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Em : Web Analytics Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 16 abr 2018
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É fato que uma gestão eficiente em marketing digital deve manter como prioridade a criação de um website. Afinal, boa parte das estratégias online leva o usuário a essa plataforma: posts em redes sociais, anúncios pagos, anúncios gratuitos etc.

Uma estratégia fundamental para garantir o bom desempenho do website é ficar de olho na taxa de conversão e saber otimizá-la. Dessa forma, a empresa sempre estará melhorando a sua reputação em um mercado cada vez mais aquecido.

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que é essa taxa, os benefícios de otimizá-la e algumas maneiras para fazer isso. Não perca essa oportunidade de destacar a sua empresa no ambiente digital. Acompanhe!

Afinal, o que é taxa de conversão e CRO?

Em primeiro lugar, a conversão acontece quando um usuário realiza uma ação proposta pela empresa no ambiente digital. Ou seja, se você gerencia um e-commerce, a conversão acontece quando uma venda é realizada.

Se você gerencia um site que tem como função aproximar clientes e empresas de determinado segmento, a sua conversão pode se basear no número de negócios fechados.

É certo que a conversão varia de acordo com os objetivos, mas em todos os casos ela acontece quando o usuário realiza uma ação que gera lucro para a empresa.

Nesse sentido, a taxa de conversão avalia, entre todas as visitas do seu site, a parcela que atingiu a conversão:

(número de conversões / número de visitas) x 100

Por exemplo: em um mês, o site de Paulo atingiu 7 mil visitas e, nesse período, o número de usuários convertidos foi de 70 clientes. Logo, a conversão do site de Paulo foi de 1%.

A conversão acima está abaixo da média brasileira em e-commerces, que está em 1,3% (segundo uma pesquisa da Abcomm), uma porcentagem também baixíssima.

Sabendo disso, a Otimização da taxa de conversão, também chamada de CRO (Conversion Rate Optimization), tem o objetivo de aumentar a taxa de conversão sem necessariamente aumentar o tráfego do site.

Ou seja, aproveitar os usuários que visitam o site, mas que por algum motivo não realizaram a ação principal. A seguir, veja como você pode fazer isso.

Como otimizar a taxa de conversão?

Agora que você já entendeu a importância da taxa de conversão, nada melhor do que conhecer as maneiras de otimizá-la, não é mesmo? Veja abaixo algumas dicas:

Entenda o seu público

Pode parecer óbvio, mas esse é o aspecto que deve pautar todas as estratégias de CRO, garantindo resultados significativos a longo prazo. Um erro comum para quem está começando na otimização é achar que uma ação que deu certo em outro site também vai dar certo no seu.

Sabe por que isso é um erro? Porque o site da outra empresa foi planejado para um público específico, e não para o seu. Logo, os recursos da plataforma podem levar a uma conversão diferente da sua.

Sabendo disso, entenda as ações que favorecem os anseios do seu público e não se baseie em “achismos” ou opiniões alheias, mas sim em dados reais.

Invista em remarketing

Permitir que os visitantes do seu site tenham acesso a anúncios dos seus produtos em outras plataformas, como nas redes sociais, é fazer com que eles “refresquem” a mente e repensem a possibilidade de fazer a compra.

Lembre-se que o foco é otimizar as visitas do seu site. Logo, trazer os usuários de volta com uma estratégia de remarketing é um ótimo investimento.

Use chatbot

O uso dos chatbots vem se tornando cada vez mais famoso entre as marcas que desejam aumentar a taxa de conversão. Isso porque essa ferramenta automatiza uma função importante dentro do site: o contato com os usuários.

Um BOT torna o seu site mais acessível, pois demonstra os direcionamentos a serem realizados de acordo com cada usuário. Muitos visitantes não são convertidos por causa de dúvidas sobre onde clicar dentro do site, e o chatbot demonstra a sua relevância nesse aspecto.

Crie Landing pages

As landing pages são páginas 100% dedicadas à conversão. Elas apresentam apenas as informações que levam o usuário a cumprir uma ação. Normalmente, essas páginas contam com:

  • título atraente;
  • subtítulo;
  • imagem atrativa;
  • formulário;
  • CTA.

Desenvolver uma landing page com informações certas e bem distribuídas traz um ótimo Retorno sobre Investimento (ROI) na sua estratégia de marketing digital.

Faça testes A/B

A principal vantagem do marketing digital é a capacidade de avaliar com exatidão o desempenho das suas estratégias, e isso facilita a tomada de futuras decisões, concorda?

É nesse sentido que os testes A/B existem. Antes de definir qualquer mudança no seu site, é preciso testar duas versões simultaneamente e avaliar qual obteve melhores resultados, isto é, qual converteu mais!

Um bom exemplo de teste A/B é a criação de duas versões de landing pages para o mesmo site. É importante que as duas versões sejam testadas simultaneamente para que nenhum fator externo possa influenciar nos resultados.

No entanto, o erro mais comum ao fazer essa mensuração é apresentar mudanças sem nenhum motivo. Em outras palavras, as versões precisam ser baseadas em dados sobre a navegação do usuário no site, e não apenas fruto de uma opinião.

A boa notícia é que é possível fazer esse teste pelo Google Analytics gratuitamente. Isso mesmo, custo zero: esse é um dos benefícios de aplicar o CRO na sua empresa. Saiba mais sobre isso no próximo tópico.

Quais são os benefícios da otimização da taxa de conversão?

Otimizar a taxa de conversão traz diversos benefícios para uma empresa. Abaixo, separamos as principais para você conferir:

Melhora os resultados sem exigir novos investimentos

Estamos acostumados a pensar que, para aumentar os lucros, precisamos aumentar os custos. Mas essa lógica não é válida para o CRO.

Isso mesmo. Sabendo que otimizar a taxa de conversão é aproveitar o número atual de visitas do site, não é preciso criar novos investimentos fixos em canais de retenção de novos usuários. Os investimentos a curto prazo serão voltados para a melhoria do site.

Deixa os seus concorrentes para trás

Quando a sua taxa de conversão é otimizada, isso significa que a experiência dos usuários com o site está melhor. Ou seja, as pessoas conseguem acessar os recursos e informações do seu site com mais facilidade.

Isso é levado em conta pelo Google no ranqueamento da sua plataforma nas páginas de resultados. Dessa forma, além de otimizar as visitas no seu site, você estará, consequentemente, aumentando a visibilidade da sua marca, o que deixa a concorrência em segundo plano.

Não apresenta riscos

Através dos Testes A/B, o CRO será aplicado sem riscos de futuros prejuízos, afinal, você estará usando um método científico para definir as alterações mais pertinentes para a sua taxa de conversão.

A única opção no CRO é manter a empresa em uma escala de lucro e autoridade cada vez maior.

A otimização da taxa de conversão pode ser feita em todos os sites corporativos, independente do tamanho ou segmento da empresa. Ela está sempre passível de melhoras. Por isso, elabore um planejamento para organizar as melhores maneiras de colocar essa estratégia em prática.

Gostou de aprender como otimizar a taxa de conversão? Que tal ler o nosso artigo sobre otimização de imagens para SEO? Vamos lá!

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