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Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Mario Melo Data : 16 nov 2016
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Já não é novidade que ter um site bem posicionado nas páginas de resultados de busca do Google é fundamental para o sucesso da estratégia de comunicação de qualquer empresa. Para isso, existe no marketing digital uma metodologia conhecida como SEO — Search Engine Optimization, ou a Otimização para Mecanismos de Busca —, que compreende todas as ações que podem ser feitas em um site com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nas buscas.

Existem diversos elementos de um site que podem ser trabalhados para essa otimização, e neste post nós vamos falar sobre um dos mais essenciais para uma boa estratégia de SEO: a Meta Description!

O que é a Meta Description?

A Meta Description — ou, em português, Meta Descrição — é um dos elementos de maior importância para a otimização de um site para buscas, e funciona como um resumo do assunto tratado no post ou na página do site. É uma ferramenta muito usada pelos buscadores para definir a posição de um site nas páginas de resultados de busca por uma determinada palavra-chave.

Para funcionar bem, a Meta Description precisa ser dinâmica, interessante e agradável, de maneira que o texto atraia a atenção do usuário para aquele link. Há um limite de caracteres para uma Meta Description ‒ em torno de 160 ‒, e, por ser um resumo do conteúdo da página, podemos dizer que ela deve funcionar com um complemento do título do post.

Por que a Meta Description é importante?

A Meta Description tem uma importância grande para a gestão do SEO de um site, pois traz alguns benefícios quando preenchida da maneira correta. O primeiro motivo para ter atenção a ela é o fato de esse item do site poder ser usado como uma ferramenta de atração de tráfego, especialmente se a sua redação for criativa e instigante.

Naturalmente, o principal benefício que a Meta Description pode proporcionar a um site é a sua utilização nas páginas de resultado dos buscadores. Como falamos, ela vai aparecer com um resumo, logo abaixo do título do post, e sempre que a palavra-chave for empregada na descrição, a Meta Description aparece em negrito, ajudando ainda mais a atrair a atenção do usuário.

Como construir uma boa Meta Description? Com 5 dicas!

1. Fale a verdade sobre seu site

O primeiro passo para uma boa Meta Description é ser honesto sobre o conteúdo que o visitante vai encontrar no link. Procure ser persuasivo, mas sem enganar o usuário e o buscador, pois uma vez que a pessoa acessar o site e não encontrar o que foi prometido, vai sair, aumentando a taxa de rejeição — um dos principais indicadores de perda de relevância.

2. Não ultrapasse os 160 caracteres

O número de 160 caracteres é o limite de tamanho para uma Meta Description, mas para garantir que em nenhum site vão aparecer as reticências ao final (…), procure utilizar exatos 153 caracteres.

3. Seja objetivo

Não faça rodeios. Uma boa Meta Description, além de persuasiva, precisa ser objetiva e ir direto ao ponto.

4. Utilize a palavra-chave

Como falamos acima, ainda que a Meta Description não influencie diretamente no posicionamento, incluir a palavra-chave ajuda a chamar a atenção do usuário, pois ela normalmente é marcada em negrito.

5. Meta Description não é anúncio de Adwords

Seria lógico pensar que um bom anúncio de Adwords se tornaria uma boa Meta Description, no entanto, essas peças de conteúdo têm objetivos diferentes, e, portanto, devem ser trabalhadas de maneiras distintas.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender o que é a Meta Description e por que é importante dedicar atenção especial a essa ferramenta. Se tiver dúvidas ou quiser falar mais sobre o tema, comente abaixo!

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