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Em : Mídia Display Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 26 abr 2018
O que é mídia out of home e quais suas vantagens?

Com cada vez mais acesso à internet dentro de casa, é normal que a maioria dos consumidores sempre receba todo tipo de anúncio de mídia. De fato, a propaganda nas ruas caiu bastante graças a essa nova ferramenta, mas isso não significa que esse modelo deixou de existir. Pelo contrário, o conceito é chamado hoje de mídia out of home e foi adaptado à nova era.

Abreviado como MOOH, essa prática consiste, basicamente, em divulgação de maior escala em espaços públicos. Você certamente já viu propagandas assim em paredes, cartazes, fachadas de empresas e vários outros lugares. São um método bem tradicional de propaganda, mas que não deixou de crescer com o passar dos anos.

Se você está considerando investir nessa área, mas ainda não a conhece bem, não se preocupe. Vamos falar um pouco sobre os principais formatos de MOOH e quais vantagens eles oferecem.

Quais são os principais tipos de mídia out of home?

Outdoors, cartazes e afins

Quando falamos em propaganda nas ruas, essas são algumas das primeiras imagens que vêm à mente. Um grande outdoor, visível para todos que passam de carro ou a pé, ou então um cartaz que atrai os transeuntes diretamente para a porta da sua loja. São formas simples e práticas de propaganda direta que ainda têm seu espaço.

Em geral, o objetivo é atingir um local específico e obter resultados imediatos. A fachada ou vitrine de uma empresa, por exemplo, serve para captar clientes com potencial de compra naquele momento. Claro, isso pode variar de acordo com o material divulgado, mas o princípio é o mesmo.

Painéis e telões públicos

Já mencionamos o que é mídia out of home e como ela se adaptou à nova realidade, onde o público está acostumado a ver muita informação em um espaço mais curto de tempo. Um desses resultados foi a utilização de telões para transmitir essas informações de forma mais dinâmica e chamativa, aumentando suas chances de captação.

Em outdoors e fachadas, você é obrigado a trabalhar com um design estático, o que limita os recursos disponíveis para chamar a atenção do público. Com o uso de telões, já é possível usar recursos mais próximos da televisão, além de condensar diferentes mensagens em um espaço um pouco menor.

Embalagens e PDVs

Um dos métodos de aplicação da MOOH que mais persistiu é a utilização das próprias embalagens de produtos e dos seus PDVs. É bem fácil promover uma campanha que utiliza nada além dos materiais da própria empresa. Isso não só reforça a sua presença para o público atual como aumenta suas chances de obter um crescimento orgânico.

Um exemplo clássico é a campanha “São as pequenas coisas da vida que nos fazem felizes”, da Coca-Cola na Alemanha. Todo o material foi utilizado nos pontos de venda e nas próprias latinhas, o que chamava mais a atenção do público local do que um anúncio extravagante na TV, por exemplo.

Quais vantagens a mídia out of home oferece?

Alcance em massa

O primeiro e mais óbvio benefício dessas práticas é a presença diante das massas. É verdade que a era digital trouxe o foco das empresas para a segmentação do público por meio de métricas e outras ferramentas digitais, mas muitos produtos ainda têm um apelo tão amplo que podem obter resultados maiores e melhores com o público geral.

Esse é o caso de produtos básicos, como os de higiene pessoal, alimentação geral e afins. Não há um subgrupo muito específico de leads que precise ser focado em relação aos demais, o que te dá mais liberdade para criar campanhas generalizadas. Quanto mais pessoas você atingir diariamente, melhor para o seu negócio.

Melhor relação custo x benefício

Pode não parecer assim a princípio, mas a proporção entre alcance e investimento para as MOOH é bem alta. Pense na quantidade de pessoas que passam por qualquer shopping, praça ou outro local público todos os dias. Cada uma delas passará pelo seu outdoor, cartaz ou painel, aprendendo o que sua empresa faz e como obter seu serviço.

Em geral, o custo de produção e instalação desses materiais pode ser um pouco elevado à primeira vista. Porém, pelo tempo de permanência desse anúncio, você já terá obtido leads mais que suficientes para compensar pelo seu investimento. Dependendo do produto e da qualidade da propaganda, não deve haver grande dificuldade nesse processo.

Presença persistente

O investimento inicial em mídia out of home tem bastante durabilidade, já que você só precisa pagar pela colocação do material e eventuais substituições de conteúdo. Não há necessidade de pagar um valor mensal por um alcance específico. Enquanto uma campanha for válida, você pode manter seu outdoor nas ruas, captando mais clientes.

Além disso, um dos fatores que mais influencia o sucesso de uma marca é o nível de brand awareness do público. Basicamente, quanto mais uma pessoa vê e reconhece uma imagem, mais ela tende a confiar no que ela representa. Sendo assim, estar presente na vida do seu público, sempre garantindo seu espaço em seu pensamento, é a melhor maneira de assegurar vendas no médio e longo prazo.

Maleabilidade geográfica

Por fim, mas não menos importante, sempre haverá campanhas que só precisam ser direcionadas para localidades muito específicas, como um bairro ou rua. Porém, um anúncio de televisão sempre será enviado para pessoas fora do seu alcance. Ao utilizar a limitação geográfica para segmentar sua campanha, a MOOH é uma das melhores opções.

Um exemplo simples seria um pequeno negócio que atua em determinado bairro e redondezas. Não faz sentido criar um anúncio que vá além dessas fronteiras, pois você não teria como atender a esses clientes. Se um cartaz ou painel é direcionado especificamente para sua vizinhança, não há nenhum risco desse tipo. E esse investimento pode ser adaptado caso o negócio comece a expandir suas fronteiras.

Entendendo melhor o que é mídia out of home e suas vantagens, você certamente está preparado para começar a usá-la. Se quiser aprender mais sobre o tema ou tirar outras dúvidas, siga-nos no Facebook,no LinkedIn e na Google+ e veja nossos melhores conteúdos.

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