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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 08 maio 2018
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Você já deve ter notado como seus compradores evoluíram nos últimos anos. Não se trata mais apenas de ter uma loja e esperar que o público entre e faça um pedido. Agora, é necessário que os gestores sejam muito mais proativos e adotem novas estratégias para se destacarem da concorrência.

As mudanças nos hábitos de consumo têm afetado diretamente o Point of Sale (POS), que pode ser definido como ponto de venda, ou seja, o local onde o consumidor paga a compra. Os caixas dos supermercados e as máquinas de cartões de crédito são alguns exemplos de POS.

Ao analisar a forma como a maioria dos clientes age em relação às compras, é possível perceber que os novos consumidores são, também, um exemplo de POS. Muitos já escolhem exatamente onde comprar, como pagar e onde receber os produtos, tomando cada vez mais controle sobre seus meios de consumo.

Você não sabe o que pode ser feito para acompanhar essas mudanças e garantir que o seu negócio continue crescendo? Não se preocupe, trouxemos aqui algumas estratégias básicas que você pode aplicar para melhorar seu trabalho no Point of Sales. Acompanhe!

Ofereça informação de qualidade

Uma das principais características dos novos consumidores, é que eles buscam mais informação antes de fechar qualquer tipo de negócio.

Como a internet tornou o acesso a dados mais simples e prático, muitos clientes fazem uma pesquisa de preços e comparam os produtos antes de escolher o que comprar. Dessa forma, é possível saber se aquela aquisição vai atender às demandas antes de gastar.

Dito isso, a maioria dos consumidores não costuma confiar em uma empresa que não é transparente em relação às informações. Coisas simples como endereço, telefones de contato, especificações do produto, opções de pagamento e política de devolução, são dados importantes para vários consumidores. Ademais, oferecer conteúdos interessantes para o seu público-alvo em um blog, por exemplo, pode ser uma ótima estratégia.

Portanto, é importante que sua empresa disponibilize informações relevantes para o cliente. Para isso, invista na transparência e no marketing de atração. Isso fará com que seu cliente se sinta mais seguro para comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

Trabalhe o pós-venda

Adotar estratégias de pós-venda é essencial para aumentar as vendas. Afinal, é mais fácil lidar com um comprador que já conhece e confia em seus produtos do que dedicar mais tempo e uma maior verba de marketing para atrair um novo cliente — que pode não fechar o negócio.

De forma simples, esse processo envolve uma postura ativa por parte da empresa para manter o interesse do consumidor após a compra de um produto ou serviço. E o que isso significa? Que você deve elaborar estratégias para que ele retorne, por exemplo: adotar programas de fidelidade, fornecer informações extras e relevantes, elaborar uma newsletter, entre outras vantagens.

Lembre-se também que os novos consumidores usam as redes sociais para fazer reclamações e sugestões. Portanto, a empresa deve estar preparada para lidar com críticas negativas e transformá-las em uma experiência satisfatória para o cliente, assim como em melhorias nos processos internos. Então, não deixe de investir nesses canais como forma de atendimento!

Os investimentos nas estratégias de pós-venda são bem menores e podem trazer grande retorno ao longo do tempo, já que, a fidelização dos clientes traz inúmeras vantagens para um empreendimento.

Crie uma estratégia mobile

A grande maioria dos acessos à internet, principalmente em redes sociais e sites de conteúdo, é realizada por smartphones e tablets. Inclusive, é mais fácil encontrar alguém que não tenha um computador em casa do que alguém que não tenha um celular.

Diante disso, é fácil entender a importância de investir em estratégias voltadas para o mobile marketing.

Você pode, por exemplo, utilizar métodos de pagamento exclusivos para celular, o que te permite “montar” seu Point of Sale em qualquer local. Outra opção é utilizar aplicativos para manter seus consumidores informados e para realizar pedidos com mais facilidade.

Considerando que o acesso à internet dos smartphones é quase constante, você poderá manter sua marca presente para seus leads 24 horas por dia e aumentar as taxas de conversão.

Esteja onde o seu futuro cliente está

Entender onde o seu público-alvo está é fundamental para a captação de clientes e para definir estratégias adequadas de Point of Sales. Se você encontrar seu cliente potencial e conseguir chamar sua atenção, será bem mais fácil realizar futuros atendimentos, inclusive os mais personalizados.

Digamos, por exemplo, que seu produto seja muito utilizado em espaços públicos e em eventos. Para alcançar o público-alvo nesses locais, você precisará de mais flexibilidade, com um ponto de venda mais móvel. Investindo em um sistema de POS móvel, por exemplo, você poderá ir até esses clientes potenciais e captá-los no momento mais oportuno.

Foque no engajamento e na interação

Hoje em dia, os clientes são mais que apenas compradores: caso gostem do serviço e do produto, eles podem se tornar defensores da sua marca.

É mais comum que os consumidores confiem no julgamento de outros compradores do que puramente na sua propaganda. Sendo assim, se você conseguir incluir boas análises e opiniões positivas de clientes no portfólio da sua empresa, será mais fácil conquistar a confiança de novos leads.

Além disso, promover a interação e o engajamento com a marca e com outros clientes, ajuda a melhorar a experiência de compra. Investir em suas redes sociais e criar eventos para dialogar com o público pode trazer várias oportunidades para fidelizar antigos compradores e mantê-los em sua base por mais tempo — e quem sabe, atrair mais clientes!

Tenha uma proposta de valor imediata

Os novos consumidores também são cada vez mais dinâmicos. Eles querem sair do Point of Sale com alguma satisfação imediata, não com algo que só trará retorno daqui a um mês. Sendo assim, você deve ter uma proposta de valor para todos os seus produtos. E ela precisa ser entregue no ato da compra.

Há vários serviços que podem exigir mais tempo para gerar o resultado esperado. Mas é sempre possível elevar o valor percebido desde o começo: seja oferecendo um serviço, produto complementar ou até mesmo iniciando um programa de fidelidade. Não é necessário fazer nada extravagante, apenas garantir que seu cliente receba um benefício imediato.

Invista no espaço online

As estratégias de marketing e vendas online são, atualmente, alguns dos principais focos para todo negócio. A melhor maneira de potencializar seu POS é investir na sua presença online, através de e-commerce, blogs, redes sociais, entre outras opções.

Nestes locais, seus leads estão muito mais propensos a considerar suas propostas, o que eleva suas chances de fechar o negócio rapidamente. Além disso, você sempre terá um espaço para redirecionar seus leads no momento de captá-los.

Agora que você entende a relação dos novos consumidores com o Point of Sales, é hora de aplicar essas estratégias e ampliar a rentabilidade das suas vendas!

Você acha que mais pessoas podem aproveitar essas dicas para melhorar seus negócios? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como a evolução do POS pode mudar a forma de fechar vendas!

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