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Em : Links Patrocinados Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 12 jun 2018
Pesquisa por Voz: por que você deve ficar ligado nessa tendência?

Não é de hoje que muitas pessoas sonham com o dia em que as máquinas se tornarão tão inteligentes que poderão pensar e agir igual a um ser humano. Isso incluindo todos os seus trejeitos, desvios e até personalidade. Claro que essa ainda é uma realidade um pouco distante, mas já existem diversas maneiras de facilitar essa comunicação, como a pesquisa por voz.

E, acredite ou não, ela já afeta boa parte dos trabalhos de marketing digital. Como você já deve saber, vários dos grandes desenvolvedores tecnológicos, principalmente o Google, estão investindo em ferramentas para facilitar as pesquisas de seus usuários. Um desses recursos é o reconhecimento de voz, que permite que o usuário fale algo no microfone e tenha o termo pesquisado imediatamente, sem ter que digitar nada.

De fato, já é estimado que 40% do público adulto use esse método de pesquisa ao menos uma vez por dia. Quer entender melhor por que ele é tão relevante para o seu trabalho de marketing? Então continue lendo e descubra exatamente o que precisa saber.

Por que a pesquisa por voz está ganhando popularidade?

Evolução da tecnologia de reconhecimento de voz

Um empecilho para a ampla adoção desse recurso era sua enorme taxa de erros. A máquina podia não reconhecer diferentes pronúncias de uma palavra, cometer erros de associação ou simplesmente ignorar certos tons de voz. No fim das contas, era mais difícil falar do que apenas digitar sua pesquisa. Felizmente, esse quadro tem mudado bastante.

Hoje em dia, estima-se que os programas de reconhecimento de voz cometam apenas 8% de erros. Isso pode parecer um pouco alto, mas você deve lembrar também da quantidade de erros de digitação que as pessoas fazem em cada pesquisa.

Pura praticidade para o dia a dia

Em média, um ser humano é capaz de pronunciar 150 palavras por minuto em uma conversa comum. Nesse período de tempo, a mesma pessoa pode digitar 40 palavras, menos de um terço do que conseguiria expressar verbalmente. Dependendo do tipo de atividade que alguém execute, essa diferença é gritante.

Se você precisa fazer buscas extremamente rápidas ou apenas não costuma ter as mãos livres, a pesquisa por voz é a melhor alternativa. Além de transmitir muito mais informação em menos tempo, você também terá a praticidade de não ter que lidar com o teclado do celular, que pode ser bem difícil de manusear para algumas pessoas.

Maior acessibilidade em diversos contextos

Falando em dificuldade de manuseio, focar em acessibilidade é uma das principais metas de diversas empresas hoje em dia. Dessa forma, não só é possível melhorar sua reputação como também abrir espaço para novos leads. A voz, por exemplo, é o único meio de acesso para pessoas com deficiência visual ou que não possuem coordenação motora fina para digitar.

Ao desenvolver um trabalho de marketing adequado para esses grupos, você ajuda a encurtar o caminho deles até sua marca. E como muitas pessoas sem deficiência alguma também utilizam essa ferramenta, o investimento não será perdido, mesmo que o público específico não seja atingido.

Como você pode adaptar sua estratégia de marketing a essa ferramenta?

Foque nos acessos por dispositivos mobile

Como você já deve saber, a pesquisa por voz é foco principalmente em celulares e tablets, já que são aparelhos nos quais a digitação é um pouco mais difícil, além de serem normalmente associados a conversas diretas. Sendo assim, seus primeiros investimentos de marketing devem ser voltados para esse canal.

Para não perder espaço, você deve já começar a otimizar suas páginas on-line para dispositivos móveis o quanto antes. A melhor parte é que esse tipo de investimento já é muito relevante para seu desempenho atual. Independente do tempo que levar para que as pesquisas de voz se tornem o foco central do SEO, você já terá algum retorno garantido.

Reforce palavras-chave long tail

Já comparou a forma como você escreve em suas pesquisas e como você fala naturalmente? De fato, são formas completamente diferentes de construir o pensamento. Ao digitar, você provavelmente foca em palavras únicas, enquanto sua fala utiliza sentenças completas e longas. Isso aumenta o peso das palavras-chave long tail, que possuem alta especificidade.

Na prática, isso significa repensar a forma como suas palavras-chave são estruturadas. Aos poucos, o Google pode dar mais importância às buscas realizadas por voz, considerando os termos falados em paralelo com os digitados. Estar à frente nessa tendência e começar a indexar seu site de acordo com a forma falada da pesquisa será um diferencial importante em pouco tempo.

Inclua análise de voz em suas avaliações de audiência

No geral, aquilo que as pessoas falam não é o que carrega mais informação, mas sim a forma como as pessoas falam. O tom, altura, timbre, número de pausas, tudo isso comunica algo a mais. O mesmo princípio se aplica na pesquisa por voz, o que pode ser muito útil em ferramentas de analytics.

Em algum momento, os motores de busca vão começara a gerar dados sobre a voz de seus usuários, criando mais e mais informações sobre seus leads. Sendo assim, é melhor você se preparar e começar a estudar essas variações dentro da sua base atual de clientes.

Invista em acessibilidade para seus outros conteúdos

Já mencionamos como essas ferramentas estão contribuindo em larga escala para facilitar as pesquisas de pessoas com deficiência visual e dificuldades para digitar. A menos que seu produto ou serviço seja muito específico, certamente você tem algo a ganhar com a chegada desses novos clientes. Porém, para isso, suas outras páginas também devem ser acessíveis.

Não adianta muito um lead com deficiência visual conseguir encontrar sua página se ele não puder se orientar a partir desse ponto. Mesmo que ele utilize outros softwares para facilitar seu acesso, é sua responsabilidade tornar esse caminho o mais simples possível.

Com essas informações, você certamente já está pronto para incluir a pesquisa por voz entre os seus investimentos de marketing digital. Acha que mais pessoas precisam saber disso? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como a voz será importante daqui a algum tempo.

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