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Em : Web Analytics Comentários : 0 Autor : Ricardo Grimaldi Data : 06 jul 2016
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Já aconteceu de você ter um orçamento para investir em campanhas de marketing digital, mas ficar perdido sem saber qual será a melhor escolha e que te dará um retorno maior? Pois isso pode ser resolvido com uma métrica chamada ROI. Você não sabe o que é ROI ou não entende bem como ele funciona? Então continue acompanhando e descubra!

ROI

A sigla da expressão em inglês Return on Investment, em português é chamada de Retorno sobre o Investimento. E como o nome já diz, é uma métrica que te possibilita saber o quanto de retorno você conseguiu com os investimentos em determinadas ações de marketing digital.

A conta é simples:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

Não entendeu? É simples. Pegue o seu lucro, subtraia o valor que foi investido na campanha e depois divida esse número novamente pelo valor investido na campanha. O resultado é o ROI da sua ação.

Você pode calcular o ROI em qualquer tipo de ação de marketing digital que realize, pode ser e-mail marketing, campanhas de links patrocinados no Google Adwords, em promoções, mídias sociais, dentre outros.

A importância do ROI

O ROI é importante porque possibilita um melhor entendimento sobre como a sua empresa e suas campanhas estão funcionando, bem como a relação entre elas. Mais do que números, o ROI auxilia na tomada de decisões de acordo com o fluxo de vendas.

É importante lembrar que o ROI deve ser calculado com frequência, pois o mercado oscila bastante e a taxa pode variar significativamente em períodos curtos de tempo. Além disso, não esqueça dos períodos de ações promocionais, datas específicas e épocas sazonais onde os resultados podem ser surpreendentes.

Outras métricas

Existem muitas outras métricas que podem ser mensuradas no marketing digital. No entanto, duas delas vamos citar neste artigo por serem mais específicas e relacionadas ao ROI, trata-se do Ciclo de Vida do Cliente (LTV) e do Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Entenda melhor o que cada uma dessas métricas significa e avalia:

Ciclo de Vida do Cliente – LTV

A siga de Lifetime Value irá representar o tempo que o cliente permanece como comprador da sua empresa. Por meio da análise desse ciclo, você acompanha todo o funil de vendas, vê onde o cliente está e onde, possivelmente, ele desistiu da compra, reforçando a etapa específica de modo que a retenção de visitantes seja otimizada.

Custo de Aquisição de Clientes – CAC

Acompanhar os clientes no funil de vendas não basta. É preciso também saber quanto sua empresa está pagando por eles. Com isso, você consegue aferir se os esforços e investimentos em marketing estão sendo suficientes para lhe dar o retorno que a empresa precisa e espera.

Descobrir o que é ROI é apenas um pequeno passo para colocá-lo em prática, é fundamental que você continue se aprofundando no tema e conhecendo as muitas outras métricas que o marketing digital possibilita que sejam avaliadas.

E então, conseguiu entender melhor o que é ROI? Compartilhe sua opinião ou dúvida conosco nos comentários abaixo!

 

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