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Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 29 maio 2018
Qual o melhor canal de relacionamento com o seu cliente?

Otimizar o relacionamento com cliente requer constante atualização a respeito das melhores estratégias e ferramentas disponíveis no mercado. O ambiente digital facilitou e acelerou a comunicação, mostrando que os consumidores modernos desejam se relacionar com as empresas que seguem esse modelo.

Por isso, estar disponível em mais de um formato, mantendo todos integrados e atualizados, é uma atitude eficaz no relacionamento com o público. A seguir, conheça os principais canais de relacionamento com cliente que separamos para você.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima forma de manter laços com os consumidores da sua empresa, já que o uso de e-mail se tornou uma necessidade para a maioria das pessoas. O Gmail, por exemplo, conta com cerca de 1 bilhão de usuários ativos, segundo dados recentes da Statista.

Além do alto alcance de pessoas, o e-mail marketing não exige um alto custo, gera um bom retorno financeiro, mantém os seus clientes cientes sobre a sua empresa e aumenta as chances de venda. Essa estratégia atende a diversos objetivos, como o envio de ofertas, confirmação de compra e newsletter.

Uma das tarefas mais importantes no e-mail marketing é construir uma boa lista de contatos. Quem recebe o e-mail da sua marca deve ter solicitado o envio. Ou seja, nunca se deve comprar ou pegar emprestada uma lista de e-mails.

Afinal, imagine receber um e-mail de uma marca desconhecida e com um tema desinteressante para você? Por isso, é essencial adotar métodos legais para coletar endereços e criar sua própria lista, como adicionar um pop-up de solicitação na página inicial do blog da empresa.

Segundo recentes estatísticas da Hubspot, 78% dos consumidores cancelam a sua subscrição por causa do alto volume de e-mails enviado pela marca. Isso nos mostra que a periodicidade de envio também é importante, além de outros fatores como:

  • textos curtos;
  • títulos atrativos;
  • linguagem pessoal;
  • template adaptado ao mobile.

Redes sociais

As mídias sociais já não são mais novidades no quesito relacionamento com cliente. Esses sites possibilitam uma comunicação ainda mais direta e dinâmica quando comparadas ao uso do e-mail.

Por serem responsáveis pela construção do perfil do consumidor digital, devem ser analisadas e aplicadas na estratégia de marketing das empresas. Mas é preciso estar ciente do foco da persona — representação ideal do perfil do cliente — entre as diversas redes, para que seja alcançado o sucesso nessa estratégia. Abaixo, veja como algumas redes podem representar bons canais de relacionamento com cliente:

Facebook

O Facebook concentra boa parte dos usuários de redes sociais em todo o mundo. A principal estratégia de relacionamento com cliente nessa rede é o uso de chatbot. Esse sistema automatizado, que já não é uma novidade no mercado, otimiza o atendimento ao cliente, respondendo às necessidades dos usuários a partir de dados pré-definidos.

No Facebook, além de ser uma maneira de nutrir os leads com informações relevantes, a integração do chatbot ao Messenger permite que qualquer usuário conectado à rede tenha determinadas dúvidas respondidas diretamente pelo chat. Isso, consequentemente, acelera o processo de decisão de possíveis clientes.

Twitter

O limite de 280 caracteres permitidos nas postagens do Twitter são a demonstração clara do caráter imediato dessa rede. Assim como o Facebook, o Twitter também conta com a ferramenta do Chatbot para melhorar o relacionamento entre empresas e clientes via chat.

Nos anúncios do Twitter, existe a opção de entrar em contato via Mensagem Direta — a famosa DM — com o Bot.

WhatsApp

O Whatsapp conta com 120 milhões de usuários brasileiros! O amplo uso desse aplicativo demonstra a importância de explorá-lo como um canal de relacionamento com cliente — no Brasil, esse método vem sendo colocado em prática aos poucos.

É importante saber que o WhatsApp pode ser um diferencial no pós-venda, ao fornecer conteúdos breves e interessantes ao público. Para isso, um número específico para contato com clientes deve ser disponibilizado pelos canais oficiais da empresa. Além disso, as respostas devem ser fornecidas por uma equipe dedicada à demanda dos usuários.

Site da empresa

O site da empresa é a principal plataforma de relacionamento com cliente, já que a maioria das estratégias de marketing levam a ele: e-mail marketing, redes sociais, blog, entre outras. Por isso, é importante estar certo de que os usuários podem encontrar suas necessidades no site com o mínimo de cliques.

Algumas funcionalidades do site podem torná-lo um bom canal de relacionamento com cliente, como:

Página de FAQ

Frequently Asked Questions (FAQ) ou, em português, Perguntas Frequentes é uma página no site dedicada, como o próprio nome sugere, a responder dúvidas recorrentes do seu público.

Essa página permite que os clientes encontrem de maneira mais fácil o que precisam, além de melhorar as suas vendas e, principalmente, poupar tempo, já que não é preciso responder perguntas simples via e-mail ou outro canal de atendimento.

Outra característica peculiar da página de FAQ é que elas auxiliam o SEO. Escrever essa página de maneira estratégica ajuda a manter o seu site no topo dos sites de busca.

Chatbot na página inicial

O Chatbot também pode ser integrado ao site da empresa. Normalmente, assim que a página é aberta, a janela do chat aparece no canto da tela para que o usuário se comunique com o Bot.

Principalmente no caso dos e-commerces, esse sistema de interação é uma ótima maneira de aumentar as vendas e possibilitar que mais pessoas retirem produtos do “carrinho de compras” e avancem no processo de compra.

Página de contatos

Parece óbvio, mas é importante manter uma página de contato atualizada e ativa no site da empresa, pois passa mais confiança e credibilidade aos usuários. Além do endereço físico, números de telefone e links para redes sociais, é importante dedicar um espaço para contato direto com a empresa, solicitando poucos dados, como e-mail e nome.

Neste artigo, você conheceu os melhores canais de relacionamento com cliente. Lembre-se que o uso de cada estratégia citada acima deve estar alinhada às características e necessidades do público da empresa.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais empreendedores conheçam os melhores canais de relacionamento com cliente!

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