou digitando o nome do estabelecimento.

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?

Além de facilitar que um potencial cliente encontre seu negócio rapidamente por meio de uma pesquisa no buscador, o Google Meu Negócio oferece outras vantagens. Abaixo, confira algumas:

É gratuito

O investimento em ações de marketing é essencial para o sucesso de uma empresa. Não adianta ter o melhor produto do mercado, se você não o divulga corretamente por canais de comunicação online e offline.

Como a internet se tornou o principal meio para que sejam implementadas estratégias eficientes, há muitas ferramentas que auxiliam o processo. Porém, com um orçamento restrito, muitos empreendedores se sentem limitados na hora de desenvolver novas ações.

Por isso, é sempre bom contar com ferramentas gratuitas que podem elevar a sua estratégia a outro nível, como o Google Meu Negócio. É indispensável estar nessa plataforma para ser alcançado pelos clientes de forma rápida e fácil.

Aumenta a relevância do negócio na internet

O Google é o principal site de buscas em todo o mundo. A todo momento, as pessoas procuram por estabelecimentos, localizações, lojas, produtos, serviços etc., com o objetivo de se informar e, muitas vezes, consumir.

Ao ter o seu negócio presente nessa plataforma, é possível torná-lo ainda mais relevante e confiável, já que o Google Meu Negócio é uma referência para os usuários.

Se cadastrar nela contribui para que você seja encontrado facilmente, além de melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos, atraindo mais leads e aumentando as suas vendas.

Melhora o relacionamento entre empresa e cliente

Algumas das funcionalidades do Google Meu Negócio são fundamentais para melhorar o relacionamento entre empresas e clientes, tornando-os ainda mais próximos.

A avaliação que os usuários deixam em seu perfil é muito importante para trabalhar a sua imagem perante o público e o mercado, já que empresas que têm uma avaliação alta no site são consideradas mais confiáveis.

Os comentários também são essenciais para se aproximar de seus clientes, uma vez que é possível respondê-los, aumentando a interação.

Outro benefício apresentado pela plataforma é que, por meio dela, é possível disponibilizar imagens de dentro do seu estabelecimento, a fim de mostrar o seu negócio para os clientes como se eles estivessem lá.

Todas essas funcionalidades são fundamentais para trabalhar esse relacionamento, aumentando suas conversões e tendo chances ainda maiores de fidelizar os seus clientes.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

1. Primeiramente, é necessário criar uma conta do Gmail. Ao acessar o site do Google Meu Negócio, você deve clicar em “Comece Agora”, caso ainda não esteja logado com seu e-mail.

2. Na próxima página, você encontrará um mapa no qual deverá localizar o seu negócio e preencher as informações solicitadas, como nome da empresa, país, endereço de correspondência, bairro, cidade, estado, código postal, telefone principal, categoria e website.

Atenção para marcar a última questão corretamente: “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”, caso você atenda seus clientes em domicílio. Após essa etapa, você deverá rever as informações com cuidado e confirmá-las, além de autorizar o gerenciamento delas.

3. Para confirmar que essas informações são verdadeiras, o Google enviará um código de verificação postal para o endereço cadastrado. Ele demora entre 7 e 15 dias para chegar, e você precisará desse código para concluir o cadastro de sua empresa no Google Meu Negócio.

4. Após essa confirmação, você já terá um perfil na plataforma e poderá incluir outros dados, como uma descrição, links de redes sociais, fotos, horário de funcionamento e outras informações que serão úteis para os clientes.

É muito importante manter os seus dados atualizados no Google Meu Negócio para não perder a confiança de seus clientes atuais e nem deixar de conquistar novos consumidores por algum problema de comunicação, falta de dados ou informação equivocada.

Elas podem ser editadas facilmente por meio do aplicativo da plataforma disponível para Android e IOS. Ou seja, você pode gerenciar o seu perfil a qualquer momento e de qualquer lugar.

Além disso, não deixe de acompanhar as métricas disponibilizadas na ferramenta, como o número de pessoas que fizeram contato a partir do telefone disponibilizado no perfil, de onde esses consumidores são e como encontraram o seu negócio.

A partir desses dados, torna-se mais fácil acompanhar a sua performance no ambiente digital, o que permite aperfeiçoar ainda mais as suas estratégias.

Depois de ler esse post, você não terá dúvidas na hora de utilizar o Google Meu Negócio para otimizar suas ações e conquistar mais vendas! Assine a nossa newsletter para continuar recebendo as nossas dicas em primeira mão e tornar o seu negócio um sucesso no mercado!

Leave a Comment

Analise o SEO do Meu Site Grátis!