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SEM x SEO: A diferença por trás de uma letra! - In: Links Patrocinados, SEO - Otimização

Em : Links Patrocinados, SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Julia Martinez Data : 02 abr 2014
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De início pode ser confuso entender todas as siglas relacionadas ao marketing digital, por isso trago aqui uma explicação rápida das diferenças entre dois termos que as pessoas confundem bastante: Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM).

 

Search Engine Optimization (SEO)

Este termo está relacionado a prática de otimizar um site para que ele apareça melhor posicionado nos rankings dos mecanismos de pesquisa, por meio de resultados de pesquisa orgânicos, ou seja, são resultados que aparecem naturalmente e que não são pagos.

O SEO pode ser subdividido em atividades On Page e Off Page. Os itens On page, referem-se a ações realizadas na página que você está tentando promover. Essas otimizações envolvem a garantia de que o back-end (programação do site, URL, tempo de carregamento, etc.) esteja tão adequado quanto o front-end (semântica do código, tags, meta tags, usabilidade, acessibilidade, etc.).

Atividades Off Page, também conhecidas como Link Building, são as realizadas fora do seu site. As principais ações dessa subdivisão são: otimização do portfólio de links, criação de conteúdo (informações textuais, infográficos, vídeos, etc.) e o gerenciamento de relação com sites parceiros.

 

Search Engine Marketing

SEM é um termo mais amplo que SEO, pois engloba tanto os resultados de pesquisa orgânicos, quanto as fontes de tráfego pagas. Todas as estratégias que buscam aumentar a visibilidade do website nos mecanismos de pesquisa são ações de SEM.

Muitas pessoas que estão iniciando na área de Marketing Digital, e até alguns usuários mais experientes, confundem o termo SEM com as atividades de PPC (Pay Per Click) no Google (Google Adwords) e Bing/Yahoo (Bing Ads). Essas atividades fazem parte do mix de ações a serem desenvolvidas dentro do SEM.

 

Todo SEO é SEM, mas nem todo SEM é SEO

Sempre que falar em SEO, você estará falando de uma ação de SEM, mas nem sempre uma ação de SEM estará relacionada ao SEO. A combinação das atividades de SEO e PPC compõem o mix de ações de SEM e cada uma delas se adequa ao momento do cliente. Os Links Patrocinados são ótimos para quando você quer resultados rápidos, já que o seu site passa a aparecer quase que instantaneamente nos buscadores, mas tem a desvantagem de a longo prazo se tornar caro, enquanto a construção de uma reputação orgânica leva tempo, porém não vem acompanhada de um custo adicional.

No longo prazo, o trabalho realizado em SEO auxilia a empresa a se manter em posições privilegiadas no ranking dos sites de busca, com investimentos relativamente menores. A decisão do que escolher irá depender do orçamento – o mais indicado é aliar Links Patrocinados e SEO, para obter resultados no curto e no longo prazo.