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Em : Links Patrocinados, SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Julia Martinez Data : 02 abr 2014
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No marketing digital, fazer com que o site de sua empresa apareça entre os primeiros resultados dos motores de busca é essencial para o sucesso de um negócio.

Nesse contexto, estratégias como o Search Engine Marketing (SEM) e o Search Engine Optmization (SEO) são tão importantes para qualquer ação de marketing digital. Apesar disso, muitos profissionais ainda não conhecem as diferenças e semelhanças entre estas estratégias e têm dúvidas na hora de escolher em qual delas é melhor investir.

Se você está passando por esse mesmo dilema, fique tranquilo! Neste post, explicaremos a você quais são as principais diferenças entre SEM e SEO e como estas estratégias podem ajudar a sua organização. Confira!

O que é o Search Engine Marketing?

Search Engine Marketing — também conhecido como Marketing de Busca — é uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é fazer com que uma empresa conquiste as melhores posições nas buscas do Google, aumentando a visibilidade da marca e o tráfego do seu site.

Dito isso, existem duas maneiras de fazer com que um site apareça nos resultados de busca: os links patrocinados e a busca orgânica. Veja como cada um deles funciona:

Os links patrocinados

Os links patrocinados do Google AdWords são uma ótima ferramenta para fazer com que sua empresa apareça de forma imediata nas buscas do Google. Isso acontece porque, logo após a configuração do anúncio, sua página já começa a aparecer nas buscas que contém a palavra-chave definida por você.

Assim, é possível gerar tráfego para o seu site de maneira mais rápida e sem burocracia, o que vai ajudá-lo a conquistar os objetivos da sua organização. Afinal, ao investir nos links patrocinados, o seu anúncio será exibido logo acima dos resultados de busca orgânica, garantindo que seu cliente tenha contato com ele antes de visualizar aqueles que compõe os de busca orgânica.

É importante lembrar que utilizando os links patrocinados, sua empresa terá de pagar uma taxa por cada clique do usuário em seu anúncio, em um sistema conhecido como Pay Per Click, ou PPC. Assim, caso seja necessário cortar investimentos na criação dos anúncios, eles serão retirados do ar imediatamente.

Por outro lado, se o usuário visualizar o anúncio e não clicar nele, pode ficar tranquilo. Você será cobrado apenas quando ele clicar no anúncio da sua página.

A Busca Orgânica

Outra forma de fazer com que a sua empresa apareça nos resultados do Google é por meio da busca orgânica, que os exibe de forma natural, sem que você precise pagar por isso.

Apesar disso, por si só, ela não garante que o seu site vai ser exibido nos resultados de busca, pois o Google utiliza diversas variáveis para posicionar uma página. Em outras palavras: existe uma série de práticas que devem ser adotadas para a conquista de uma melhor posição no ranking.

Esse conjunto de ações é o Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO.

O que é Search Engine Optimization?

O SEO é um conjunto de práticas que busca otimizar o desempenho de um site, para que ele conquiste uma melhor posição nas pesquisas feitas no Google, gerando tráfego espontâneo para a página. Ou seja: sem a necessidade de pagar taxas pelos cliques realizados pelo usuário.

Sendo assim, o SEO é uma estratégia que busca garantir que um site apareça nos resultados de busca orgânica do Google, auxiliando em sua estratégia de SEM.

E diferente dos links patrocinados, o SEO é uma estratégia que gera resultados apenas no médio e longo prazo, pois o tempo de existência da página é um dos fatores que o Google leva em consideração para melhor posicioná-la nas buscas orgânicas.

Em contrapartida, depois de atingidos os requisitos, os resultados se tornam muito mais duradouros, permitindo que você se mantenha nas primeiras posições das buscas por um bom período, mesmo após interromper o investimento em SEO. E assim como o SEM, o SEO se divide em duas diferentes estratégias: o SEO On Page e o SEO Off Page.

SEO On Page

O SEO On Page está relacionado aos ajustes que podem ser realizados dentro do site para garantir um melhor posicionamento nas buscas do Google.

Entre esses ajustes, destaca-se a criação de conteúdo relevante, que ajuda os usuários do Google a solucionar as dúvidas e problemas que enfrentam no dia a dia e o bom uso das palavras-chave mais importantes para o negócio na produção de conteúdo.

Além disso, essas otimizações envolvem a garantia de que o back-end (programação do site, URL, tempo de carregamento, etc) esteja tão adequado quanto front-end (semântica do código, meta descriptionmeta tags, usabilidade e design responsivo), uma vez que ambos também influenciam no ranqueamento do site.

SEO Off Page

Como o próprio nome sugere, o SEO Off Page está relacionado às atividades que são realizadas fora do seu site, e que não estão sob o seu controle.

Entre estas atividades, destacam-se:

  • Link Building, que consiste na busca por links de outras páginas recomendando o seu site;
  • as ações de co-marketing, que buscam construir um relacionamento com sites e blogs parceiros;
  • guest post, estratégia que consiste em escrever conteúdo para outro site, para obter visibilidade e a recomendação para que os leitores dele também acessem sua página.

Afinal, qual a diferença entre SEM e SEO?

Como você pode perceber, o SEO e o SEM podem até ser palavras bem parecidas, mas possuem notáveis diferenças quanto à abrangência de suas atividades.

Afinal, enquanto o SEM envolve o desenvolvimento de todas as estratégias capazes de fazer com que um site apareça nos resultados de busca do Google, por meio do tráfego orgânico ou do pago, o SEO se preocupa apenas com o tráfego orgânico.

Em suma, toda estratégia de SEO faz parte de uma de SEM, mesmo que envolva apenas ações para melhorar o tráfego orgânico. Dito isso, sempre que você falar em SEO, estará falando de uma ação de SEM, mas nem sempre uma ação de SEM (que é muito mais amplo) estará relacionada ao SEO.

Qual é a melhor estratégia para a minha empresa?

Se você deseja conquistar melhores resultados para sua empresa, o ideal é investir em uma estratégia de SEM completa, que garanta não apenas um bom posicionamento nas buscas orgânicas, mas também através do tráfego pago.

Dessa maneira, você poderá gerar resultados imediatos, melhorando os lucros de sua organização no curto prazo. Paralelamente a isso, estará se preparando para o futuro, por meio de ações que poderão reduzir o custo de aquisição por cliente e garantir um melhor retorno sobre o investimento em marketing.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre o SEM e o SEO, que tal continuar por dentro de todas as novidades que postamos aqui no blog? Assine a nossa newsletter e receba mais dicas para otimizar a estratégia de marketing da sua empresa!

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