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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Ricardo Grimaldi Data : 07 ago 2017
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Foi-se o tempo em que as empresas menosprezavam o investimento em marketing  hoje visto como fundamental para aumentar as vendas de qualquer tipo de negócio.

Para destacar-se entre a concorrência, é preciso fazer diferente dentro do mercado. Não basta um bom planejamento com ótimas estratégias: é preciso também investir com sabedoria a partir de análises de cenário e definição de um bom orçamento de marketing dentro da sua empresa.

Se você não sabe como definir esse orçamento e nem quais pontos levar em consideração, continue nos acompanhando! Mostraremos quatro tópicos que devem ser considerados, sempre. 

Defina seus objetivos e planejamento

Se você gastar sem planejar, é bem possível que acabe desperdiçando um dinheiro que não terá ROI (retorno sobre o investimento). Isso é problemático para uma gestão eficiente da verba de marketing.

Por isso, o primeiro passo ao definir o seu orçamento é pensar seus objetivos e planejar suas estratégias. Comece se perguntando: onde você espera que a sua empresa esteja daqui um ano?  

A partir da definição do objetivo, é possível traçar metas que sejam mensais, semestrais, anuais e que consigam nos indicar os rumos a serem tomados.

Se você tem um determinado objetivo, é necessário que a sua estratégia seja adequada a ele. Essa estratégia, por sua vez, será colocada em prática por meio de diferentes meios de comunicação  que possuem, também, diferentes custos. 

Invista em ações que façam sentido no seu nicho

Quando você perceber o que a sua comunicação vem fazendo e o que precisa fazer para atingir o seu público, você vai perceber em quais meios você deve estar presente — e com qual intensidade.

Tudo isso é feito por meio da análise de métricas e, dessa forma, será possível mensurar quanto é necessário investir em cada meio.

O marketing é uma área que muda constantemente. Por isso, planeje-se para um ano, depois readeque a sua estratégia e, se necessário, o seu orçamento. Lembre-se: o orçamento de marketing tem que estar intimamente conectado com a sua estratégia!

Se você está no começo de seu negócio, é bem provável que você tenha que alocar mais recursos no marketing. As atividades de marketing e os custos provavelmente irão variar, então, é importante planejar os momentos de alta e de baixa.

Avalie o orçamento de marketing da concorrência

Analisar a concorrência é sempre uma boa ideia — não para você criar cópias, mas para basear a sua percepção a partir dos valores do mercado. Ela pode ser utilizada como comparação para a criação do seu orçamento, ajudando a balizar a decisão final.

Não basta apenas descobrir qual o orçamento da concorrência: é preciso também fazer uma análise aprofundada, percebendo o grau de desenvolvimento da comunicação e em que nível a empresa se insere.

E de nada adianta também comparar a sua empresa. Se ela for iniciante e você fizer isso com quem está com uma estratégia de comunicação avançada há anos, a avaliação pode dar errado.

É preciso investigar empreendimentos similares ao seu, sempre! 

Estabeleça um valor mínimo para o marketing

Avalie criticamente o quanto o marketing pode representar no plano de contas. O orçamento da área pode vir de um valor que a sua empresa já possui em caixa ou de vendas projetadas.

É interessante que você estabeleça um teto máximo para o valor a ser gasto com o marketing, mas que também determine o mínimo necessário para que a área seja mantido em momentos de crise!

No mais, é fundamental encontrar o equilíbrio e saber o quanto investir para atingir o público-alvo desejado: o orçamento existe justamente para controlar o quanto será gasto nas ações de marketing — para não menosprezá-lo e para não perder dinheiro!

Pronto para criar um orçamento de marketing que vai te ajudar a impulsionar suas vendas? Conte para a gente nos comentários as suas dúvidas sobre o tema. 

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