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Em : Social Media Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 11 jun 2018
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Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook se transformou em uma das ferramentas preferidas das empresas para entrar em contato com seus públicos. Sem dúvidas, o potencial da plataforma é excelente, no entanto, será que criar uma página é o suficiente para obter sucesso? Certamente não.

Para garantir os resultados esperados, é fundamental trabalhar o engajamento no Facebook. Afinal, essa é uma ferramenta interativa, que depende muito da participação do público para que as coisas funcionem como o esperado. Não adianta agir com a lógica “verticalizada” de comunicação, empurrando conteúdo de cima para baixo.

Curtidas, comentários e compartilhamentos. Para a plataforma, tudo isso é engajamento e, com as novas regras para a promoção de conteúdos, esse ponto deve ser ainda mais discutido e explorado na sua estratégia. Hoje, o Facebook prioriza conteúdo nativo e posts “virais”, por exemplo.

Para que você siga o caminho certo e passe bem longe de situações problemáticas, resolvemos preparar um post especial, mostrando as melhores e piores práticas de engajamento na plataforma. Vamos conferir esses pontos com atenção?

As melhores práticas para engajamento no Facebook

Não é de hoje que o Facebook é utilizado para trabalhar no relacionamento e engajamento com o público. De lá para cá, muitas empresas aprenderam como desenvolver as melhores estratégias. Além disso, algumas mudanças nas regras da plataforma também merecem atenção. Vamos conferir o que deve ser feito?

Desenvolver conteúdo próprio

Não adianta replicar, repostar, repaginar. Esqueça agora mesmo a fotocópia e passe a criar conteúdo original. Como vimos, uma das mudanças recentes na plataforma prioriza esse tipo de material. Se criar um conteúdo próprio, suas postagens apresentam mais chances de aparecer para o seu público de maneira natural, sem que precise promovê-las com as funcionalidades disponíveis, como o botão “promover publicação”.

Criar conteúdo viral

Claro que não existe uma fórmula mágica para criar conteúdo viral, mas a originalidade pode ajudá-lo bastante a chegar lá. Esse ponto precisa ser destacado porque, para o Facebook, fama atrai mais fama. Se um conteúdo bomba nos primeiros minutos, a plataforma ajuda a promovê-lo ainda mais, o que é fundamental para que você conquiste o engajamento do seu público.

Definir um plano de ação

É preciso ter clareza sobre como a sua participação no Facebook vai ocorrer. Não é raro encontrarmos empresas que criam páginas na plataforma, mas sequer sabem como vão agir para garantir o engajamento. Definir um plano de ação, portanto, é uma das melhores práticas, pois ajuda a estabelecer a linguagem, as formas de monitoramento e a maneira como todo o trabalho será desenvolvido.

Monitorar métricas

Acompanhar resultados é indispensável para melhorar o engajamento no Facebook. Assim você descobre o que está dando certo e o que não está funcionando com a sua estratégia na mídia social. Pode ter certeza que esse é um dos principais pontos para garantir resultados, uma vez que, na realidade, ainda é preciso estudar muito a plataforma para explorar todo o seu potencial.

Promover as publicações

Para fechar, outra boa prática bastante utilizada para engajar o público é a promoção de publicações. Essa é uma função disponibilizada pelo próprio Facebook, no entanto, ela é paga. A ideia é aumentar a visibilidade da publicação. O usuário tem opções de escolher inclusive a geolocalização do usuário de preferência. Uma boa alternativa para aumentar curtidas, comentários e compartilhamentos rapidamente.

As piores práticas para engajamento no Facebook

Da mesma forma que encontramos excelentes exemplos de publicações no Facebook, também é preciso considerar as piores práticas que, infelizmente, ainda são muito realizadas nas empresas. Ao conhecê-las, você evita cair em armadilhas e garante ainda mais resultados. Vamos conferir cada uma delas?

Não interagir de maneira personalizada

Não adianta criar uma mensagem padrão e replicar para todas as pessoas que comentam nas suas postagens. Esse comportamento robótico/institucional não funciona com o Facebook. O mais importante é ter alguém disponível para ler e responder o público com o tipo de linguagem mais apropriada e de forma personalizada, reagindo ao que foi comentado.

Não priorizar o design

Outro problema bastante comum que pode influenciar no engajamento do seu público é a falta de cuidado com o design das publicações. O amadorismo pode sair caro, já que dificilmente o público irá compartilhar alguma coisa que não seja agradável ou criativo, por exemplo. Na questão do design, cabe destacar, ainda, a qualidade do texto das publicações.

Não explorar as ferramentas

O uso do botão de promover a publicação, que já vimos anteriormente, é apenas uma das muitas ferramentas que o Facebook disponibiliza. Comunicação direta pelo messenger, possibilidade de criar cardápios e vitrines virtuais, divulgar o endereço com mapas, enfim, são inúmeras as ferramentas que o gestor tem disponível para gerar ainda mais impacto junto ao seu cliente. 

Não definir o perfil do cliente

Você conhece o seu cliente? Sabe como deve se portar nas mídias sociais para agradá-lo? Qual linguagem utilizar? Que tipo de postagem é mais conveniente? Pode ter certeza que não obter essas respostas é um dos maiores erros na hora de desenvolver sua campanha e engajar o público. Afinal, é muito importante que a campanha esteja alinhada aos gostos e ao perfil do seu cliente.

Não profissionalizar as publicações

Para fechar, o último grande erro cometido pelos gestores que investem no Facebook é não profissionalizar as publicações. É preciso contar com uma equipe especializada, seja ela interna ou externa. Claro, muitas vezes, não é uma grande ideia contratar profissionais apenas para a função e é justamente por esse motivo que a terceirização é tão importante nesses casos.

Em resumo, para desenvolver as melhores práticas e promover o engajamento no Facebook, é preciso conhecer todos os aspectos da ferramenta. Além disso, você deve sempre acompanhar as novidades para saber o que o Facebook prioriza no momento em que realizar a ação. Só assim garante os resultados e realmente trabalha em maneiras para se conectar com o seu público de maneira eficiente.

Gostou do nosso post de hoje? Então entre em contato conosco e confira todas as nossas soluções em mídias sociais! Teremos prazer em atendê-lo!

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