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Em : Aplicativos Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 21 jul 2017
Usabilidade no E-commerce: 4 erros que podem atrapalhar as vendas

A usabilidade é um dos elementos mais importantes em um e-commerce de sucesso. Quanto melhor for a experiência de navegação do cliente em sua página, mais ele se sentirá seguro para adquirir seus produtos e serviços.

Porém, muitas lojas virtuais não se preocupam em garantir uma boa experiência do usuário, cometendo erros básicos que podem prejudicar suas vendas.

Para evitar que isso aconteça com você, mostraremos neste post 4 erros que podem prejudicar a usabilidade de seu e-commerce. Confira nossa lista e descubra como evitá-los!

1. Seu e-commerce não é responsivo

Como já falamos aqui no blog, as buscas mobile já ultrapassaram as desktop no Google, e mais da metade de todos os acessos à internet em nosso país são feitos por meio de aparelhos móveis, como tablets e smartphones.

Por isso, se você deseja ter um e-commerce de sucesso, é muito importante que invista em um design responsivo, que funcione bem em qualquer tipo de aparelho, garantindo uma boa experiência de navegação para todos os visitantes de sua loja virtual.

2. As páginas demoram a carregar

Muitas lojas virtuais não se preocupam com o tempo de carregamento de suas páginas, permitindo que o usuário perca vários segundos até que todo o conteúdo da página consiga ser visualizado por ele.

Esse é um dos piores erros de usabilidade que um e-commerce pode cometer, pois pode fazer com que o consumidor desista da compra e abandone a página, procurando o seu concorrente.

Faça o possível para que suas páginas não demorem mais do que 2 segundos para carregar completamente, garantindo uma boa performance de sua loja virtual e, como consequência, melhorando a experiência de navegação para o seu cliente.

3. A navegação em sua loja virtual é confusa

Outro erro muito comum cometido na hora de criar uma loja virtual é o descuido com a organização dos produtos, fazendo com que o consumidor não consiga encontrar com facilidade os produtos e serviços que deseja adquirir.

Quando isso acontece, a reação natural é o abandono da página, pois o cliente se sentirá frustrado por não encontrar o que precisa. Por isso, dê uma atenção especial ao design de sua loja virtual, organizando as categorias de acordo com uma lógica fácil de compreender, facilitando a navegação de seu cliente.

4. Necessidade de finalizar várias etapas para concluir a compra

O abandono do carrinho de compras é um dos maiores inimigos de um e-commerce. Essa prática demonstra que o usuário teve o interesse em adquirir o seu produto, mas durante o processo de fechamento do negócio acabou desistindo.

Um dos principais motivos para o abandono do carrinho é a necessidade de cumprir várias etapas antes de finalizar a compra, obrigando o consumidor a preencher inúmeras informações, às vezes desnecessárias.

Lembre-se de que o processo de compra precisa ser simples, permitindo que seu cliente consiga finalizar o negócio com o mínimo de cliques possível. Além disso, deixe claro para o ele quantas etapas são necessárias para finalizar a compra, pois isso diminui a ansiedade e, assim, o abandono do carrinho de compras.

Como você pode ver neste post, garantir uma boa usabilidade de seu e-commerce não é tarefa fácil. Se você tiver dúvidas por onde começar, uma boa saída é contar com a ajuda de uma empresa especializada na otimização de lojas virtuais, como a Performa Web.

Assim, você garante uma boa experiência para seus clientes durante a navegação na loja virtual, ajudando a aumentar suas vendas e, assim, os lucros do negócio.

E você, tem cometido algum desses erros de usabilidade no seu e-commerce? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

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