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Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 26 mar 2015
SEO para pequenas e médias empresas

Muito se discute sobre as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para pequenas e médias empresas com o intuito de trazer mais clientes para dentro de seus sites, mas afinal, como deve ser o posicionamento da empresa para que seu site apareça em boas colocações nos resultados de buscas do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores?

Existem diversas etapas para se otimizar um site, tanto do ponto de vista técnico quanto de conteúdo. Antigamente os requisitos técnicos tinham um peso muito grande no ranqueamento de páginas nos buscadores, porém, com o passar do tempo, as atualizações dos algoritmos dos buscadores o tornaram mais inteligentes, e estes passaram a considerar o conteúdo como o foco neste processo.

Para pequenas e médias empresas, que possuem sites com páginas estáticas e institucionais, as otimizações para SEO devem abordar tanto questões de requisitos técnicos, quanto conteúdo diferenciado e consultas locais. Para as empresas que possuem produtos à venda em plataformas de e-commerce, as precauções com o conteúdo são ainda maiores, já que podem existir outras dezenas de empresas vendendo os mesmos produtos, usufruindo do mesmo conteúdo oferecido pelo fabricante.

Os Requisitos Técnicos

Faz parte desta etapa as melhorias no código fonte de site, marcações em parágrafos para dar mais ênfase no conteúdo, acessibilidade, linkagem interna, tempo de carregamento do site, títulos e descrições otimizados, URLs amigáveis, canonical tag e canonização de URLs.

Os resultados obtidos com essas melhorias incluem: redução do tempo de resposta dos servidores, evitar duplicidade de páginas, facilitar a navegação dos usuários, consequentemente, aumento de visitas orgânicas qualificadas, diminuição da taxa de rejeição e aumento das páginas por visita.

Conteúdo Qualificado e Exclusivo

Criar um conteúdo diferenciado e qualificado engloba não só a quantidade de palavras, curiosidades, detalhes técnicos e textos de apoio, mas também a exclusividade. Um conteúdo exclusivo, bem redigido e com foco na conversão se torna muito mais propenso a estar nas primeiras posições nos buscadores.

As empresas que vendem produtos similares e que estão fadadas a utilizar o conteúdo fornecido pelo fabricante, devem apostar em questões de usabilidade na página, como por exemplo estimular a opinião dos clientes sobre aquele determinado produto. A opinião do cliente além de ser exclusiva, preenche a página, estimula outras pessoas a interagirem e tem um potencial muito maior de reter potenciais compradores.

Resultados de Buscas Locais

Com as atualizações dos algoritmos de busca efetuados pelo Google por exemplo, os resultados de busca estão oferecendo vantagens para quem oferece produtos e serviços num determinado local, seja ele cidade, município, bairro, etc…

Por exemplo, o Google disponibiliza de um canal chamado Google Meu Negócio, ou em inglês Google Places, onde as empresas podem ter suas informações de logradouro disponíveis na Pesquisa do Google, no Google Maps e no Google+, para que clientes a encontrem em qualquer dispositivo. Além disso, quando um usuário procura um determinado produto ou serviço numa determinada localidade, os resultados acabam sendo refinados e, a empresa que solicitou esse cadastro local neste canal, pode ter grandes vantagens.

Google meu negócio

Os tópicos levantados acima são um dos principais pontos de SEO para pequenas e médias empresas. Elas devem tornar seu sites vulneráveis ao tráfego orgânico qualificado. Se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato ou deixe um comentário.

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