Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : E-Commerce Comentários : 0 Autor : Gloria Horie Data : 18 out 2018
Saiba como preparar uma estratégia digital para a Black Friday

O marketing digital para a Black Friday é um dos fatores essenciais para uma campanha impactante e que agregadora. No entanto, é necessário criar uma estratégia digital que seja condizente às expectativas dos consumidores, e essa preocupação com a temporada não é à toa!

A Black Friday, que acontece em 23 de novembro, está ao lado de grandes momentos do comércio nacional e internacional, como o Dia dos Namorados, Dia das Mães e Natal. Em meio a esse cenário que exige postura estratégica dos e-commerces, as vantagens do marketing digital se mostram alinhadas à tarefa de atingir e impactar de maneira rápida e específica o público de uma empresa durante a Black Friday.

Sendo assim, para que você entenda mais sobre a preparação de uma estratégia digital para essa data, preparamos este post com algumas informações que você precisa saber!

O impacto do marketing digital para a Black Friday

A expectativa para o faturamento dos e-commerces na Black Friday 2018 é de que haja um aumento de 15% no número de vendas comparado ao ano anterior, o que representa um montante de mais de 37 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Sabendo que o investimento em marketing de um e-commerce se concentra na internet, uma vez que o seu público espera encontrá-lo nesse ambiente, a estratégia digital se transforma em um dos grandes fatores de sucesso para uma campanha bem-sucedida na Black Friday.

A relevância do marketing digital para a Black Friday não se restringe às empresas que adotam uma postura digital first quanto ao processo de venda. Afinal, grandes corporações brasileiras de varejo, por exemplo, conquistam bons resultados com o investimento em divulgação no ambiente digital, especialmente durante essa temporada.

Afinal, por que o marketing digital é essencial para todo tipo de empresa nessa época? A resposta está no senso de imediatismo da Black Friday, ou seja, as pessoas têm apenas um dia para consumir produtos com ótimos descontos. Logo, toda forma de atrair o interesse do potencial cliente é uma grande oportunidade de venda!

O imenso poder de alcance do marketing digital permite que as empresas conquistem visibilidade suficiente para conquistar novos consumidores e, então, por que não conseguir fidelizar mais clientes durante a Black Friday?

Como investir na estratégia digital

A seguir, separamos algumas das principais maneiras de compor uma estratégia digital para a Black Friday. Confira!

E-mail marketing

Engana-se quem acha que o e-mail é um meio ultrapassado de se comunicar no ambiente digital. Embora não seja tão imediato como uma conversa via chat, por exemplo, ele é um canal altamente produtivo para gerar relacionamentos e manter os usuários informados acerca das novidades da empresa.

Para a campanha de Black Friday, o e-mail marketing pode ser usado para conhecer as expectativas dos leads com a Black Friday, divulgar as ofertas da loja virtual e realizar uma espécie de acompanhamento em tempo real da data, criando sempre um “senso de urgência” para comprar os produtos em estoque.

Conteúdos nas redes sociais

A produção de conteúdos relacionados à Black Friday nas redes sociais é uma ótima maneira de mostrar que a empresa está atualizada sobre a data, provocando a curiosidade dos usuários em relação aos descontos oferecidos.

Sendo assim, vale a pena investir em anúncios pagos e personalizados com a temática da Black Friday para garantir que usuários com características alinhas ao seu público sejam alcançados.

Performance e design do site

Durante a Black Friday, espera-se que a loja virtual receba uma quantidade de visitantes muito maior que em dias normais. Por isso, é importante garantir que o site não caia ou apresente qualquer tipo de problema técnico que prejudique a experiência do cliente.

Aspectos como hospedagem e servidor precisam ser certificados ou melhorados para garantir a boa performance do site. Além disso, é importante que a identidade visual da página esteja alinhado à Black Friday e que ela tenha um design responsivo para ser acessado de modo agradável por meio dos mais variados tipos de dispositivos.

Métricas relevantes

Um dos benefícios mais evidentes do marketing digital é a possibilidade de acompanhar com exatidão o desempenho da estratégia aplicada e modificá-la em tempo real caso seja necessário. Para isso, é preciso contar com métricas alinhadas ao projeto, são algumas delas:

  • número de visitantes;
  • taxa de conversão; 
  • ticket médio.

Por que pensar em tudo com antecedência

Mais do que saber como investir em marketing digital para a Black Friday, é importante colocar em prática a construção da campanha cerca de 2 meses antes da data próxima para garantir que tudo saia dentro do planejado. Sendo assim, começando antecipadamente é possível:

Definir o orçamento para a campanha

Quanto será investido na divulgação em redes sociais? Por quanto tempo? Quanto será gasto em links patrocinados? Será preciso trabalhar com influenciadores digitais? Esse é o momento de responder a questões como essas.

Fazer um planejamento para oferecer descontos reais

Não deixe que a sua Black Friday seja uma “Black Fraude”. Infelizmente, muitas empresas brasileiras tentam enganar os consumidores, aumentando o preço dos produtos nos meses anteriores à data para vendê-los pela “metade do dobro” no dia do evento.

Essa prática pode trazer uma forte reputação negativa para a empresa durante muito tempo. Sendo assim, para oferecer descontos reais aos consumidores, faça um planejamento dos preços e negocie com os seus fornecedores.

Despertar o interesse dos leads

A Black Friday é uma data que gera grande expectativa para os consumidores. Então, utilize esse sentimento ao seu favor lembrando o seu lead dessa data e compartilhando as ofertas que estarão em vigor, especialmente via e-mail marketing.

Fazendo isso, você terá uma base sólida de usuários que não deixarão de conferir as novidades do seu e-commerce durante o dia de descontos. 

Neste artigo, você conferiu a importância do marketing digital para a Black Friday e como preparar uma estratégia digital com antecedência. Portanto, embora dure apenas um dia, lembre-se de que todo o trabalho na Black Friday deve começar com um planejamento estratégico para garantir o sucesso da campanha.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e faça parte do nosso público exclusivo para acessar conteúdos ricos e úteis sobre marketing digital.

Leave a Comment

Analise o SEO do Meu Site Grátis!
Google Partner Premier Bing ADS - Profissional Autorizado Certificação VTEX - Project Manager Certificação VTEX - Reseller Certificação VTEX - Support