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Em : Web Analytics Comentários : 0 Autor : Ricardo Grimaldi Data : 06 abr 2018
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Tomar decisões sem a ajuda de dados bem detalhados não é mais uma opção para nenhum profissional que busca destaque no mercado. Hoje, possuir informações bem embasadas e detalhadas é fundamental para melhorar as chances de sucesso de um negócio, especialmente na área de marketing. E foi para suprir essa necessidade que surgiu Google Attribution, uma ferramenta de Analytics que pode te ajudar a melhorar o desempenho das suas campanhas.

Profissionais de marketing digital precisam lidar diariamente com a dificuldade em acompanhar seus leads durante toda a sua jornada. Muitas das ferramentas anteriores ao Attribution, como o Google AdWords e o DoubleClick Search, só trabalham com base em um único estágio do funil de vendas, o que limita a assertividade de suas decisões. O objetivo do Attribution é justamente unir esses estágios, dando mais autonomia para os profissionais.

Ainda não está por dentro desse novo recurso? Então continue a leitura e veja quais são as principais funcionalidades do sistema e como ele pode melhorar o desempenho das suas estratégias de marketing digital!

Quais são as principais funcionalidades do Google Attribution?

Métricas de múltiplas fontes

A primeira e mais importante função desta nova ferramenta é, em essência, unir as demais em uma única plataforma. Dessa forma, é possível determinar quais interações entre público e empresa foram mais relevantes para a conversão daquele lead.

A princípio, as plataformas a serem integradas são o Google Analytics, Google AdWords e o DoubleClick Search. Com a união dos indicadores de todas as plataformas Google, você poderá acompanhar melhor suas conversões e evitar desperdiçar seus recursos em áreas de baixa rentabilidade. Tudo que o sistema fará é informá-lo de onde vêm suas melhores conversões e qual é o papel de cada ferramenta nesse processo.

Versão gratuita

Algo que pode atrasar os investimentos em marketing digital de muitos negócios é justamente o custo que muitas dessas ferramentas geram, além de seu foco no retorno de médio e longo prazo. Isso significava que empresas com um capital limitado podem ficará para trás em relação aos seus concorrentes. Por ser uma ferramenta gratuita, porém, o Google Attribution contribui para reduzir esse custo.

Para os que tem condições de investir, existe uma versão paga com mais complementos, o Attribution 360, que é voltada para negócios de maior porte. No entanto, se a sua empresa ainda está em fase de crescimento e você não possui uma equipe de marketing bem estruturada, pode ser uma boa ideia começar com algo menor, de baixo custo. Afinal, é sempre possível elevar a solução utilizada de acordo com a necessidade!

Simples de configurar

Além de gerar menos impacto no orçamento do seu negócio, o Attribution também é uma ferramenta simplificada, permitindo que você lide melhor com seus outros recursos de marketing sem muita dificuldade. Se o sistema como um todo não fosse prático, seria bem mais provável que a jornada do cliente fosse perdida em meio aos dados, ou que seus custos não fossem devidamente compensados.

Pensando nisso, ainda é importante que você estude como o recurso funciona e como esses dados devem ser interpretados. O investimento pode não ser diretamente financeiro, mas ainda é necessário dedicar parte do seu tempo e energia aqui para conseguir bons resultados no futuro.

Quais são as vantagens de utilizar o Google Attribution?

Mais precisão para a origem dos seus leads

Como já mencionamos, há bastante dificuldade em determinar qual é o verdadeiro “ponto de entrada” de um lead em relação à sua marca, ou mesmo se há apenas um. Talvez tenha sido um anúncio em algum site, no seu blog, alguma recomendação informação, resultado das campanhas em redes sociais ou até todas as opções anteriores.

Saber quais canais são mais relevantes ajudará você a determinar onde concentrar seus investimentos de marketing, assim como quais deles podem ou devem ser cortados. E dentro de um mercado cada vez mais competitivo, não precisamos nem ressaltar que até mesmo o mínimo de eficiência a mais pode ser relevante para o seu desempenho, não é?

Não é necessário abrir mais uma conta

Para muitas pessoas, ter que aprender a utilizar uma nova ferramenta e fazer mais um cadastro costuma ser algo desmotivador por si só, ainda que os benefícios sejam muitos ao fim da estratégia. Felizmente, o Google Attribution não apresenta grandes dificuldades para ser assimilado: pelo contrário, os próprios desenvolvedores se focaram em criar algo que facilitasse o trabalho dos profissionais de marketing.

Para utilizá-lo, basta ligá-lo à sua atual conta no Google Analytics. Como esta já é ligada às demais ferramentas normalmente, você terá acesso rápido a todos os seus dados, sem precisar reiniciar suas estratégias de coleta de informação.

Compreensão ampla da jornada do cliente

Entender de onde vem cada lead e para onde você deve direcioná-lo é fundamental em qualquer campanha de marketing digital. Sem esse caminho, você ficará sem opções para lidar com mudanças na sua base de clientes ou iniciar novas estratégias para elevar o número de vendas do seu negócio. Lembre-se que quanto mais dados, melhor.

Com a ajuda do Attribution, você pode ampliar seu panorama em relação à jornada de seus clientes, entendendo de onde eles vêm, quais produtos/serviços são mais interessantes e quais canais apresentam maior taxa de conversão. Da mesma forma, você pode avaliar melhor quais fatores interrompem o fluxo no meio do caminho.

Otimização do seu tempo de planejamento

Como mencionamos no início, o Google Attribution funciona através da integração de diferentes fontes de dados, normalmente utilizadas no seu planejamento de marketing. Ao uni-las sob uma mesma lente, será bem mais fácil identificar oportunidades de marketing com mais eficiência, permitindo aproveitar a maior parte das oportunidades disponíveis no mercado.

Além disso, consumir uma porção menor do seu dia de trabalho para desenvolver novas campanhas e planos de ação significa que você terá mais tempo para colocá-los em ação e fazê-los funcionar. E como você as desenvolveu mais rápido, também comprometerá menos recursos da empresa nesse processo.

Agora que você tem essas informações em mãos, é hora de usar o Google Attribution para potencializar suas campanhas de marketing digital!

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