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Em : Performa Web Comentários : 1 Autor : Ricardo Grimaldi Data : 28 mar 2018
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Para garantir o sucesso da sua empresa, é muito importante que você saiba quais critérios considerar na hora de escolher uma agência de marketing digital, que irá te auxiliar no desenvolvimento de suas ações promocionais.

Com uma agência eficiente, você será capaz de atrair mais clientes e gerar novas oportunidades de negócio, influenciando positivamente nos lucros do seu negócio e se destacando da concorrência.

Além disso, você poderá poupar esforços de sua equipe interna, evitando que eles percam tempo aprendendo e executando ações de marketing mais complexas, e possam focar nos processos que já são especialistas.

No post de hoje, listamos 9 dicas para ajudar você a escolher uma agência de marketing digital ideal para sua empresa. Acompanhe!

1. Saiba quais são os serviços que a agência oferece

Antes de escolher uma agência de marketing digital para sua empresa, você precisa saber quais são os serviços que ela oferece e se eles suprirão as suas necessidades.

Estruture bem as metas de sua empresa e reúna os times de marketing e vendas para definir quais ações poderão ser exploradas para atingir os objetivos dentro de seu planejamento de marketing. Assim, ficará mais fácil escolher uma agência que ofereça os serviços que você necessita.

Observe também se a agência que você pretende contratar está seguindo às tendências do mercado. Como no cenário digital tudo acontece muito rápido, a cada dia surgem novas estratégias e ferramentas que podem contribuir para alavancar as suas vendas.

Isso vai evitar que você se sinta frustrado ao tentar investir em novas estratégias promocionais, como social media, anúncios em mídia display ou em uma consultoria SEO, e poderá fazer com que você se destaque de seus concorrentes, fazendo todo esse investimento valer a pena.

2. Converse com os clientes da agência e verifique sua reputação no mercado

Entrar em contato com os clientes das agências que você deseja contratar é outra prática que pode ajudar você a tomar a melhor decisão para seu negócio ao contratar uma agência de marketing digital como parceira.

Isso vai ajudar você a alinhar suas expectativas, pois você conhecerá o grau de satisfação dos clientes com os serviços e atendimento desta agência, sabendo exatamente qual é a imagem que ela transmite a eles e o grau de eficiência de suas ações.

Caso você não queira entrar em contato com os clientes, veja as avaliações em sua página no Facebook, em blogs de comunicação ou mesmo em sites como Reclame Aqui, e avalie o trabalho que eles exercem para os clientes nas redes sociais.

Outro ponto interessante para observar é o tempo de existência da agência e o crescimento dela durante esse tempo. Nem sempre a empresa que tem mais anos de mercado será a ideal pra você, já que o marketing digital é uma prática mais atual.

Uma agência mais nova pode muito bem atender às suas necessidades de forma eficiente, mesmo tendo um pouco menos de experiência, como uma agência criada há mais anos pode estar atualizada e oferecer o que você precisa.

Analise todos esses detalhes, quais parcerias, certificações e prêmios elas têm, e veja qual se encaixa mais no perfil de sua empresa e nos seus objetivos.

3. Escolha uma agência especializada nos serviços que você precisa

Muitas agências oferecem serviços de marketing digital apenas como um complemento à criação de campanhas tradicionais, como os anúncios para o rádio e TV.

Com isso, acabam oferecendo um serviço de baixa qualidade, incapaz de atrair a atenção dos clientes, e construir a presença digital de sua empresa, sem trazer um retorno satisfatório com relação ao seu investimento.

Pode ser que você precise de um serviço bem específico de marketing, como a criação de campanhas no AdWords. Uma agência que oferece diversos serviços pode não ser a ideal pra você, pois não domina completamente o assunto, apenas o básico.

Já outras podem ser especialistas em campanhas AdWords, por exemplo, sendo as mais indicadas para ajudarem a desenvolver suas ações.

Antes de contratar uma agência de marketing digital, você precisa se certificar de que ela é especialista na área, dominando as melhores práticas do mercado e estando ciente dos erros que podem prejudicar os resultados de uma estratégia promocional.

4. Analise os cases da agência de marketing digital

As agências se promovem por meio de seus cases de sucesso, e geralmente eles estão disponíveis em sites e redes sociais.

Para verificar se aquela será uma boa agência de marketing digital como parceira, analise esses cases, veja em quais segmentos ela já atua e como desenvolve o serviço. Veja quais são os resultados conquistados, quanto tempo demoraram para aparecer e como eles foram importantes para os clientes.

Caso ela já tenha um ótimo case no seu ramo de atuação, melhor ainda. É um sinal de que ela já entende sobre o mercado e estará mais preparada para te ajudar a conquistar mais vendas e construir uma boa imagem no mercado.

5. Priorize uma agência que oferece um bom atendimento

Não se engane: o atendimento de uma agência é um dos grandes responsáveis pelo sucesso de sua estratégia. Este setor será o responsável por identificar as necessidades de seu negócio, orientando todo o time de criação no desenvolvimento de sua estratégia.

O atendimento também vai ajudar você a tirar suas dúvidas e solucionar pequenos problemas que podem vir a acontecer. Portanto, vocês estarão sempre em contato.

É de extrema importância que você escolha uma agência que ofereça um atendimento de qualidade, prestativo e, acima de tudo, comprometido com o sucesso de sua empresa.

Caso seja possível, vá até a agência que pretende contratar e conheça os seus funcionários, faça reuniões para saber como ocorrem os processos internos e o atendimento aos clientes. Assim, você pode observar se será bem auxiliado durante essa parceria.

6. Considere a localização da agência

Muitos profissionais e empreendedores preferem ter um atendimento físico, mesmo tendo a opção de fazer reuniões por videoconferência com seus parceiros.

Caso você tenha esse perfil, observe a localização da agência que pretende contratar, já que você terá que se deslocar até eles, ou eles até você. Para facilitar as coisas e otimizar o tempo de todos, é ideal que ela tenha uma localização relativamente mais próxima de sua empresa.

Além disso, saiba se essa agência tem o costume de fazer reuniões presenciais ou se exerce um trabalho totalmente digital, mesmo sendo mais próxima.

Muitas empresas que oferecem o serviço de marketing digital optam por exercer o trabalho remoto, fornecendo as informações que você precisa por e-mail, telefone e em reuniões por Skype. Além de ser mais prático, diminui os custos.

7. Veja se a agência se preocupa com a apresentação de resultados

Uma coisa é certa: se você está buscando uma agência para cuidar de sua estratégia de marketing digital, você está em busca de resultados ainda melhores para sua organização.

Sendo assim, é muito importante que você verifique se a agência que você deseja contratar oferece um serviço de Web Analytics, mostrando exatamente qual é o retorno sobre o investimento de cada uma de suas estratégias promocionais.

Saiba quais são os indicadores de desempenho e as métricas mais usados por ela, e tente entender qual é a importância de cada um deles para sua empresa. Só assim você será capaz de otimizar suas estratégias promocionais, garantindo a conquista de seus objetivos.

Essa é uma prática indispensável para qualquer agência de marketing digital. Por isso, observe quais delas oferecem reuniões periódicas para apresentarem esses resultados à sua empresa e otimizar ainda mais as suas ações de marketing.

8. Avalie o custo-benefício e as regras de contrato

orçamento de marketing é bem restrito na grande maioria das empresas, e por isso deve ser bem investido.

Hoje existem agências que cobram bem mais barato pelo serviço que você deseja, que são as agências menores, e outras que cobram um valor muito além do que você pode pagar, por estarem há mais tempo no mercado. Porém, não se apegue apenas ao preço.

Observe o custo-benefício desse investimento, quais os serviços que você realmente precisa, o quanto a agência poderá ser eficiente nisso, se há algum tipo de plano de contratação ou se eles cobram pelos serviços de forma separada.

Assim, você poderá investir o dinheiro que tem disponível na agência certa. Saiba também quais são as regras de contrato, se eles atuarão em todas as suas campanhas ou apenas em algumas especiais, e principalmente qual o tempo do contrato.

Os resultados em marketing digital não são imediatos, e demoram um tempo para aparecerem. Por isso, é interessante saber qual é o prazo mínimo que a agência determina para apresentar esses resultados.

9. Observe a apresentação da agência nos canais de comunicação

Agora, uma última dica: como essas são agências que atuam diretamente com gerenciamento de blogs eredes sociais, observe também a apresentação delas por meio de seus canais de comunicação.

Elas devem dar o exemplo de que como o serviço deve ser feito, por isso, devem manter sempre esses canais digitais atualizados e com informações relevantes para seus clientes, serem otimizados para dispositivos móveis, com conteúdos em formatos diversificados e sempre trabalhando o SEO.

Tenha sempre os seus objetivos e metas bem definidos, juntamente à sua equipe, e os setores de sua empresa bem estruturados. Como falamos acima, isso guiará todo o processo de busca de uma agência como parceira.

Assim, você não terá problemas na hora de escolher uma agência de marketing digital para otimizar os seus negócios e saberá tomar a decisão certa. Aproveite e confira em nosso blog um artigo sobre como você pode fazer um bom investimento em mídia paga, o que poderá te ajudar ainda mais a escolher os seus parceiros.

  • Genilson Silva

    Excelente dica.
    Realmente é de grande importância um website estar ancorado com uma boa agencia administrado.
    Hoje em dia não dá para ficar de fora do marketing de posicionamento.
    Busco trabalhar fortemente no meu portal http://naonde.com.br e http://abcgeradores.com.br

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