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O que é persona e como ela aumentará a efetividade de suas campanhas? - In: Business Intelligence

Em : Business Intelligence Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 06 jul 2016
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A medida que o mercado evolui, precisamos evoluir também a nossa abordagem e forma de fazer marketing. Uma das maiores mudanças dos últimos anos foi o hábito de consumo. A forma de consumir e os caminhos na tomada de decisão de compra são completamente diferentes do que eram há dez anos, por exemplo.

Lembra-se de quando qualidade era o maior diferencial entre as empresas? Hoje, não passa de uma obrigação das empresas terem produtos e serviços dignos.

Pensando nisso, a nova abordagem precisa ser feita considerando as necessidades mais específicas dos seus clientes. Conhecê-los de forma clara é um desafio para muitos empreendedores. Mas a verdade, é que entendendo o que é persona, conseguimos traçar perfis interessantes para serem trabalhados nesse novo cenário. Por isso, confira a seguir mais sobre o assunto e os benefícios que as personas podem trazer para sua empresa.

O conceito de persona

As personas são personagens semifictícios que criamos para conseguir entender melhor o nosso público. Esqueça aquela velha história de que seu público-alvo são “mulheres e homens de idades entre X e Y, das classes B e C”, isso é passado!

Hoje, podemos analisar os perfis de clientes ideais para o negócio e desmembrar informações específicas sobre cada um deles. É possível identificar quais são seus objetivos de vida, seus hobbies, como é seu dia a dia, o que ele espera do trabalho e da vida profissional, quais são as maiores dificuldades que ele enfrenta, quais são suas objeções no momento de compra e como a sua empresa pode ajudá-lo.

Os benefícios da definição de personas para o seu negócio

A definição de personas carrega muito mais do que um simples raio-X do seu público. Ela também é uma maneira de conseguir entender melhor as pessoas e descobrir formas diferenciadas de abordá-las. Por isso, são muitos os benefícios trazidos por essa definição. Vamos aos mais importantes:

1. Comunicação mais assertiva

Conhecendo o seu público de uma forma mais aprofundada, é possível encontrar estratégias de comunicação muito mais assertivas. Por exemplo, se você sabe quais as palavras-chave que o seu público realmente busca e como eles querem resolver as dificuldades e necessidades que possuem, é possível fazer ações específicas para ele.

2. Argumentos de vendas mais bem definidos

Com a definição de personas em mãos, você certamente conhecerá melhor o seu público e saberá o que ele está levando em consideração na hora da decisão de compra. Para o time de vendas, por exemplo, isso é fundamental. Principalmente, para que ela tenha a certeza de que conseguirá responder a todas as dúvidas e objeções que essas personas apresentam.

Sabendo essas informações, é possível traçar um plano de ação para combater cada uma dessas objeções, descobrir a melhor abordagem e argumentos de venda e, a partir daí, converter para a compra propriamente dita.

3. Estratégias focadas em quem realmente importa

O marketing digital permite uma segmentação incrível nas campanhas. A principal vantagem de conhecer suas personas e conseguir criar estratégias de comunicação segmentadas para quem realmente importa, é otimizar os investimentos em marketing e propaganda.

Todo o valor investido nessas áreas de fato será destinado para o público-alvo do seu negócio. Ao contrário, por exemplo, da mídia tradicional, onde nunca saberemos a porcentagem exata ou quem realmente entrará em contato com a campanha que está sendo veiculada.

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