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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 20 jun 2018
Prospecção de Clientes: como atrair o consumidor na era do imediatismo?

A prospecção de clientes se tornou um grande desafio para as empresas no atual momento do mercado. A era do imediatismo deixou muitos empresários de cabeça em pé, perguntando-se: “como fazer minha empresa se destacar em um momento de saturação de comunicação audiovisual, inúmeras opções de mercado e muita urgência na hora de consumir?”.

Entender o comportamento do seu público e como ele está reagindo à era do imediatismo é o primeiro passo para conseguir colocar ações em prática que irão te diferenciar da concorrência e fortalecer seu potencial de aquisição de clientes.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre isso, separamos algumas informações fundamentais! Continue lendo.

O que é a era do imediatismo?

A evolução da internet e do digital fez com que os consumidores passassem a esperar menos tempo por respostas, informações e soluções.

Quando ainda utilizávamos internet discada, tínhamos que esperar por muito tempo para que páginas fossem carregadas. Hoje, ao lembrar saudosamente dessa época, você consegue se imaginar esperando tanto tempo para acessar um conteúdo?

A era do imediatismo é marcada pela ansiedade do consumidor por respostas e soluções rápidas para seus problemas, o que exige das empresas um posicionamento também imediatista e proativo. 

Como aumentar a prospecção de clientes na era do imediatismo?

Para que sua empresa alcance o almejado destaque no mercado e consiga aumentar a prospecção de clientes em um momento de consumo tão singular, separamos algumas dicas de ações que podem ser colocadas em prática agora mesmo em sua empresa. Elas vão te auxiliar a otimizar resultados e a se adequar à nova realidade mercadológica.

1. Ter presença online e offline

O primeiro passo é ter presença online e offline. O imediatismo exige que seus pontos de contato com os prospects sejam variados e isso inclui estar presente também em mídias tradicionais.

Você precisa concentrar seus esforços nos lugares onde seu cliente está. O imediatismo, junto com o consumo por impulso, precisa passar a mensagem correta, da forma correta e no momento correto.

2. Marketing integrado

A presença online e offline, como dito anteriormente, precisa estar bem alinhada. O marketing integrado é fundamental para que você consiga atingir o cliente na hora certa e com a linguagem correta.

Até porque, neste momento onde tudo acontece com rapidez, o consumidor recebe milhares de informações diferentes por dia. Logo, se sua empresa não tiver uma consistência de mensagens, ele nunca vai se lembrar de sua marca.

Assim, um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas é o de manter identidades e linguagens diferentes em ações online e offline. O resultado dessa discrepância de argumentos é a falta de assimilação: o prospect não associa com facilidade que aquelas mensagens vêm da mesma empresa.

Isso significa que, ao receber diversas informações todos os dias, ele terá mais dificuldade em assimilar o que foi enviado por sua empresa, reduzindo as chances de se tornar um cliente de seu negócio.

Quanto mais alinhada for sua linguagem para as diferentes mídias, sem deixar de lado a identidade de sua empresa e a mensagem que quer passar, melhores serão os resultados.

3. Oferecer personalização

A personalização também é a melhor pedida para quem quer se destacar diante da concorrência. Cada consumidor possui uma necessidade diferente e, por isso, quanto mais personalizado seu produto e/ou serviço for, melhor para o mercado.

O número de concorrentes é imenso, com produtos e serviços semelhantes e sem apresentar grandes diferenciais. Considerando esse cenário, a personalização é uma forma de se diferenciar dentre tantas opções. Além do mais, na era do imediatismo, o cliente pode comparar vários concorrentes em um piscar de olhos. Então, a oferta personalizada é aquela que ganhará o cliente.

4. Utilizar um bom CRM

Ter um bom CRM também te ajuda a avançar na prospecção de clientes. Essa ferramenta de armazenamento de informações irá te ajudar a enxergar padrões de consumo, problemas mais comuns e dúvidas frequentes.

Com essas informações em mãos, você conseguirá prever alguns comportamentos, identificar oportunidades e formas diferentes de abordagem, aumentando o conhecimento sobre seu público alvo e as oportunidades de aquisição de clientes.

5. Ações de e-mail marketing

As ações de e-mail marketing são muito importantes para o relacionamento com clientes e prospects. No caso de clientes de sua empresa, tais ações são interessantes para trabalhar o relacionamento e a manutenção da marca junto a essas pessoas, aumentando a satisfação e as chances de serem indicados para amigos.

Inclusive, essa é uma possibilidade: criar campanhas de indicação para amigos em troca de descontos e vantagens exclusivas. O novo consumidor valoriza indicações e essa é uma oportunidade incrível para trabalhar tal potencial dentro de sua marca.

Outra vantagem da ação de e-mail marketing é o relacionamento com prospects. No caso de um produto ou serviço com tempo de venda muito longo, essa ferramenta te ajuda a reduzir a distância entre empresa e cliente. Isso permite aumentar o share of mind e as chances de converter o prospect em cliente para seu negócio.

Os e-mails, nesse caso, podem ser consultivos, buscando sempre educar o cliente e esclarecer todas as dúvidas a respeito das soluções comercializadas por sua empresa.

6. Atendimento diferenciado e SAC estruturado

Ter uma equipe de atendimento bem preparada também é uma forma de se diferenciar no mercado e aumentar a prospecção de clientes.

No ponto de venda, sua equipe de atendimento ao consumidor precisa estar preparada para lidar com as diversas objeções de venda. Isso além de captar o maior número possível de informações relevantes sobre o mercado, como os produtos mais buscados, as objeções de compra mais comuns, as dificuldades enfrentadas pelos clientes e muito mais.

Um dos maiores diferenciais para o novo consumidor é um SAC bem estruturado. Hoje o imediatismo não é só para consumo, mas também para a solução de problemas e esclarecimento de dúvidas.

Tenha um time de SAC bem alinhado e capacitado, que demore pouquíssimo tempo para responder. O atual momento de consumo do mercado exige informações rápidas e de fácil acesso. No caso de um possível consumidor que está em busca de respostas para escolher entre duas empresas, a demora para ser atendido pode ser decisiva.

Esteja nos mesmos canais que seu cliente e se faça presente para atender às dúvidas e às reclamações de forma profissional e prestativa.

Com tantas opções no mercado e sendo impactada por tantas ações de comunicação, sua empresa precisa fazer a diferença para se destacar. O foco no consumidor, o atendimento diferenciado e a personalização de produtos e serviços se tornaram peça-chave para aumentar os resultados com a prospecção de clientes.

Quais dessas ações você já põe em prática em sua empresa e quais delas você pretende começar a executar? Deixe um comentário e enriqueça nosso post!

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