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Em : Web Analytics Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 11 ago 2017
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Uma das maiores vantagens das estratégias de marketing digital é a simplicidade em mensurar os resultados das suas ações. Mas, para medir corretamente o quão próximo você está do sucesso e o que funciona bem ou mal para a sua persona, é preciso escolher as métricas de marketing digital mais adequadas antes de avaliá-las.

Para evitar que você avalie as métricas que pouco importam para os seus resultados, vamos entender o que são as métricas de vaidade e por que elas não podem ser levadas em consideração para as decisões do seu negócio. Acompanhe!

O que são métricas de vaidade e por que ignorá-las?

As métricas de vaidade são aquelas que agradam o ego, mas não indicam, necessariamente, se o seu negócio está prosperando ou não.

Em geral, números como curtidas na página da empresa no Facebook, seguidores no Twitter ou comentários no Instagram significam apenas que há pessoas interessadas no seu conteúdo. Ou seja, esses números não garantem que essas pessoas têm interesse real em negociar com a sua empresa.

Por isso, dê atenção às métricas de marketing digital relevantes, que de fato indiquem como está o desempenho do seu negócio.

A quais métricas de marketing digital podemos dar pouca atenção?

Seguidores

As principais redes sociais trabalham com alguma contagem de pessoas que seguem um perfil, seja ele comercial ou não. Afinal, quem não gosta de ver o número de seguidores crescer?

No entanto, seu significado não passa de pessoas que querem receber seu conteúdo. Lembre-se de que apenas uma parte desse público verá as suas atualizações, outra parte menor vai interagir com essas atualizações e outra porção mais ínfima vai se converter em leads.

Curtidas e reações

Likes, corações e carinhas felizes são sempre muito bem-vindos, mas também não representam muito para uma estratégia de marketing digital.

Em essência, esse número mostra apenas que os usuários gostaram de algo que viram — porém, não é possível saber exatamente o que. Pode ser que tenham gostado da imagem que você postou, mas sequer leram o que você escreveu. Ou ainda, curtiram uma publicação com um link para o seu blog post, mas não clicaram para ler.

É um número que indica que você está produzindo algo interessante e divertido, mas, ainda assim, é uma métrica vazia.

Compartilhamentos e retweets

Os compartilhamentos são reações um pouco mais interessantes para o negócio se comparado às curtidas, pois podem ajudar a distribuir uma mensagem e fazê-la chegar a futuros clientes.

A questão é: como uma publicação em redes sociais contribui para trazer mais oportunidades de negócio e como as pessoas estão interagindo com ela? Vamos ver mais sobre isso na próxima seção.

Cliques em publicações

Facebook e Twitter permitem visualizar quantos cliques os usuários deram em um link ou uma foto que você tenha compartilhado, por exemplo. O que importa não são os cliques em si, mas sim o valor que esses cliques trazem para a sua empresa.

Faça as seguintes perguntas para saber se os cliques não são mera vaidade:

  • Os cliques estão relacionados a um anúncio da sua marca?
  • Os cliques estão levando os usuários para uma landing page do seu site?
  • Quantos desses cliques se transformaram em conversões?

Portanto, tome cuidado com as suas métricas de marketing digital e não deixe que métricas vazias desviem o seu foco. Certifique-se de avaliar apenas as métricas importantes para o seu negócio, que possibilitem o direcionamento das suas decisões.

E para saber mais sobre as redes sociais, em que a maioria das métricas de vaidade está, confira também como criar e gerenciar redes sociais corporativas de sucesso!

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