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Em : E-mail Marketing Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 02 set 2017
Prospectar clientes por e-mail: confira nossas 5 dicas

O e-mail ainda é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas ao redor do mundo. Com ele, empresas têm a oportunidade de desenvolver práticas de marketing mais eficientes, seja para melhorar a reputação de um negócio, criar relacionamento com clientes já cativos ou prospectar novos consumidores.

Para garantir bons resultados em ações que busquem a prospecção de clientes, é crucial direcionar a atenção da sua equipe para algumas estratégias básicas, que vão desde a criação até o envio do e-mail marketing. Continue a leitura e confira 5 dicas para prospectar clientes por e-mail!

1. Crie conteúdo relevante

Independentemente do negócio com o qual você está lidando, o assunto que você deseja tratar no e-mail marketing deve ser qualificado o bastante para atrair a atenção do destinatário.

Apresente algo inusitado que sua empresa está oferecendo, como oportunidades imperdíveis ou vantagens que não são oferecidas com frequência. Dessa forma, você evita que o seu conteúdo fique perdido entre os milhares que chegam, diariamente, na caixa de entrada do seu potencial cliente.

2. Personalize suas mensagens

Para atribuir um perfil profissional aos seus e-mails, dê preferência aos modelos de newsletters funcionais e responsivos, que permitam o uso de cores e elementos personalizados (colunas, espaço para a logo da sua empresa, botões de chamada, entre outros).

Lembre-se ainda de não inserir textos longos e cansativos. Imagine um diálogo com o seu cliente potencial sem muitos rodeios: seja breve, claro, amigável e convincente, criando um padrão visual e textual que valorize seu negócio e fortaleça seu relacionamento.

3. Escolha um bom título

Um bom título definirá a primeira etapa do sucesso do seu e-mail. É ele quem garantirá, por meio da escolha de palavras e expressões certas, que o seu futuro cliente se sinta atraído o suficiente para abrir o seu e-mail e consumir o restante do seu conteúdo.

Primeiro, evite criar títulos grandes. O assunto do seu e-mail é diferente de um título de artigo, por exemplo, e por isso devem ser pensados da forma mais breve e direta possível para evitar que sejam cortados na caixa de entrada dos provedores.

Afinal, se o seu título aparece cortado para seu cliente potencial, sua estratégia de marketing vai por água abaixo antes mesmo de seu e-mail ser aberto. Por isso, é recomendado que o assunto do seu e-mail possua entre 40 e 50 caracteres para que possa ser exibido completamente ao destinatário.

No título, você pode escolher uma palavra motivadora ou oferecer uma vantagem ao destinatário. Também é possível tornar-se mais próximo com o uso de expressões que estão em alta ou, dependendo do seu público, até mesmo emojis!

4. Crie uma chamada para ação

Aliada às estratégias anteriores, a sua chamada para ação (ou call to action) será o ponto mais alto de interação para transformar o destinatário em cliente.

É nessa etapa que o seu argumento precisa fazer sentido o suficiente para atrair a compra de um produto, a inscrição em um evento, a contratação de um serviço ou qualquer coisa que você esteja oferecendo.

Além do argumento — que pode ser a oferta de descontos em compras, novidades em serviços ou produtos ou até conteúdos gratuitos em troca de cadastros —, você pode utilizar imagens, botões, textos e links clicáveis para direcionar o cliente e tornar a conversão mais prática.

5. Use a frequência certa ao prospectar clientes por e-mail

Se o seu destinatário recebe e-mails seus durante três dias seguidos com assuntos parecidos, a probabilidade de seu conteúdo ser aberto no quarto dia vai ser bem menor. Afinal, o excesso pode torná-lo irrelevante.

Por isso, é preciso planejar como e quando seus e-mails serão encaminhados, se obedecerão a frequência de suas promoções ou se serão enviados durante dias específicos da semana e/ou do mês, por exemplo. O importante é que seus envios não sejam confundidos com spam e acabem prejudicando sua campanha.

Seguindo essas 5 dicas básicas, você conseguirá otimizar as chances de prospectar clientes por e-mail. Mas lembre-se: avalie suas campanhas constantemente e compare resultados, buscando sempre adaptar suas estratégias de acordo com as demandas de mercado.

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