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Em : E-Commerce Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 19 jul 2018
Marketing sazonal: entenda como criar campanhas de sucesso

Você certamente já notou como algumas promoções são atreladas a diversos eventos anuais. Datas festivas, como Natal e Páscoa, são bons exemplos, além da própria Black Friday, o famoso movimento criado pelo setor de varejo. E, para tirar o maior proveito possível dessas épocas, é importante que você invista em marketing sazonal na sua empresa.

Como o nome dá a entender, esse é o tipo de marketing realizado em temporadas específicas do ano, aproveitando certo período para direcionar suas vendas, valendo-se do conhecido calendário sazonal. Tais promoções aproveitam o clima no qual o público se encontra atualmente para promover determinados serviços, fixar sua marca e associar seu produto a um sentimento específico. É o caso dos comerciais mais “aconchegantes” durante  Natal, ou mais animados durante o Carnaval.

Se você ainda não sabe como nem por que investir em marketing sazonal, continue lendo e entenda mais sobre o tema.

Por que esse tipo de marketing é importante?

1. Capitalizar em janelas de oportunidade

Épocas como Natal, dia dos namorados e Páscoa são sempre benéficas para a maioria das empresas, sejam lojas físicas ou virtuais. Isso acontece por que, nessas datas, o público está mais disposto a gastar, seja em um único produto ou em um conjunto de compras. Também há aumento na demanda por determinados serviços que envolvam a comemoração.

Conhecer os períodos e criar propagandas voltadas para essas comemorações é uma excelente oportunidade de captar clientes e aumentar consideravelmente suas vendas. Quanto mais você puder aproveitar tais datas, maior será o faturamento anual da sua empresa. Além de haver alguns benefícios duradouros, é claro.

2. Manter um nível estável de vendas

Como já mencionamos, o marketing sazonal contribui bastante para o seu faturamento em datas específicas. Porém, engana-se quem acredita que essa renda é um “extra” no planejamento anual. Pelo contrário, cada empresa define suas finanças já contando com os períodos de alta e de baixa na demanda pelos seus produtos e serviços.

Datas comemorativas, obviamente, são parte de um período de alta, já que o público está buscando determinados produtos em maior quantidade. A criação de uma estratégia para captar ao máximo a atenção dos consumidores — nas redes sociais, por exemplo — faz toda a diferença aqui.

Assim como você aproveita melhor as férias quando se organiza para uma viagem, sua empresa aproveita melhor essas datas quando está preparada adequadamente para elas.

3. Consolidar sua empresa no mercado

Momentos de maior demanda também são uma boa chance de gerar um impacto duradouro em sua rentabilidade. Digamos que você seja dono de uma média empresa e tem dificuldade para se destacar em meio aos concorrentes. Porém, durante épocas comemorativas, você terá mais demanda e mais oportunidades de fidelizar clientes.

Essa pequena janela permite que você tenha contato com um público maior e destaque seu diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Com uma campanha direcionada a uma data comemorativa, será bem mais fácil exibir seu produto para o maior número possível de pessoas e mantê-las em sua base de clientes depois que esse período passar.

Como fazer um marketing sazonal eficaz?

1. Planeje com bastante antecedência

Já mencionamos como o planejamento é importante para qualquer grande evento, seja ele uma viagem, uma apresentação ou uma campanha de marketing. Porém, neste caso específico, seu plano pode ser muito mais complexo, exigindo vários meses de preparo. Algumas empresas começam a planejar suas campanhas desde a mesma data do ano anterior.

Mesmo que você não tenha todo esse tempo disponível, não espere uma data comemorativa para começar a desenvolver sua campanha. Nas semanas que antecedem o Natal, por exemplo, o ideal é que você já tenha seus anúncios sendo veiculados. Caso contrário, sua ação não terá a mesma qualidade e pode não alcançar os resultados esperados.

2. Não se obrigue a cobrir todas as datas

Nem todo produto vende mais em determinada data comemorativa. De fato, boa parte do que é consumido se mantém estável durante esses períodos. Se a sua empresa vende, por exemplo, lâmpadas decorativas, não há muita razão em ter uma campanha de Páscoa ou dia dos namorados. O Natal, por outro lado, é o período perfeito para ampliar suas vendas.

Em resumo, é preciso desenvolver seu marketing sazonal pensando em como determinada data afeta a demanda por seus produtos e serviços. Se não houver real impacto, então é melhor não gastar seu dinheiro com uma campanha que gere pouco ou nenhum resultado.

3. Crie um cronograma detalhado

A elaboração do cronograma faz parte também do planejamento, mas de forma pouco mais específica. O calendário geral da empresa ajuda a definir quais datas comemorativas receberão sua atenção, mas ainda é necessário desenvolver um cronograma mais detalhado para cada ação, estabelecendo seu início e fim, seus pontos-chave, quando certas ofertas serão exibidas e seus veículos.

Além disso, sua campanha sazonal também deve levar em conta o seu tempo de elaboração, criação de materiais, gravações, entre outras coisas. Quanto mais elaborado for seu planejamento, menos surpresas você terá durante esse período.

4. Faça parcerias no processo

Qualquer campanha de marketing sazonal exige uma boa quantidade de recursos, tanto em termos de finanças quanto de pessoal e colaboração. Uma forma de acumular o capital necessário para esses eventos é formar parcerias com outras lojas que também se beneficiem de tais datas, mas que não sejam concorrentes diretas.

Fornecedores e distribuidores também são excelentes opções de parceria. Com a cooperação deles, você consegue fechar mais vendas nesse mesmo período e fortalecer sua marca e o relacionamento com os clientes. E, claro, seus parceiros também vão tirar os próprios benefícios neste acordo.

5. Ajuste seu plano de acordo com o contexto

Nenhum planejamento é perfeito. Mesmo com toda a informação do mundo, você ainda precisaria se adaptar a novos contextos à medida que eles surgem. Por isso vale a pena incluir planos de contingência e pontos de flexibilidade em seu cronograma.

Isso pode envolver diversas ações. Por exemplo, criar uma hierarquia de prioridades, caso não seja possível cumprir determinadas metas, ou uma margem de erro nos prazos. Apenas lembre-se de seguir as linhas principais da sua campanha, ou seu planejamento não será aproveitado.

Agora que você entende um pouco mais sobre o marketing sazonal, é hora de começar a se planejar para a próxima data importante. Acha que vai precisar de mais ajuda? Então entre em contato conosco e veja como podemos auxiliar você!

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