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Em : E-Commerce Comentários : 1 Autor : Denis Casita Data : 17 out 2016
O que é taxa de conversão e qual a importância para sua empresa?

Se você está no meio digital, certamente já ouviu falar em taxa de conversão, não é mesmo? Mas você sabe qual é a real importância dessa taxa? Ela pode ser mensurada? Como e de que forma ela interfere no seu negócio?

No post de hoje, abordaremos essas e outras questões para que você possa planejar a melhor forma de medir a taxa de conversão do seu negócio. Confira!

O que é taxa de conversão?

Embora muito associada a e-commerce e vendas, a taxa de conversão é uma métrica que pode ser aplicada e observada em diversos pontos do marketing digital. É possível aplicar a métrica em campanhas de preenchimento de formulários, download de um e-book, assinatura de uma newsletter e, é claro, na conversão de uma venda.

Calculando a taxa de conversão, você poderá entender mais sobre a performance das suas campanhas e ter diretrizes para conseguir otimizar seus investimentos em marketing digital. Dessa forma, você garante que eles sejam aplicados nos canais corretos e em proporções corretas, evitando desperdícios e aprimorando seus resultados.

Se você investe em e-mail marketing, campanhas de links patrocinados, rede de display do Google, remarketing, mídias sociais ou qualquer outro tipo de publicidade, é possível calcular a taxa de conversão para identificar em quais canais você está tendo maior resultado e em quais seu dinheiro está sendo desperdiçado.

Como calcular a taxa de conversão?

Com um cálculo simples e confiável, você obtém a taxa de conversão e pode aplicá-la às diversas ferramentas de marketing digital que você utiliza para alavancar seus resultados.

Veja um exemplo prático aplicado a vendas: digamos que você recebeu 5 mil visitas em seu site em um determinado período, e gerou 75 vendas. Logo, a sua taxa de conversão é de 1,5%. O cálculo é bem simples:

Nº de vendas / Nº de visitas * 100

Neste caso: 75 / 5.000 x 100 = 1,5%.

Não se assuste se você tiver uma loja virtual e a taxa de conversão for abaixo de 2%. No Brasil, a taxa de conversão dos e-commerces gira em torno de 1,65%.

O que fazer após a conversão?

Quando há conversão, seja por venda ou por formulário, você precisa começar a nutrir o seu cliente ou potencial cliente. Crie uma jornada de compra para este consumidor, estipulando os materiais que ele irá receber da sua empresa em cada situação (atração, consideração, avaliação e compra).

Se você obteve conversões através de vendas de produtos, saiba que adquiriu um cliente e que agora é preciso criar estratégias para fidelizá-lo. Afinal, o custo para manter um cliente engajado com a sua marca e seus produtos é muito menor do que o custo para adquiri-lo.

Se a sua conversão for um lead e ele estiver no fundo do funil – ou seja, preparado para a compra –, você deverá enviá-lo para o fechamento. Neste passo, a automação de marketing poderá te ajudar a fazer uma boa avaliação do lead convertido para enviar para o setor de vendas.

Mas atenção: seu trabalho não acaba aqui. O marketing precisa dar suporte ao setor de vendas, ajudando-o a nutrir este lead conforme as objeções de venda forem aparecendo. Aqui, a automação de marketing também pode te ajudar a otimizar seus processos e ações!

Após a conversão, você poderá utilizar as ferramentas de automação para informar ainda mais o prospect sobre o seu produto ou serviço e, assim, engajá-lo ainda mais com a sua marca.

Agora que você aprendeu a calcular essa métrica e sabe onde aplicá-la, fique sempre atento às suas taxas de conversão. Só assim você conseguirá identificar as melhores oportunidades de investimento em suas campanhas.

Aplicando o cálculo aos diversos canais que você utiliza, suas chances de realizar um bom investimento são ainda maiores! Gostou deste conteúdo? Siga nosso perfil no Facebook, Google+ ou LinkedIn e receba dicas valiosas para otimizar o seu negócio!

 

(1) Comments

  1. Isadora Couto 31 de agosto de 2017 at 11:14 Reply

    Olá, ótimo post! Com a taxa de conversão é possível entender mais sobre os resultados das campanhas de marketing e ter diretrizes para fazer bons investimentos. Ela tem total importância para o e-commerce brasileiro. Trabalhando nesse mercado, me deparei com diversos estudos relevantes sobre boas práticas de taxa de conversão para e-commerce, tais como o E-commerce Radar, por exemplo. Nesse estudo descobri que a taxa de conversão média do e-commerce brasileiro é de 1,3%, com variáveis dependendo da categoria. Como exemplificado aqui: http://ecommerce.neoatlas.com.br/evolucao-da-taxa-de-conversao/

    Concordam que esse é estudo é primordial para o comércio online?

    Sucesso!

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