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Em : E-mail Marketing Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 14 ago 2018
Marketing e Vendas: como aliar métricas de mídia e objetivos de negócios?

Imagine um cenário em que as objeções de compra vindas dos seus clientes são mínimas, sua comunicação está bem alinhada e seus colaboradores estão conseguindo atingir todas as metas.

Esse sonho pode se tornar realidade com uma ação simples: a união dos times de marketing e vendas. Apesar de trabalharem, tradicionalmente, de forma “separada”, essas duas equipes dividem desafios e objetivos, e suas atividades estão interligadas.

Para ajudá-lo a entender o que é, qual a importância e como unir os times de marketing e vendas, preparamos este conteúdo!

Quer saber mais? Continue lendo.

É possível unir marketing e vendas?

A união dos times de marketing e vendas ganhou destaque nos últimos anos. Conhecida também como Smarketing, ela mostra, por meio de dados e indicadores-chave de performance, como as atividades são relacionadas.

O time de marketing é responsável pela atração de oportunidades de negócios e o time de vendas, por sua vez, por fechar as vendas propriamente ditas. Sendo assim, quanto mais informações e experiências essas equipes trocarem, maiores as chances de crescerem as vendas e reduzirem as objeções de compra.

Quais os benefícios de unir os times de marketing e vendas?

A união dos times de marketing e vendas não é tão complexa quanto parece. Trata-se de um redirecionamento de esforços e da promoção de um ambiente de conversa e troca de experiências para o bem comum.

Você sabe quais são os benefícios dessa estratégia?

Aumenta a efetividade da comunicação da empresa

O primeiro grande benefício é o aumento da efetividade da comunicação da empresa. Isso acontece porque, quando vendas e marketing alinham quem são as pessoas de maior interesse para o comercial, a comunicação pode ser reestruturada com foco nas personas corretas, aumentando a efetividade das campanhas e a geração de leads mais qualificados.

Promove a prospecção de leads mais qualificados

Como dito, os leads mais qualificados são o resultado de uma comunicação mais efetiva.

Ninguém melhor que o time de vendas, que está na frente da linha de contato, para dizer quais são as pessoas que realmente compram na sua empresa. Com essas informações valiosas, o time de marketing é capaz de estruturar uma comunicação voltada para a persona foco, gerando leads mais qualificados e otimizando o trabalho do setor de vendas.

Reduz as taxas de cancelamento

Com o conhecimento mais aprofundado sobre o seu público, é possível saber quais são os motivos de cancelamento e trabalhar uma boa comunicação para evitar essas ocorrências.

Os cancelamentos também são reduzidos por meio da aquisição de clientes mais qualificados, o que também aumenta o LTV.

Diminui as objeções de compra

E, claro, com conhecimento e uma comunicação mais estruturada para os leads corretos, é possível reduzir as objeções de compra. Quando os times de vendas e marketing se encontram, é necessário alinhar quais são as objeções de venda mais comuns para quebrá-las em uma comunicação pré-venda, deixando o lead cada vez mais próximo e pronto para a compra.

Como aliar métricas de mídia e objetivos de negócios?

Se você quer fazer esse alinhamento e aumentar os resultados da sua empresa, algumas atividades são necessárias.

Caneta e papel na mão, está na hora de anotar o passo a passo para transformar suas equipes de marketing e vendas em um verdadeiro sucesso:

Reforce a comunicação interna

O primeiro passo é reforçar a comunicação interna. Tradicionalmente, essas equipes ficam separadas e raramente trocam experiências.

Nesse momento, é preciso promover conversas diárias sobre as dores e problemas do dia a dia, aumentando a interação entre os times e a troca de informações relevantes sobre o mercado.

Eduque a sua equipe e explique que os trabalhos desenvolvidos pelos times são relacionados e que, por isso, é fundamental que trabalhem em conjunto.

Desenvolva objetivos em conjunto

Uma outra forma de unificar os dois times é no desenvolvimento de objetivos em conjunto. Analise os indicadores-chave de performance e pense em como relacionar um com o outro. Leve a proposta para os times e mostre que é fundamental que trabalhem em equipe para alcançarem o objetivo X.

Na hora de mensurar os resultados e analisar os números, lembre-se de analisar de forma conjunta, unificando as equipes.

Crie uma estratégia baseada em dados

A estratégia baseada em dados não deixa espaço para dúvidas: os trabalhos dos times de marketing e vendas são interligados e interdependentes.

Por isso, apresente os dados de aquisição de leads de marketing e conversão em vendas, analise a porcentagem e traga informações sobre como melhorar os dois indicadores-chave de performance: essa troca de informações ajudará a atrair leads mais qualificados e próprios para a conversão.

Mantenha uma análise constante, a partir da unificação, para mostrar o desempenho e as melhoras nos índices.

Sugestões do que mensurar:

  • número de leads;

  • taxa de conversão de leads para clientes;

  • percentual de objeções de compra;

  • taxa de cancelamento de novos clientes;

  • LTV dos clientes.

Outros indicadores podem ser analisados. Isso dependerá dos objetivos de marketing da sua empresa. Estruture os pontos de maior interesse e analise os dados periodicamente.

Promova uma apresentação mensal de resultados

Junto à análise mensal de resultados, é preciso apresentar aos times como está a situação atual da empresa e para onde ela está indo, se os objetivos estão próximos de serem alcançados etc.

Tudo isso serve, inclusive, de combustível para aumentar a integração e desenvolver melhores estratégias de aquisição de clientes.

Lembre-se de manter registradas as evoluções em comunicação para análise posterior, e descobrir como melhorar os índices mês a mês.

Ter equipes de vendas e marketing alinhadas é fundamental para encontrar o equilíbrio e aumentar os resultados do seu negócio. Indiretamente, esses dois setores trabalham em conjunto e precisam se reconhecer dessa maneira.

Com as dicas que demos acima, acreditamos que você conseguirá melhorar a relação entre os dois times, promovendo a efetividade das campanhas e aumentando os resultados.

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