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Em : Sem categoria Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 24 jun 2014
Por que fazer uma landing page e como fazê-la corretamente?

Como o usuário chega até o seu site? Hoje, a principal fonte de visitas é a ferramenta de busca, através dos resultados pagos ou orgânicos. Mas será que o seu visitante em potencial digita exatamente o nome do seu site nas diversas ferramentas de pesquisa? A resposta mais correta é não. Isso acontece porque ao procurar por algum termo relacionado ao assunto que seu site aborda, o usuário já encontra uma página específica e não a página inicial.

Um exemplo bem claro é: Quando pesquisamos o termo ‘Links Patrocinados’ no Google, encontramos como resultado orgânico a página www.performaweb.com.br/links-patrocinados e não a página inicial do nosso site. Dessa forma, a maior quantidade de acessos de um site vem das Landing Pages, as páginas específicas dentro do seu site.

Uma porta de entrada tão relevante para seus resultados e conversões, certamente merece bastante atenção. É preciso criar páginas funcionais, de conteúdo único e atrativo, imagens dispostas corretamente, bem otimizadas e que falem dos assuntos certos, aqueles mais buscados pelo seu público alvo.

Sua Landing Page pode ser a 1ª página vista no site, mas infelizmente também pode ser a última! Para evitar erros de criação e otimização, confira abaixo algumas dicas que farão a diferença em suas conversões.

Landing Page Planejamento

  • Título

O título da sua Landing Page deve resumir e informar o usuário de maneira clara. Dentre todas as formas de conteúdo textual, o título é o elemento decisivo que faz o leitor se interessar ou não pelo conteúdo. Devemos nos lembrar ainda que na Internet, as opções são vastas, se o usuário não for ‘bem recepcionado’ pela página, sabe que pode clicar em ‘voltar’ e vai encontrar mais uma infinidade de sites que podem oferecer o mesmo conteúdo de maneira mais completa.

O tamanho do título, a cor e o tamanho da fonte também são itens de extrema importância. Títulos longos e com palavras difíceis tendem a confundir o leitor. Invista em títulos curtos, mas que passem a informação correta, de cor atraente e com tamanho de fonte diferenciado do corpo do texto.

  • Subtítulos e Pontos de Atenção

A leitura online acontece de maneira diferente da leitura offline. Na web o usuário conta com a barra de rolagem para ‘pré-visualizar’ todo o conteúdo da página. Se o conteúdo estiver totalmente disposto em texto corrido, sem divisões, subtítulos, listas numeradas ou tópicos, logo o leitor perde o interesse pela página.

Destaque os subtítulos do restante do conteúdo com tamanho de fonte um pouco maior, ou até mesmo cor diferenciada, mas sem exageros. Tudo depende de qual tema a página trata, qual é o público-alvo e do design do site. Utilize o bom senso.

  • Comprimento

Outro fator que pode comprometer o interesse do seu visitante é o tamanho do texto. Lembre-se mais uma vez que a leitura online é dinâmica, os leitores querem encontrar a informação de maneira rápida, sem muitos rodeios.

Não confunda essa característica com o chamado ‘conteúdo pobre’, entenda que é possível ter um conteúdo de qualidade de maneira objetiva, sem se estender muito.

  • Imagens e Design

Um ponto muito significativo para a Landing Page são as imagens utilizadas para ilustrar o conteúdo. Lembre-se, o leitor utiliza a barra de rolagem, e ao fazer isso, deve ser atraído pelas imagens da página, entender a relação do conteúdo com a imagem e sentir a leitura ‘suavizada’. Fazendo uso das imagens certas, pode-se transformar algo abstrato, como um serviço, em algo tangível para o seu prospect.

A disposição das imagens é muito relevante, exagerar nas ilustrações e elementos gráficos pode cansar o usuário. É importante que a página esteja ‘limpa’.

  • Ofertas e Call To Action

Na Landing Page sua oferta deve estar bem representada graficamente. O visitante precisa reconhecer o que está sendo ofertado, frete grátis, assinatura gratuita por um mês, acesso de uma semana ao serviço premium, dentre outras possibilidades.

Ainda dentro das ofertas, existe a call to action, ou seja, a “chamada para a ação”, que deve receber atenção específica para que as conversões se concretizem. Combinar os dois elementos de maneira correta e atrativa ao leitor fará toda a diferença.

Landing Page Melhores Praticas

  • Navegação

Com tantas dicas para ‘equipar’ sua Landing Page da melhor forma, é preciso lembrar da facilidade de navegação do usuário. Antes de implementar melhorias ou novas técnicas, priorize o tempo de carregamento da sua página. Não adianta ter muitos elementos atrativos, se o tempo de carregamento é grande, pois o usuário é impaciente e quer acesso rápido.

Aplique essas dicas nas Landing Pages do seu site e veja os resultados! Para saber mais sobre otimização e ter acesso a mais dicas de performance para o seu site, curta nossa página no Facebook!

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