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Em : Web Analytics Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 10 abr 2018
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Em qualquer empresa, é importante saber qual o tamanho da sua presença diante do público e do mercado como um todo. Se o que você vende é pouco relevante em comparação à concorrência, é bem provável que suas ações tenham menor impacto. Para entender isso, você deve trabalhar o Share of Voice do seu negócio.

De forma simples, esse termo se refere à fração do público que você impacta dentro de um determinado nicho. Por exemplo: na televisão, certos programas possuem uma voz mais forte que outros, pois geram mais audiência e são mais relevantes na formação de opinião do público. Esse conceito já é utilizado em marketing há décadas, mas sua presença no contexto do mundo digital apenas elevou sua relevância.

Para que você entenda melhor o tema, vamos falar sobre o propósito do Share of Voice, como medi-lo e como aplicá-lo para melhorar seus resultados. Acompanhe:

Qual é a utilidade dessa ferramenta?

Entender a relevância da sua empresa

Como mencionamos, esse indicador reflete o quão impactante sua marca é para o seu público-alvo. É uma combinação do nível de brand awareness, preferência de consumo, presença em discussões dentro da sua área e poder para afetar o setor como um todo.

Quanto maior for a sua “voz” nesse espaço, maior tende a ser o impacto da sua empresa. Entender esse indicador não é uma simples questão de vaidade. Pelo contrário, compreender até onde se estende o efeito de suas ações ajuda a desenvolver melhor seus planos e pode dar pistas sobre como aprimorar seu trabalho.

Quanto mais preciso for seu conhecimento sobre o Share of Voice do seu negócio, mais eficientes podem ser suas decisões empresariais.

Avaliar seus resultados de marketing digital

Além de oferecer uma perspectiva sobre o impacto geral da sua empresa no mercado, esse indicador também permite avaliar o desempenho de suas campanhas de marketing ao longo do tempo.

Por exemplo, ao fazer uma pesquisa de palavra-chave para uma estratégia online, você pode comparar o índice de procura do público com seu posicionamento e taxa de clicks. Dependendo das proporções, você consegue determinar a porção do público-alvo que foi afetada pelo seu material.

Claro que esse ponto exige mais conhecimento sobre como medir esse indicador, o que vamos explicar a seguir. A princípio, apenas tenha em mente que ele pode ser uma boa maneira de avaliar seu desempenho e acompanhar resultados ao longo do tempo.

Como medir o Share of Voice?

O que vamos mostrar aqui é apenas um exemplo para ilustrar como essa métrica pode ser acompanhada. Porém, tenha em mente que tal pesquisa e avaliação é mais eficiente quando é feita por um profissional de marketing especializado.

Afinal, há muitas variáveis a levar em consideração, como a delimitação correta do público, possíveis margens de erro, entre outras coisas.

Primeiro, você deve determinar qual é o objeto sobre o qual será a pesquisa. Por exemplo, o alcance de um novo produto anunciado em um evento. Essa será a base para a elaboração de todos os cálculos.

Em seguida, você deve mensurar o número de visitantes que mencionaram e/ou interagiram com esse novo produto durante o evento e compará-lo com o total de visitantes. Para obter o resultado, você deve dividir seu impacto pelo total de pessoas e expressar o resultado em um percentual.

Digamos que seja um evento que recebe 100.000 pessoas e você conseguiu atingir um total de 5.000. Fazendo as contas, você obterá como valor de Share of Voice do seu produto 5%.

Para saber se este valor é ou não relevante diante do contexto, é necessário compará-lo com o resultado de seus concorrentes e outros indicadores de performance.

Como usar essa ferramenta em seu benefício?

Identifique a mensagem com maior captação

Em geral, você quer obter o maior impacto possível dentro do seu público-alvo com cada nova ação, campanha e material. E a melhor forma de prever quais mensagens terão mais poder diante de seus leads atuais é avaliar quais já tiveram boas respostas no passado. Mais uma vez, aqui entra a importância de medir a relevância da sua empresa.

Acompanhando esse indicador ao longo do tempo, você terá uma noção mais clara do impacto gerado por cada ação de marketing e poderá criar mensagens mais eficientes. Quanto maior for a fração do público que você impacta com cada propaganda, maior tende a ser o seu retorno no médio e longo prazo.

Compare com o índice de satisfação dos clientes

Um erro que você deve evitar é confundir Share of Voice com satisfação. Como você já deve saber, muitas empresas utilizam marketing apelativo de baixa qualidade para aumentar sua presença na mídia, gerar polêmica e não oferecem nada construtivo no processo.

A princípio, elas terão um grande impacto no público, mas isso não significa que essa audiência será convertida em vendas ou boa reputação.

Antes de tirar conclusões precipitadas, compare seu alcance com o índice de satisfação do cliente. Seguindo o exemplo anterior, se 50% das pessoas atingidas saem satisfeitos após uma compra, então o total do público que você impactou positivamente foi de 2,5%. Se, por outro lado, apenas 10% ficou satisfeito, então seu retorno foi de 0,5%.

Desenvolver objetivos de marketing claros

Entender o Share of Voice da sua empresa e de cada produto também pode ajudar bastante no planejamento de marketing do seu negócio. Por exemplo, ao saber quais produtos possuem mais impacto no mercado, você pode determinar em quais focar nos próximos meses, aumento seu rendimento.

Da mesma forma, você pode encontrar aqueles de menor impacto e descobrir como apresentá-los ao seu público.

Considerando os outros pontos que já citamos sobre comparação com concorrentes e índice de satisfação, esse será um passo bem mais simples. Basta continuar registrando os valores e verificar se eles acompanharam suas expectativas para aquele período.

Agora que você entende o que é e como usar o Share of Voice, pode aplicá-lo em suas campanhas agora mesmo. Quer mais dicas para melhorar seu desempenho? Então veja aqui nosso artigo sobre métricas de vaidade e descubra o que não deve ser medido.

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